Tribal Brasil - Identidade no Corpo por Kilma Farias


Tribal Brasil - Identidade no Corpo
Kilma Farias - João Pessoa -PB, Brasil

Sobre a Coluna:

A dança Tribal desponta como uma das expressões de arte de vanguarda, trazendo consigo, além de uma estética, uma filosofia que nos fala de uma identidade multifacetada, “de muitas tribos”.

Centrada na hibridação de múltiplas culturas, o Tribal é uma dança do mundo, por assim dizer, que traz em si traços das mais longínquas culturas harmonizadas sob o conceito do Fusion. Revisitar o passado, transformando história em um novo gesto é uma das características do Tribal.

Unir tradição e modernidade, conferir urbanidade ao ritualístico, transformar dualidade em unidade. É assim que trataremos essa nova estética da dança nessa coluna que tem a intenção de ser uma conversa mensal, abrindo possibilidades de diálogo sobre minha vivência com o Tribal e a sistematização do Tribal Brasil, partindo da experimentação das Danças Populares e Afro-brasileiras em desconstrução de movimentos hibridos com a Dança do Ventre, o American Tribal Style e o Tribal Fusion.

Sobre a Autora:

Kilma Farias
 é bailarina, professora, coreógrafa, produtora e pesquisadora na área da dança. É formada em Licenciatura em Dança e Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba. Mestra em Ciências das Religiões pela UFPB, desenvolveu dissertação voltada para a relação entre presença cênica e espiritualidade na Dança Tribal. 

Tendo iniciado seus estudos em Danças Orientais em 2000, Kilma é hoje proprietária do Núcleo de Danças Kilma Farias em João Pessoa e dirige a Cia Lunay desde 2003, integrando diversos projetos a exemplo do SIX e Ventreoteca, ambos da Revista Shimmie.

Foi capa do CD Nomad Club (2008) em Tóquio, Japão, capa da revista Shimmie, assim como possui diversas entrevista publicadas em revistas nacionais e internacionais, a exemplo da Yalla Magazine e Fuse, ambas dos Estados Unidos.

Autora do livro Dança do Ventre Da Energia ao Movimento, publicado em 2004 pela Editora Universitária da Paraíba (edição esgotada), Kilma vem desenvolvendo a dança como cura e Sagrado Feminino.

Tendo sistematizado o estilo Tribal Brasil com a Cia Lunay, já participou de diversos eventos nacionais e internacionais, nos quais destaca:  “Fusiones con Kilma” em Buenos Aires (ARG) em 2006; “DSA-Dancers South America” em São Paulo (BRA) em 2009 e 2010; “Spirit of The Tribe” em Fort Lauderdale (EUA) em 2010;“Fusiones” em Lima (PRU) em 2011;“Octuber MEM con Jill Parker” em Buenos Aires (ARG)  em 2011;“Tribalópolis con Cía Lunay” em Buenos Aires (ARG) em 2012;“Tribal Fest Peru” em Lima (PRU) em 2014;“SIX o espelho de uma bailarina” em São Paulo (BRA) em 2014.

Atualmente desenvolve o Curso de Formação em Tribal Brasil e o Curso de Aperfeiçoamento Profissional em Dança do Ventre, ambos a distância. Assim como ministra aulas online.   




Artigos:
Clique no link desejado do menu acima para acessar os posts


Siga esta coluna no Pinterest:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...