ARTICULAR: Desconstruindo o movimento por Thalita Menezes




ARTICULAR: Desconstruindo o movimento
Thalita Menezes- Belo Horizonte-MG, Brasil

Sobre a Coluna:

Esta seção consiste em uma abordagem da dança sob um ponto de vista fundamentalmente técnico em que desconstrói o movimento à sua origem: o esqueleto. Como referencial teórico serão utilizados pesquisadores das áreas de anatomia, cinesiologia e educação somática, complementando os conhecimentos práticos e acadêmicos da autora, a fim de alcançar um melhor entendimento e conscientização corporal para construção, definição e fluidez do movimento, contextualizando ao cenário artístico atual da Dança.
Palavras chaves: Dança, arte, anatomia, cinesiologia, educação somática, técnica, auto-conhecimento,

Sobre a Autora:

Thalita Menezes (Belo Horizonte – Minas Gerais – Brasil) é professora, coreógrafa, bailarina, arte-educadora e pesquisadora na área da Dança do Ventre, Tribal Fusion e Fusões, desde 2007. Professora de ATS® (American Tribal Style®), tendo também estudado diretamente com a criadora do estilo, a americana Carolena Nericcio, tornando-se maio de 2015, a primeira Sister Studio FCBD® de MG. Graduanda em Licenciatura em Dança na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Diretora artística e pedagógica do Espaço de Danças Thalita Menezes, desde 2011.
Na avaliação para obtenção de seu DRT/SATED MG, obteu nota máxima em sua certificação.

Thalita foi premiada em diversos concursos de médio e grande porte em sua carreira, como destaque:

- “Toute Forme” em Belo Horizonte (BRA) nos anos de 2007, 2008, 2009 e 2010.
- “Mercado Persa” em São Paulo (BRA) nos anos de 2010 e 2011 (Solista) e 2013 (Grupo).
- “Bellydance Superstars” – Etapa América do Sul em São Paulo (BRA) no ano de 2010, sendo pré-selecionada por Miles Copeland, Petite Jamila e Moria Chappel.
- “Congresso Mineiro de Dança do Ventre“ e “Festival Nacional Shimmie”, com grupos de alunas e alunas solistas nos anos de 2011, 2012, 2013 e 2014.

Ministrou cursos, workshops e realizou shows em diversas cidades de MG (Belo Horizonte, Piumhi, São Sebastião do Paraíso, Divinópolis, Ribeirão das Neves, Contagem, Sete Lagoas, e outras), em alguns estados do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília), e no exterior, em Lima, no Peru.

Os espetáculos e eventos dirigidos artisticamente por Thalita Menezes são reconhecidos pela tematização e enredo das produções. 

Em 2014, o Espaço de Danças Thalita Menezes produziu o Up Up Fest –  Encontro Tribal em Minas Gerais, sendo o evento pioneiro em dedicar-se exclusivamente ao Estilo Tribal e hibridações no estado.


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...