Corpo e Dança: Um olhar sob nosso Palácio Industrial por Jossani Fernandes & Raissa Medeiros

Corpo e Dança: Um olhar sob nosso Palácio Industrial

 por Jossani Fernandes & Raissa Medeiros
Belo Horizonte-MG, Brasil


Sobre a Coluna:

Talvez você já tenha ouvido falar na metáfora em que se utiliza o corpo humano comparado à uma máquina. Para muitos, o corpo humano é uma máquina, mas poucos pararam para pensar que na verdade ele é uma verdadeira indústria! Com inúmeros sistemas de controle, máquinas de produção e até mesmo operários. Adicionalmente, nós bailarinos e bailarinas, somos um exemplo de que o corpo é morada - ou melhor - É uma mansão, um palácio! Onde está guardada maior riqueza da nossa espécie, o conhecimento, a capacidade de fazer arte, isto é, a nossa dança.

O corpo é um verdadeiro deleite para os sentidos mais intensos. Quando você dança, ensina dança ou fala sobre dança, a mente, o coração, as articulações, músculos e todo seu sistema, não apenas habitam esse palácio da arte, mas coexistem com o mundo externo através do movimento (ou movimentos), mesmo que você imperceptíveis, que faz/fazem o pensamento e a criação da mente acontecer.

O intuito da coluna é trazer orientação e caminhos para o autoconhecimento. O corpo é, de fato, uma mansão, no quesito fazer artístico e é ao mesmo tempo uma indústria, onde nos encontramos vivendo em constante automatismo, passando por ansiedades, incertezas, cobranças, submetendo-nos a desgastes físicos e psicológicos, muitas vezes sem pensar nas consequências que acarretarão para o nosso corpo, esquecendo que as engrenagens precisam de lubrificação, as peças de manutenção e os operários de descanso e cuidados.

Do mesmo modo que, não há movimento sem espaço, não há corpo sem este, por isso precisamos abrir espaço em nossa vida para conhecer mais sobre nosso corpo e para assim poder cuidar dele. Apenas desfrute e embarque conosco nessa viagem através do SEU Palácio Industrial!


Sobre Jossani:

Jossani Fernandes é profissional de educação física, atua na área como personal trainer e pesquisadora da área da flexibilidade, é apaixonada por anatomia e por tudo que diz respeito ao corpo humano e toda a sua complexidade. É professora e bailarina de danças orientais, natural de Belo Horizonte/MG, membro de dois grupos de dança do ventre de sua cidade (Ashra Dance Group e Jóias de Minas). Embora tenha iniciado seus estudos através da Dança do Ventre Clássica foi somente a partir do contato com a Dança Indiana e com o Tribal Fusion, propriamente dito, que começou a se sentir de fato completa e feliz, não deixando de lado os outros estilos pelos quais se identifica, tais como, jazz, dança indiana, dança contemporânea, ballet e danças urbanas. 

Transmite ao seu público e ensina a dança, através do despertar da consciência corporal, julga importante o entendimento da presença do seu corpo no espaço e a preservação deste.




Sobre Raissa:


Graduanda em Fisioterapia, é bailarina, professora,coreógrafa  e pesquisadora  em Dança do Ventre, Fusões Tribais e Danças Comerciais ,sendo o primeiro, desde 2006.
Tendo dedicado toda a sua formação em aulas regulares,cursos e workshops com alguns dos principais nomes da dança nacional e internacional.

Amante do movimento, estudou diversos outros estilos como Dança Clássica Indiana, Danças Africanas, House Dance,Hip Hop Dance,Flamenco, Danças Populares Brasileiras,Dancehall, Jazz Funk, Heels,etc. 
Foi premiada nos maiores eventos de Dança do Ventre de Minas Gerais como solista e grupo,sendo:


-Festival Nacional Shimmie (2015 e 2016);
-Congresso Mineiro de Dança do Ventre (2014);
- Destaque Tribal na categoria Revelação pelo Blog Aerith Tribal Fusion (2015);

-Bailarina Destaque de todo evento - Shams Dance Festival (2019).

- Bailarina Destaque de todo evento - Nureen Dance Festival (2020).
É idealizadora do Projeto Poder,que visa o empoderamento e o autorredescobrimento através da dança.



Artigos

 

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...