Karina Leiro, Recife -PE, Brasil
Sobre a coluna:
O Flamenco é um dos pilares do
tribal, sendo, ele mesmo, uma manifestação multicultural e híbrida desde as
suas origens, tendo, portanto, desde os seus primórdios, características atribuídas
às manifestações artístico-culturais da contemporaneidade. Percebo que o tribal
fusion está para as danças ditas “étnicas” (Flamenco, dança do ventre, dança
indiana) assim como a dança contemporânea está para as modalidades das quais se
utiliza como base (ballet clássico, moderno, jazz, etc). Ou seja, utilizando-se
das movimentações dessas danças, vai desconstruindo e criando sua própria
linguagem, linguagem essa, que, embora contenha elementos das danças
tradicionais ou das modalidades com técnicas mais cristalizadas, já não é mais
literalmente aquilo nem uma simples mistura das danças que tomou como base, mas
algo que se transformou, hibridizou, fundiu e que está em constante
deslizamento, sem se fechar enquanto técnica pronta e acabada.
Nesta coluna pretendo
contribuir trazendo informaçoes sobre a dança flamenca tradicional, suas
origens, história, estilos musicais, as modificações que a mesma vem sofrendo
ao longo do tempo e abordar a questão da fusão, trazendo um pouco da minha
experiência como bailarina e coreógrafa, primeiro (e ainda hoje) com o flamenco
tradicional e depois com as possibilidades que o estudo do tribal me abriu de
dialogar e fundir com outras linguagens.
Sobre a autora:
Karina Leiro
- Foi aluna e posteriormente bailarina e professora da EDACE,
Escola de Dança Arte e Cultura Espanhola e integrante do Mar Esmeralda Cia de
Dança (ambos no centro Espanhol de Salvador, Bahia), desde 1990 até o
ano de 2006 quando foi convidada para dançar fora do Brasil. Foi bailarina de
flamenco no Palácio de Almanzor em Fátima, Portugal. Foi bailarina do grupo
Hijas del Flamenco em Lisboa, tendo participado de vários eventos e espetáculos
entre os quais o "Mescla – Da Origem a Fusão" no café teatro EDSAE em
Lisboa. Integrou também o grupo El Camino do guitarrista Xavier LLonch com quem
se apresentou em vários espetáculos, entre eles a mostra de dança do Festival
do Sudoeste em Portugal (2007). Estudou dança flamenca na Flamenco Ados, escola
de Isabel Bayón e Ángel Atienza em Sevilha. Foi bailarina convidada da turnê de
lançamento do CD Mediterraneo Profumo Latino do tenor italiano Giovanni D'Amore
e paricipou do Fusion Dances, grupo de fusão de salsa, flamenco e dança do
ventre. Foi professora da Escola 1001 Danças no Ateneu comercial de Lisboa
tendo ministrado workshops e aulas diversas, inclusive no Andanças, Festival
Nacional de Dança em São Pedro do Sul, Portugal. Em 2008, já de volta ao
Brasil, em parceria com o guitarrista Eduardo Bertussi, fundou o grupo Aires em
Salvador, Bahia, tendo participado com o mesmo e também como solista em
diversos eventos e espetáculos. Foi professora de flamenco no curso de extensão
da Universidade Federal da Bahia em 2008 e 2009.
Em 2009 iniciou o estudo da Fusão Tribal com
Bela Saffe na casa Kairós em Salvador, tendo estudado também com Kilma Farias e
Ale Carvalho, além de ter feito workshops com diversos profissionais de tribal
entre eles Sharon Kihara, Carolena Nericcio, Kami Liddle, Lady Fred, Jill
Parker, Ariellah, Morgana e Rachel Brice, além vários profissionais do Brasil.
Atualmente reside em Recife, foi bailarina de tribal do ATF - Aquarius Tribal
Fusion. Atualmente é bailarina, professora e coreógrafa de flamenco do
Instituto Cervantes Recife, professora de dança flamenca do Ballet Gonzalez,
proprietária do Studio Karina Leiro, ministrando aulas e promovendo cursos de
flamenco com profissionais nacionais e internacionais. É diretora e bailarina
de tribal fusion da Cia Lunay Pernambuco, sob a direção geral de Kilma Farias.
É diretora da Cia Karina Leiro de dança Flamenca. Atua como bailarina e
ministra workshops de flamenco tradicional e fusão em várias cidades do Brasil
e do exterior. É também bailarina e coreógrafa da
Cia DSA (Dancers South America) em São Paulo, dirigida por Adriana Bele Fusco.
.
Entrevista:
- Flamenco e fusão - Primeiras Inspirações
- Flamenco Fusion por Karina Leiro, o fruto de uma inquietação
- A Espanha e o Nordeste: Sobre flamenco, flamenco fusion e Tribal Brasil
- Gitana
- Glossário de termos do Flamenco – Parte 1
- Glossário de termos do Flamenco – Parte 2
- Flamenco e ATS - O Egyptian Sevillana
- Inspiração Flamenca no ATS®: O barrel turn e a vuelta de pecho
- Vivendo a dança e dançando a vida
Siga esta coluna no Pinterest:
Siga o painel Flamenco: das origens à fusão | por Karina Leiro de Aerith no Pinterest.