[Flamenco] Inspiração Flamenca no ATS®: O barrel turn e a vuelta de pecho

por Karina Leiro



Dentre os vários giros que existem na dança flamenca, está a volta de peito (vuelta de pecho), que provavelmente foi a volta que serviu de inspiração para o Barrel Turn. Digo provavelmente, porque assim como a vuelta de pecho, a volta quebrada também tem quebra de torso. Segundo Monica Gonzalez Sanchez no artigo "Clasificación de los Giros en el Baile Flamenco",­­­­­­­­­­ a diferença está em que a  volta de peito é pela frente (en dedans) e a quebrada é por trás (en dehors). Portanto, por ser girando pela frente, o barrel turn se assemelha mais à volta de peito.

No flamenco, a volta de peito costuma ser feita rapidamente e os braços são mais arredondados, não tão alongados como no barrel turn, até para ajudar na velocidade, concentrando a energia no centro do corpo. Ao ver o barrel turn, que faz parte dos movimentos do repertório lento do ATS ®, tenho a sensação de que (com algumas adaptações) é como ir demonstrando lentamente cada etapa da volta de peito.

No flamenco, os giros fora do eixo vertical procedem da escola bolera. Sergundo Gabriel Veudagna Arango em seu livro "Apuntes de Clases: La Danza Española y el Baile Flamenco", a escola bolera é considerada o verdadeiro ballet clássico da Espanha. Sua origem remonta o século XVII e teve seu auge durante o século XVIII. Bolero é uma possível tradução de “volar”, voar, já que os intérpretes costumavam dar grandes saltos inspirados nos bailarinos da dança clássica francesa. A escola bolera seria, uma espécie de combinação do acadêmico ballet francês com as danças espanholas.

Os giros fora do eixo vertical consistem em efetuar um giro sobre um eixo forçado ou quebrado, fruto de inclinar lateralmente o tronco, modificando diagonalmente o eixo longitudinal. De maneira que a parte inferior gire sobre o eixo vertical e o tronco gire sobre esse eixo longitudinal inclinado.

Segue um vídeo:




Fontes de pesquisa:
Revista del Centro de Investigación Flamenco Telethusa

Apuntes de Clases: La Danza Española y el Baile Flamenco, Gabriel Vaudagna Arango



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...