[Resenhando-PR] III Hafla Zabai: Dia De Los Muertos

por Sara Félix


Dia de Los Muertos foi o tema escolhido por Mariáh Voltaire, a organizadora deste evento super temático e divertido.

O tema caracteriza a celebração do dia dos mortos. As festividades atuais são relacionadas à “La Catrina” na cultura popular mexicana, é a representação humorística do esqueleto de uma dama da alta sociedade. Com muita maquiagem e acessórios para compor seus figurinos, de fato todas as dançarinas do hafla estavam caracterizadas lindamente de caveira mexicana.

Mariáh Voltaire

O local onde aconteceu o hafla foi no jardim do espaço onde a Mariáh ministra suas aulas. Neste local tem uma árvore bem grande no jardim de maneira que pôde pendurar luzes para colorir a festa. Mariáh colocou muitas velas e luzes de natal criando um ambiente aconchegante para o cantinho especial das apresentações.


Zabai
Quando cheguei lá, tinha comidinhas mexicana para beliscar, eu achei um mimo bem legal e que por sinal caracterizou mais ainda a festa. Não só a decoração e comida, mas todo o capricho e amor depositado em cada detalhe da festa. Não posso deixar de citar também a parceria entre as dançarinas, uma maquiando a outra e dividindo materiais. Todas cooperando para que tudo ficasse com forme o tema da festa.


O clima estava agradável e as apresentações irresistíveis. Mariáh levou algumas surpresas para a festa como a pirofagia executada por Livia Sudare, o atelier de Palenque Design e também seu professor de dança Zumba que deu show no “rebolation” animador Wilson Mariano. Mariáh fez uma apresentação com suas alunas usando uma das coreografias que marcou história no Damballah (Caravana da Tribo), uma dança alegre e expressiva.


Quero citar com importância os nomes de cada dançarina desta noite, pois cada uma trouxe consigo a destreza, a prática, a técnica, o empenho, a dedicação e a disposição:
Aline Elena (Tribal), Betty Damballah (Tribal), Cris Farah (Dança do Ventre), Drica Neumann (Dança do Ventre), Giulia Nicz (Tribal), Geanine Ressetti (Dança do Ventre), Joana Rosella (Tribal), Josi Assis (Dança do Ventre), Josiane Aparecida (Tribal), Katiúscia Oimpio (Tribal), Lena Hage (Dança do Ventre), Nayara Oliveira (Tribal), Paola Perotto (Tribal), Franciele Shams (Dança do Ventre), Triana Ballesta (Dança do Ventre), Tati Macedo (Tribal) e eu, Sara Félix (Tribal).
Sara Félix
No final das apresentações todas se juntaram no palco para fechar a noite tão especial com um ritual chamado “Zaar”, uma dança que espanta qualquer espirito do mal. O 'bate cabelo" dessas meninas energizou a todos que estavam ao redor. Sai do hafla com gostinho de quero mais e louca para ver as fotos e vídeos dessa magia toda.

Zaar








Bellydancer na empresa Sara Félix, artista e professora na empresa Tribal Art Company e diretora do espetáculo Fusion Art Festival. Formada em Educação Física pela PUC- PR, atuante na área da dança desde 2008.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...