por Karina Leiro
ACENTO: Nota do compasso sobre a qual se exerce maior força, com essa medida podem ser diferenciados os palos que tem os mesmos tempos. (palo: cada uma das estruturas musicais do flamenco)
AFLAMENCADO: Termo que se aplica às canções e danças do folclore de Andaluzia e outros estilos musicais que se interpretam com entonação e compasso flamencos. (Andaluzia: região ao sul da Espanha onde nasceu o flamenco)
BRACEOS: Movimentos da dança flamenca executados com os braços
CANTE CHICO: Expressão subjetiva que denomina os cantos menos solenes do flamenco.
CANTE FESTERO: Estilos de canto alegres como as rumbas e os tanguillos.
CANTE GITANO: Expressão que denomina o canto flamenco feito por intérpretes da raça cigana.
CANTE GRANDE: Expressão subjetiva que denomina os cantos mais solenes do flamenco. Se aplica por extensão a qualquer canto bem interpretado.
CANTE JONDO: Os estilos mais solenes, cheios de primitivismo, profundidade e força expressiva. Se considera sinônimo de canto puro. Alguns glossários o definem como o mais genuíno canto andaluz, de profundo sentimento.
CANTE DE IDA Y VUELTA: O conjunto de estilos aflamencados procedentes do folclore hispano-americano.
Palillos |
DECIR: Tradução, dizer. Significado no meio flamenco, cantar. Cantar com um estilo peculiar, dando ao canto intensidade e comunicação plena.
ESCOBILLA: Parte da estrutura da dança flamenca na qual predomina o sapateado.
FIESTA ou JUERGA: No meio flamenco é uma reunião de aficionados e intérpretes do flamenco na qual predomina o respeito ao flamenco, o que faz com que tanto cantores como bailarinos e guitarristas se sintam na atmosfera ideal para expressar sua arte.
LETRA: Cada uma das estrofes cantadas no flamenco.
ÓPERA FLAMENCA: Espetáculo flamenco que se proliferou na Espanha entre 1920 e 1936. Organizados por empresários profissionais e apresentados em geral nas plazas de toros (locais onde ocorrem as touradas) e em grandes teatros.
PALILLOS: Castanholas (também chamadas castañuelas)
QUEJÍO: Os “ais” que se executam no canto flamenco, no começo, no meio ou no final.
TOQUE: Ação ou efeito de tocar a guitarra flamenca.
REFERÊNCIAS:
Tradução do autor