[Corpo & Dança] Introdução aos Conceitos Básicos

 por Raissa Medeiros

Falamos muito sobre o corpo em nossa dança e de sua importância, mas será que realmente sabemos o que ele é?

Primeiro, temos que ter em mente que somos formados por sistemas interdependentes que se comunicam e aprendem juntos.

O sistema que mais damos enfoque em relação à dança é o Sistema Musculoesquelético. Nele se compreendem os ossos, músculos, tendões e articulações. 

Nosso esqueleto é como uma armadura, que sustenta e dá forma ao nosso corpo, permite nossa locomoção e protege órgãos internos. Possui 206 ossos e é divido entre esqueleto axial, composto pelos ossos da cabeça, coluna vertebral, costelas e esterno; e esqueleto apendicular, que são os membros superiores e inferiores, incluindo escápulas, clavículas e ossos da pelve. Eles se unem através da cintura escapular (porção superior do tronco) e da cintura pélvica (porção inferior do tronco).

Esqueleto Apendicular e Esqueleto Axial

Já os músculos são estruturas individuais, que através de sua contração são capazes de transmitir o movimento. Estes são fixados aos ossos por meio direto ou por tendões.

As articulações são o local onde há a união de dois ou mais ossos. Podemos comparar com dobradiças. Elas são classificadas de acordo com sua amplitude de movimento, ou seja, de sua mobilidade.

Quando falamos sobre a estrutura corporal, estamos nos referindo a Anatomia, que é o estudo de todas as estruturas que compõe o corpo humano. Se quisermos abordar sobre os movimentos das mesmas, então estaremos falando sobre a Cinesiologia, que é a ciência que possui como objeto de estudo o movimento humano.

Na anatomia, podemos estudar através dos sistemas -como mencionado anteriormente-, por dissecação, que seria um estudo como se estivéssemos descascando uma cebola. Começando pela estrutura mais superficial e aprofundando em suas camadas conforme a evolução do estudo. Podemos estudar também de forma topográfica, ou seja, por regiões, como cabeça, mãos, ombros, etc.

Em relação a cinesiologia, onde analisamos o movimento, temos que lembrar que cada articulação possui uma mobilidade diferente e que o número de ossos, sua forma e a disposição dos músculos e tendões definirão quais serão as movimentações possíveis.
Um exemplo são os joelhos que realizam os movimentos de flexão e extensão e o ombro (articulação glenoumeral) que possui uma maior mobilidade, realizando flexão, extensão, abdução, adução, rotação interna e rotação externa. Abaixo podemos observar estas duas articulações.

Articulação do Joelho

Articulação do Ombro (Glenoumeral)

Em nossa dança é de suma importância reconhecer o nosso corpo através da anatomia e entender como o mesmo se movimenta. Dessa forma, poderemos ampliar nosso repertório de movimentações, desenvolvendo a nossa dança pensando em todas as possibilidades que o nosso corpo oferece.

No decorrer das postagens em nossa coluna eu e Jossani nos aprofundaremos ainda mais neste estudo a respeito do corpo humano e de como pensar e trabalhar a nossa dança em conjunto com o mesmo.

Nos vemos em breve!


______________________________________________________________________________

Corpo & Dança: Um olhar sob nosso Palácio Industrial


Raissa Medeiros (Belo Horizonte-MG)Graduanda em Fisioterapia, é bailarina, professora, coreógrafa  e pesquisadora  em Dança do Ventre, Fusões Tribais e Danças Comerciais ,sendo o primeiro, desde 2006.  Clique aqui para ler mais post dessa coluna! >> 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...