[Corpo & Dança] Vamos conversar sobre o “encaixe” de quadril?

 por Raissa Medeiros

Quem  nunca ouviu que devemos dançar com o quadril “encaixado”? Essa é uma orientação muito recorrente nas salas de aulas e passada de geração em geração. Mas será que devemos mesmo assumir esta postura?

Bom, para começarmos a entender a respeito disso vamos dar uma passada rápida sobre a coluna vertebral.

A coluna vertebral é a estrutura que forma o eixo do corpo, sendo constituída por ossos denominados vértebras. Entre estas vértebras existem discos de fibrocartilagens que impedem  sobrecargas sobre as mesmas, absorvendo o aumento da pressão intervertebral e permitindo uma maior mobilidade da coluna.

A coluna possui 33 vértebras, 04 regiões ( cervical, torácica, lombar e sacro-coccígea) e 04 curvaturas fisiológicas (lordose cervical, cifose torácica, lordose lombar e cifose sacral).
Como disse acima, as curvaturas da coluna vertebral são FISIOLÓGICAS, ou seja, elas devem ser preservadas. A coluna em toda a sua estrutura possui funções como a de sustentação do tronco (mantém a postura ereta), auxilia na manutenção do equilíbrio, mantém a flexibilidade das movimentações de tronco e protege a Medula Espinal.

Tendo essas informações em mente, vamos analisar o “encaixe” e o “desencaixe” de quadril:

Na primeira imagem, temos a posição neutra, em seguida o desencaixe e por último o encaixe.

Na cinesiologia, o encaixe e desencaixe são chamados de retroversão e anteversão pélvicas, respectivamente.

Repare na sigla “EIAS” ( Espinha ilíaca ântero-superior) na imagem acima. É através dela que analisamos essas duas movimentações, ou seja, quando a “EIAS” se projeta anteriormente temos uma anteversão pélvica (desencaixe de quadril) e quando ocorre o contrário, ela se projeta posteriormente, vemos uma retroversão pélvica (encaixe de quadril).

Observe em como essa mudança no posicionamento da “EIAS” interfere diretamente nas curvaturas fisiológicas da coluna vertebral. Na posição neutra as curvaturas se encontram preservadas, no desencaixe aumentadas e no encaixe diminuídas.

Quando adotamos a postura de encaixe para a nossa dança, a coluna (com ênfase na lombar) perde boa parte de suas curvaturas naturais, o que pode resultar em lesões e distúrbios musculares como :

- Encurtamento dos músculos abdominais e glúteos;
- Retificação da coluna lombar resultando em desequilíbrio/desvio postural;
- Lesões nos ligamentos e na face anterior articular do quadril por uma rotação externa do fêmur aumentada;
- Hérnias de disco;
- Lombalgias.

Sabendo-se que a nossa coluna possui toda uma anatomia que nos disponibiliza recursos para as nossas movimentações, para o nosso bem estar, porque retiramos todos esses benefícios naturais e caminhamos no sentido inverso complicando ainda mais a execução de nossa prática dançante e prejudicando uma das principais e mais importantes estruturas do nosso corpo? Não faz sentido.

Isso não quer dizer que devemos abolir o encaixe e desencaixe de nossa dança, mas  diferenciar postura de movimento, que são coisas bem diferentes, é essencial. Encaixe e desencaixe devem estar na categoria de movimentações assim como todos os outros movimentos que utilizamos. Falando de postura, devemos adotar a posição neutra, que é natural, preserva a saúde de toda a estrutura da coluna vertebral e seus benefícios fornecidos pela mesma.

Como identificar se estou em posição neutra?

Para conseguir identificar em que posição se encontra o quadril, você deve relaxar e tentar  “encaixar”, novamente relaxar e agora “desencaixar” o quadril. Você precisa conseguir “encaixar” sem antes “desencaixar”e vice e versa. Quando dançamos na postura neutra também temos como vantagem este maior controle sobre as contrações súbitas para realizar a anteversão e a retroversão pélvicas.

É importante questionar as informações que nos são passadas, afim de evitar lesões e prolongar nossa vida dançante.

Nos vemos em breve!

Um beijo ❤

Raissa Medeiros

______________________________________________________________________________

Corpo & Dança: Um olhar sob nosso Palácio Industrial


Raissa Medeiros (Belo Horizonte-MG)Graduanda em Fisioterapia, é bailarina, professora, coreógrafa  e pesquisadora  em Dança do Ventre, Fusões Tribais e Danças Comerciais ,sendo o primeiro, desde 2006.  Clique aqui para ler mais post dessa coluna! >> 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...