[Índia em Dia] Um novo olhar sobre a dança nos tempos modernos

 por Raphael Lopes

Todos sofremos em algum grau com os impactos diversos que a pandemia nos trouxe: da saudade dos palcos e do contato direto com o público e os alunos, até mesmo a uma nova realidade corporal (acima do peso e fora de forma) consequente da súbita parada que nos acometeu.

Todos estávamos no automático, repetindo hábitos e criando vícios, relegando muitas vezes a nossa própria prática e estudo de dança - adaptando a nossa agenda lotada - (saudades rs) ao nível dos nossos alunos, muitas vezes deixando de lado uma rotina de base ou uma reciclagem nos fundamentos... e de repente, nos vimos todos com tempo de sobra, mas com um novo desafio: como manter as atividades minimamente para que não nos prejudicássemos profissionalmente?

A primeira saída foram as aulas online

Eu mesmo estive envolvido na produção de três cursos online em parceria com a bailarina Krishna Sharana (do sul do país), onde pudemos coreografar remotamente três coreografias usando a linguagem gestual que permeia a todos os estilos de dança clássica indiana. Assim, ainda que tecnicamente o corpo se movimente de acordo com a singularidade de cada estilo (eu no estilo Odissi e ela no estilo Bharatanatyam), estávamos narrando a mesma história com os mesmos gestos.

Os cursos se valiam da riqueza de informações transmitidas para além de um curso puramente técnico de dança, dando oportunidade para que novos entusiastas se aproximassem da prática ainda que até então nunca tivessem tido uma aula de dança numa sala de aula presencialmente.

Ter um conteúdo para oferecer foi certamente o fator determinante para que meu trabalho não fosse engolido pela crise que o ano nos acometeu. Por isso é fundamental dominarmos a dança para além do trabalho corporal, e nos mantermos sempre em contato com os pensadores e produtores de conteúdo.

Ter um diferencial se torna o diferencial.

Pela primeira vez na história vimos diversas escolas na Índia se tornando abertas a alunos em todo mundo pelas plataformas de aulas onlines, workshops, fóruns, e até mesmo lives nas redes sociais. Eu mesmo pude retomar as aulas básicas com a renomada bailarina Smt. Sandhyadipa Khar, reciclando minha base e alguns itens expressivos do repertório.

Sandhyadipa Kar

Além do mais, tenho acompanhado e sugerido aos meus alunos os canais com material gratuito, para que possamos aproveitar a oportunidade dada pela crise e de fato aprendermos mais ainda com as novas possibilidades de troca. 

  • Canal do bailarino Rinku Sahoo (Srjan - Bhubaneswar), trazendo os Basic Steps, o estudo dos movimentos isolados do corpo como narrados no Natya Shastra, além de ensinar itens do repertório tradicional. Super recomendado!!! 

  • Canal da bailarina Tulika Reema, trazendo diversos solos dos itens de repertório, mas com muitas aulas sendo disponibilziadas gratuitamente, fornecendo videos de qualidade para o treino. 

  • Canal da oustanding Bijayni Satpathi (Nrtyagram - Bengaloru) onde ela partilha videos de treinos de alta intensidade, mesclando elementos do yoga e artes marciais ao preparo físico. Além disso, o canal vale uma visita pela beleza, lirismo e vigor de uma das mais proeminentes bailarinas do Odissi na atualidade.

Você domina todos os giros e saltos isoladamente? 
Eu particularmente sempre tive giros muito instáveis, e foquei em estudar os oito giros tradicionais registrados no Natya Shastra, além de estudar o contexto em que são melhor aplicados, e obviamente adquirir novas memórias corporais.

Conhece todos os mudras? 
Mesmo conhecendo todos eles, o processo em coreografar me levou uma nova forma de observar outros bailarinos em cena - desenvolvendo novas formas de expressão, ampliando o repertório cênico.

Sabe a história das últimas gerações de bailarinas anteriores a nossa?
Aproveitemos a pausa nos dada para focar no nosso estudo, crie uma lista de metas para ir alcançando para você mesma. E certamente quando tudo se normalizar e voltarmos aos palcos e salas de aulas, teremos aproveitado muito melhor essa pausa, e teremos enriquecido nossa arte.

Se você tem interesse em estudar dança clássica indiana (presencial ou online), me procure e vamos nos divertir muito.

Bons estudos, se cuidem, e até a próxima.

Namaskar,

Raphael Lopes.


______________________________________________________________________________

Índia Em - Dia


Raphael Lopes (São Paulo-SP) é bailarino de dança clássica indiana Odissi e tem levado à dança aos cenários dos Festivais e Encontros nacionais defendendo seu caráter sagrado, conscientizando as novas gerações a buscar um aprofundamento tradicional evitando a macula à essa refinada e sofisticada forma de arte. Clique aqui para ler mais post dessa coluna! >> 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...