Resenhando - Resenhas de Eventos de Dança Tribal no Brasil


Resenhando
Brasil

Sobre a seção:

A sessão "Resenhando" vem com intuito de dar visibilidade aos eventos e workshops em todo o Brasil. Essa seção será separada por Regiões, com o objetivo de facilitar a buscar por eventos de sua própria localidade. Desta forma, podemos saberr mais sobre o que está acontecendo em cada parte do nosso país, conhecendo o perfil de cada evento e participando mais das próximas edições =)

Vamos lá pessoal, vamos deixar registrados os eventos de nossa região, para juntos termos conhecimento de toda a cena Tribal brasileira! Fortalecendo a nossa cena!! Por um ideal Tribal!!! 

Obrigada pela colaboração de todos! Nosso projeto tem o intuito de nos aproximarmos mais, unificando o país. Assim, estaremos sabendo o que acontece em cada cantinho do Brasil.

Como enviar? 
Se você quer escrever sobre um evento que participou, envie sua resenha para nós! Emoticon grin

1- Procure o respectivo coordenador da sua região;
2- Envie o material para o e-mail do respectivo coordenador;
3- Material necessário para o envio:
- Texto salvo em Word ( fonte:arial | tamanho:12);
- Informações Gerais:
. Título do Texto
. Nome do Evento/Workshop
. Informações Gerais do evento(site,blog,fan page)
. Região do País, Cidade e Estado do evento e do autor(a)
. Nome da Coordenadora
. Nome da Autor(a) ( pessoal OU artístico)
. Status: Aluno | Professor | Produtor ou Professor do Evento em questão
. Perfil (breve descrição sobre seu campo de atuação com até 140 caracteres. Caso não seja bailarina, pode ser da sua área de atuação ou um perfil informal caso você seja aluna);
4- Fotos inseridas no arquivo do Wordou nome das imagens no local desejado para sabermos onde você gostaria que cada foto esteja apresentada;
5- Fotos ANEXADAS no e-mail - é importante que as fotos estejam também anexadas à mensagem do e-mail, pois elas desconfiguram na plataforma do Blogger se apenas utilizarmos a ferramente de "copiar/colar".
6- Caso o evento/workshop tenha flyer ou teaser de divulgação, por favor, enviar o mesmo;
7- Caso queira colocar legendas nas fotos, por favor, identifique as mesmas no arquivo do Word ou numere as fotos e escreva no corpo de mensagem do e-mal o número das fotos e suas respectivas legendas;
8- Caso tenha vídeos, envie os links do Youtube no Word, colocando-os no local que você gostaria que eles aparecessem ;
9- Coloque os links do álbum das fotos ou o nome das respectivas fotos para creditarmos as mesmas aos respectivos fotógrafos, produtores,etc
10- Envie 1 foto sua anexada no e-mail
OBS: Lembrando que o Resenhando é uma seção de eventos que já aconteceram.

Sobre os coordenadores:
Clique nos coordenadores para acessar seu respectivo perfil

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[Resenhando-BA] Dança em Conexão Bahia - Europa 2014 (Workshop)

por Viviane Macedo



O evento Dança em Conexão Bahia Europa aconteceu em Salvador, no dia 25 de Janeiro e contou com workshops das bailarinas Sarah Chebaro (Bélgica) e Hilde Cannoodt (Inglaterra). O evento foi produzido e realizado pela Bailarina e professora de Dança do Ventre e Tribal, Bela Saffe, sendo que os workshops aconteceram na Escola de Dança Etudes.

Sarah Chebaro (Bélgica)


A primeira aula do dia foi com a professora Sarah Chebaro, que trouxe como tema “Fusão Cigana”. Cheguei alguns minutos atrasada no work e confesso que no início achei que a aula teria um ritmo mais lento e com poucas novidades para mim. Ledo engano. Sarah trabalhou em sua aula tanto a força quanto a postura da dança Flamenca. A dança Flamenca é uma das danças que mais influenciaram na formação da Dança Tribal (vide as posições de braço que usamos no ATS e os floreios que deixam os movimentos ainda mais bonitos), porém atualmente, tendo em vista a existência de inúmeras fusões e hibridações, nem toda bailarina traz essa referência como uma presença forte na sua fusão. Creio que esse tenha sido um dos motivos para que eu tenha gostado tanto deste work, pois a Sarah trouxe alguns passos que para mim foram novos. Muitos dos passos trabalhados foram adaptados (fusionados) a partir de movimentações da dança Flamenca e da dança cigana, e o resultado final foi extremamente interessante. Foi realmente inspirador ver a energia com a qual ela dança. Essa com certeza é uma característica que gostaria de agregar à minha dança.

Hilde Cannoodt (UK)

Após o work da Sarah, foi a vez da professora Hilde Cannoodt assumir o posto.  O tema do work da Hilde foi “Ondulações, Shimmies e camadas”. Essa não foi a primeira vez que fiz aulas com a Hilde. Em 2013 tive a oportunidade de ter aulas com ela em um evento produzido por Joline Andrade, o Dramofone. Particularmente me agrada muito a maneira da Hilde dar aulas: gosto muito da preocupação que ela tem em limpar os movimentos e trabalhar algumas técnicas, que no meu ver são de suma importância para o desenvolvimento da bailarina. Nesse work não foi diferente, trabalhamos técnicas de shimmies que muito são usadas pelas bailarinas de tribal e que permitem contrapor de maneira fluida movimentações que mesclam shimmies e ondulações.

Infelizmente as aulas tiveram a duração de duas horas e me deixaram com a sensação de “quero mais”. Já participei de muitos workshops e creio que nesse formato, funcionam mais as aulas com duração de no mínimo três horas, entretanto, independente da duração das aulas, o mais importante ao participar de aulas no formato de workshops é anotar tudo que é trabalhado na sala, e se possível gravar sequências e passos, a fim de que o estudo possa ser continuado dentro de sua rotina de aulas e ensaios.

Resenha por Viviane Macedo*

*Viviane Macedo é bailarina e professora de Dança do Ventre e Tribal. É uma das integrantes da Trupe Mandhala, grupo de Dança Étnica 



Resenhando - Região Nordeste
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Coordenação Gilmara Cruz



Carine Würch (RS) - Resenhando

Coordenação Região Sul:


Administradora. Inquieta. Social Media. Curiosa. Multitarefa. Corredora. Praticante de Yoga. Backing vocal de músicas de tocam no rádio. Filósofa de roda de chimarrão.


Sou uma bailarina que a vida tirou para dançar, e eu aceitei o convite.
Comecei a dançar "tarde", aos 31 anos, depois de um flerte rápido com a Dança do Ventre, me apaixonei pelo Tribal. Na dança descobri, redescobri e continuo descobrindo minha essência. Nela e através dela me expresso, me completo, me sinto viva.






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Surrendra (MG) - Resenhando

Coordenação Região Sudeste:


Surrendra Bellydance, bailarina, professora, coreógrafa, coordenadora e criadora do grupo Ansatta Bellydance de Minas Gerais


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Gilmara Cruz (SE) - Resenhando

Coordenação Região Nordeste:

Professora, Coreógrafa e pesquisadora Gilmara Cruz, de nome artístico Gil Sekhmet, é Graduada em História pela Universidade do Estado da Bahia, mestranda em História na UFS e Qualificada em Dança pela FUNCEB. Admiradora da arte da Dança do Ventre desde 2001, começou a tentar executar os primeiros passos a partir da novela O Clone. Em 2003 apareceu em sua cidade, um curso de Dança do Ventre ministrado pela bailarina Karine Fitness. Estava traçado então um belo destino desse rito mágico em sua vida. Em 2006 começa a ensinar o básico aprendido como voluntária em uma escola onde se formou.    
Passou a dar aulas também particulares na cidade de Santo Antônio de Jesus, onde morou cerca de dois anos. Em 2009 de volta a Alagoinhas, foi monitora voluntária de Dança do Ventre no Curso de Extensão Cultura Corporal do curso de Educação Física da UNEB – campus II.

No ano de sua conclusão da graduação em História (2012), ministrou uma oficina intitulada” A Dança do Ventre e sua História” na II Semana de História da UNEB-campus II. Desde então foi se especializando, participou do curso de Formação de professores em Dança ministrado por Estela Serrano e Fátima Suarez. Participou também de diversos workshops no Baladi Congress (Salvador-Ba) e no Bailaris (Feira de Santana) com Bela Saffe, Joline Andrade, Fernanda Guerreiro, Lulu From Brasil, Monah Souad, Márcio Mansur, Letícia Soares, Kahina, Allana Alflen, Esmeralda Colabone, Ju Marconato, Janah Ferreira e Catarina Hora, Tarik e Sundari (Croácia).Em dezembro de 2012 participou dos workshops do Oriental Fair realizado na cidade de Feira de Santana-Bahia, com Gabriela Miranda, Cibelle Souza, Paula Braz (Cia Shaman).

Escreveu o artigo “A aura e autenticidade da Dança Tribal” apresentado a disciplina “Cultura Popular e de Massa” no curso de mestrado em Crítica Cultural da UNEB-campus II em 2013.

No início de 2013 formou o grupo “Ventre de Ísis” com intuito de reunir suas alunas para fazer apresentações temáticas.

Tribal Brasil - Identidade no Corpo por Kilma Farias


Tribal Brasil - Identidade no Corpo
Kilma Farias - João Pessoa -PB, Brasil

Sobre a Coluna:

A dança Tribal desponta como uma das expressões de arte de vanguarda, trazendo consigo, além de uma estética, uma filosofia que nos fala de uma identidade multifacetada, “de muitas tribos”.

Centrada na hibridação de múltiplas culturas, o Tribal é uma dança do mundo, por assim dizer, que traz em si traços das mais longínquas culturas harmonizadas sob o conceito do Fusion. Revisitar o passado, transformando história em um novo gesto é uma das características do Tribal.

Unir tradição e modernidade, conferir urbanidade ao ritualístico, transformar dualidade em unidade. É assim que trataremos essa nova estética da dança nessa coluna que tem a intenção de ser uma conversa mensal, abrindo possibilidades de diálogo sobre minha vivência com o Tribal e a sistematização do Tribal Brasil, partindo da experimentação das Danças Populares e Afro-brasileiras em desconstrução de movimentos hibridos com a Dança do Ventre, o American Tribal Style e o Tribal Fusion.

Sobre a Autora:

Kilma Farias
 é bailarina, professora, coreógrafa, produtora e pesquisadora na área da dança. É formada em Licenciatura em Dança e Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba. Mestra em Ciências das Religiões pela UFPB, desenvolveu dissertação voltada para a relação entre presença cênica e espiritualidade na Dança Tribal. 

Tendo iniciado seus estudos em Danças Orientais em 2000, Kilma é hoje proprietária do Núcleo de Danças Kilma Farias em João Pessoa e dirige a Cia Lunay desde 2003, integrando diversos projetos a exemplo do SIX e Ventreoteca, ambos da Revista Shimmie.

Foi capa do CD Nomad Club (2008) em Tóquio, Japão, capa da revista Shimmie, assim como possui diversas entrevista publicadas em revistas nacionais e internacionais, a exemplo da Yalla Magazine e Fuse, ambas dos Estados Unidos.

Autora do livro Dança do Ventre Da Energia ao Movimento, publicado em 2004 pela Editora Universitária da Paraíba (edição esgotada), Kilma vem desenvolvendo a dança como cura e Sagrado Feminino.

Tendo sistematizado o estilo Tribal Brasil com a Cia Lunay, já participou de diversos eventos nacionais e internacionais, nos quais destaca:  “Fusiones con Kilma” em Buenos Aires (ARG) em 2006; “DSA-Dancers South America” em São Paulo (BRA) em 2009 e 2010; “Spirit of The Tribe” em Fort Lauderdale (EUA) em 2010;“Fusiones” em Lima (PRU) em 2011;“Octuber MEM con Jill Parker” em Buenos Aires (ARG)  em 2011;“Tribalópolis con Cía Lunay” em Buenos Aires (ARG) em 2012;“Tribal Fest Peru” em Lima (PRU) em 2014;“SIX o espelho de uma bailarina” em São Paulo (BRA) em 2014.

Atualmente desenvolve o Curso de Formação em Tribal Brasil e o Curso de Aperfeiçoamento Profissional em Dança do Ventre, ambos a distância. Assim como ministra aulas online.   




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Notícia Tribal: Audição para o Grupo Al-Málgama (RS)


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