[Resenhando-RS] Dança Tribal Fusion Interpretativa – Curso Extensivo

por Carine Würch



No último final de semana de maio, participei do terceiro encontro do Curso Extensivo de Tribal Interpretativo oferecido por Bruna Gomes do Grupo Al-Malgama.

Bruna é referência do Tribal aqui no Rio Grande do Sul. Seus trabalhos tem uma característica marcante, sua dança revela um viés interpretativo, permitindo que o público seja levado, não só pelos movimentos precisos, mas pela história que ela conta através dos gestos.

Em maio de 2014, Bruna participou de um dos eventos mais aclamados dos tribalistas – o Tribal Fest, em Sebastopol na California.


Lá teve seu estilo “categorizado” como Tribal Interpretativo. (As apresentações no Tribal Fest são divididas por estilo, para que as pessoas possam apreciar as inúmeras divisões dentro do Tribal.).

Em março deste ano, eu e mais 14 colegas iniciamos nesta jornada.


O curso que a Bruna está oferecendo tem sido muito bom e muito completo, e vocês vão ficar apaixonados pela proposta de conclusão do mesmo. (AGUARDEM!!!)

Estamos trabalhando muito mais do que o simples (simples?!? Tribal NUNCA é simples!) movimento. O Curso se dispõe a formar pessoas que pensam, avaliam e interpretam o movimento. Bruna tem nos oferecido, além das aulas práticas dos movimentos voltado para o Tribal, marcações melódicas e leitura musical.





Durante o primeiro final de semana do curso, participamos de uma mesa redonda, onde pudemos debater sobre Gênero na Dança (Patricia Nardelli), a Estética da Arte (Estela Sanarte) e a História do Tribal (Carine Würch). 

No segundo encontro, tivemos uma tarde recheada de novos saberes com base no Teatro, ministrado pelos atores e professores Lucas Reinisch e Gustavo de Araújo. Exploração de movimento, interpretação de sentimentos vivenciados, interação com os colegas e o grupo. Como é maravilhoso poder agregar na dança estas novas percepções espaciais, corporais, respiratórias e, inclusive, mentais.


Na aula deste final de semana, contamos com a participação de uma amiga querida, Taís Schneider. Não canso de me impressionar com o quanto ela cresceu e evoluiu. Conheço ela desde 2010, quando participamos juntas de uma produção do Grupo Masala, o Espetáculo Especiarias (dirigido e integrado por Bruna Gomes, Daiane Ribeiro e Fernanda Zahira Razi). Impressiona a pouca idade de Taís e seu grande talento, a limpeza dos gestos e movimentações. Fiquei muito feliz em poder ter tido este momento com ela.

Bruna e Taís aplicaram um método muito bom, que dividiu a turma em dois grupos, mantendo a turma por praticamente 6 horas ativa e integrada, mesmo que cansada (meus joelhos mandam abraços).


Foram novamente momentos de muito aprendizado e muita troca, e estou muito satisfeita de poder participar deste curso. Além de que, eu já esperava de um curso com a Bruna – definição de movimentos, experiência e esta carga interpretativa – conviver com mulheres tão singulares, algumas que já haviam sido minhas colegas nas coxias, algumas que eu já tinha visto em apresentações; tem sido sensacional. È um grupo muito rico de ideias e criatividade.

Aguardem as próximas Resenhas. A conclusão do Curso vai ser sensacional!



Beijos e até a próxima!

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...