[Que história é essa?] Uma breve introdução sobre o que são fontes históricas e como abordá-las no Tribal

 por Ana Terra de Leon

Quem tem migues historiadores sabe: somos chatas demais! As frases que a pessoa formada em História mais fala são, respectivamente: “Não é bem assim” e “É mais ou menos por aí”. Isso acontece porque, frequentemente, quando nos referimos a história de maneira geral as abordagens diferem muito da abordagem acadêmica - e isso é normal e aceitável, óbvio, mas quando você pede a opinião de uma historiadora sobre um assunto ela automaticamente vai ligar o “modo palestrinha”!

Brincadeiras à parte, vou me concentrar nesse primeiro post em explicar a vocês minha proposta. Eu o farei do jeito que explicaria num texto acadêmico, mas com uma linguagem mais acessível e a mais divertida possível. Assim, a gente balanceia o conteúdo e a sua seriedade com o divertimento e, dessa forma, todo mundo sai ganhando.

Minha ideia com essa coluna é que você que está lendo e que pratica qualquer tipo de fusão tribal (e estilos afins) possa entender como a disciplina histórica se estrutura e como tratamos os documentos históricos, ou fontes históricas, que são a base do trabalho de historiador. Eu gostaria que este espaço pudesse servir como apoio para professoras e professores que já utilizam em sua abordagem documentos históricos, mas que gostariam de tratá-los com mais profundidade e fazendo as perguntas “certas”.

Por uma dança mais crítica: o que são e como abordar fontes históricas?

A primeira fonte escrita em letras no Brasil antes de ser Brasil: a carta de Pero Vaz de Caminha, exemplo de fonte histórica. Primeira escrita em letras, pois havia escrita rupestre no Brasil antes dos portugueses.


Fonte é qualquer documento histórico que utilizamos para discutir o passado a partir do fazer historiográfico. Porém, a disciplina histórica possui uma miríade de métodos para abordar esses documentos. Para escrever um texto de história propriamente dita - e não uma cronologia, como costuma acontecer quando pessoas que não são da área se propõe a falar da “história” de algo -, é necessário:

1) escolher uma abordagem historiográfica;

2) baseada em teoria da história;

3) que segue determinados pressupostos filosóficos mais amplos;

4) selecionando as fontes históricas que darão as respostas (ou que trarão ainda mais questionamentos!) sobre o assunto sobre o qual se quer tratar;

Tudo isso a partir de:

5) uma problemática de pesquisa;

6) assinalando as referências e dando os créditos sobre as informações consultadas.

“Ok, Ana, mas eu não sou historiadora, e eu com isso?”. De fato, você, e qualquer pessoa que não seja da área, não precisa ter todas essas preocupações para falar sobre o passado! Mas é necessário entender que, para se falar de história enquanto disciplina, não basta falar do passado.

Não acredito que a história, enquanto campo, aconteça apenas da forma acadêmica. Muitos povos ao redor do mundo (e aqui no nosso país) sabem de sua história, dela se orgulham e a partir dela se estruturam para atuar em movimentos sociais e reivindicar seus direitos, mesmo sem necessariamente discutir método, historiografia, fontes…

Além de efetivo, esse processo de conhecer a própria história de maneira não-acadêmica é muito rico e nos instrumentaliza para reivindicações sociais e políticas - como no caso de povos quilombolas e indígenas, por exemplo. Muitos indivíduos desses grupos se engajam em lutas por educação e para ter sua presença nas universidades: para ter acesso à formação acadêmica; para poder contar sua própria história para pessoas que não vivem em sua realidade, e também para marcar sua presença politicamente (talvez esse seja o ponto principal! Mas isso quem poderá discutir melhor são essas próprias pessoas); para intercambiar informações com outros grupos em situação semelhante ou parentes; em ao fazer isso, estão subvertendo um espaço que até poucos anos atrás lhes excluía sistematicamente (e, sinceramente, ainda tenta fazê-lo). Embora atualmente esses povos se vejam às voltas com políticas públicas que visam minar as conquistas que têm feito nos últimos anos, são exemplos riquíssimos de como a história pode ser discutida fora do âmbito acadêmico com efetividade.

Essa digressão se faz necessária pra que vocês que me lêem compreendam que eu não defendo o academicismo necessariamente. O que defendo aqui é que outros campos podem se beneficiar de algumas discussões teóricas e abordagens da historiografia para se compreender e formular seus próprios pressupostos. E, mais, que a educação em dança tem muito a ganhar com uma perspectiva mais crítica dos documentos sobre o tribal que chegam pra gente. Quando Aerith me fez o convite para escrever pro blog, depois de assistir minha palestra no Simpósio Praksis, fiquei pensando de que maneira eu poderia contribuir para a comunidade tribal. Concluí que talvez minha formação em história seja o que mais pode auxiliar outras bailarinas, e por isso estou aqui, escrevendo sobre fontes, história, historiografia e todas essas coisas.

Conforme a gente for se conhecendo eu vou apresentando pra vocês os conceitos que eu considero mais importantes pra nós, tribalzudinhas (tribalzudinhjos e tribalzidinhes também!) do Brasil. Para que essa postagem não fique muito longa, vou me despedir com uma proposta de exercício, para o qual trarei algumas respostas possíveis em meu próximo post por aqui! Vamos olhar pra uma fonte histórica juntes?

Proposta de exercício: análise de fontes escritas - um bom ponto de partida 

Na palestra que ofereci no Simpósio Praksis, a convite da professora e dançarina Lailah Garbero, coordenadora do evento, fiz um exercício parecido com o que proponho aqui. Porém, lá o enfoque era discutir as construções (e algumas contradições) dos discursos acerca das bailarinas tidas como precursoras (ou pré-precursoras, dependendo da abordagem) do nosso estilo, trazendo especificamente um conceito chamado “orientalismo”, de Edward Said. Aqui, longe de querer reconstruir minha palestra, usarei um dos documentos que trouxe para minha fala, mas nesse primeiro post eu não vou trazer respostas: ele será utilizado para que comecemos a discussão do próximo! Vamos nos concentrar em fazer perguntas de maneira rápida e objetiva do que um trecho desse documento oferece.

Dos pontos que eu identifiquei acima (e que são cruciais para uma abordagem acadêmica em história), vamos nos concentrar no 4, ou seja, na seleção de uma fonte histórica, no 5, a nossa problemática, e, por fim mas não menos importante, o 6: nossas referências! Considero que sejam os três itens com os quais professoras de dança (e bailarinas) podem trabalhar mais facilmente. Se você for trabalhar isso em seu grupo, peço por gentileza que observe bem o item 6 - comece referenciando esse post!

O que seria uma problemática ou problema de pesquisa? Para eu fazer uma discussão teórica, é interessante que eu inicie por uma pergunta. O que eu quero observar?

 

Problemática: Quero entender como Jamila Salimpour iniciou seu trabalho de dança e como ela estruturou suas ideias sobre como era a dança daquela época.

Esta é sua problemática inicial. A partir daí, você vai fazer uma espécie de trabalho de detetive: procurar que documentos podem te dar essas informações (ou fazer você chegar perto). Existem variados tipos de documentos históricos. Tradicionalmente, antes do século XX (e mesmo durante boa parte dele), limitava-se aos documentos escritos e “oficiais”. Um documento, para ser considerado confiável, deveria ser uma fonte oficial do estado, ou com algum tipo de institucionalização. O testemunho de homens ricos e brancos geralmente já bastava para ser chamado de documento, nessa época.

Hoje, nós vamos começar pelas fontes que são mais usuais e mais antigas: fontes históricas escritas

Esse documento você encontra no site da Salimpour School, e é um discurso da bailarina Jamila Salimpour, proferido na International Conference on Middle Eastern Dance, em maio de 1997 (Conferência Internacional de Dança do Oriente Médio, em tradução livre).


Trecho do documento (com minhas marcas de leitura). 


O documento completo tem 12 páginas e está disponível para download no site da Escola Salimpour. O link estará nas referências, para que vocês também possam acessar e ler. Se você quer fazer o exercício, gostaria de fazer o exercício, mas não fala inglês e gostaria de entender o contexto, entre em contato comigo: posso te ajudar! Mas não será necessário ler o documento inteiro! Apesar de não ser tradutora, fiz uma tradução livre de um trecho e deixarei vocês com algumas perguntas sobre ele. Vamos nos deter no trecho abaixo:

Já que os musicistas eram em sua maioria amadores, e de uma variedade de países árabes, a música se dava ao acaso. Raramente eles sabiam tocar a mesma peça [musical], frequentemente indo para direções distintas, e eles praticavam durante o show. Não se ouvia falar em ensaios. Não havia muitos músicos à disposição, então não podíamos reclamar. Era mais fácil substituir uma bailarina que um músico.

Todas as músicas que dançávamos eram em ritmos de [compasso] 4/4, com waha-da-oh-noz para taqsim. Músicas como Aziza, com pausas e mudanças no ritmo, eram então apenas tocadas entre as apresentações.

Conforme eu trabalhava e assistia dançarina depois de dançarina, eu tentava descrever para minhas amigas da dança algumas das coisas que eu via e que eram diferentes. Quando Tabora Najim veio dançar na cidade, foi a primeira vez que eu vi uma queda turca e um flutter. Seu trabalho de véu era único e coreografado. Ela terminava cada apresentação com um kashlama. Frequentemente uma dançarina fazia um passo e então trabalhar variações em cima de um tema. Se um movimento era similar ou relacionado a outro de alguma forma, eu os categorizava como uma família. Eu cataloguei mentalmente tanto quanto eu podia lembrar e incluí em meu formato [de dança].

Parte do documento de onde retiramos a citação. Adaptei a tradução para fazer sentido, mas se você tiver alguma correção a fazer não deixe de comentar!


Problemática: Quero entender como Jamila Salimpour iniciou seu trabalho de dança e como ela estruturou suas ideias sobre como era a dança daquela época.


Construí um pequeno roteiro de análise:

1.    Que tipo de documento é esse?

2.    Quem produziu?

3.    A quem se destinava?

4.    Qual a intenção da autora do documento em produzí-lo?

5.    Do que se trata, qual o assunto desde documento?

6.    Em que local e em que data foi produzido?

7.    Qual o contexto de produção? (Aqui,tente pesquisar que evento foi este)

8.    Quem preservou e disponibilizou este documento (o original e/ou a tradução que você leu)? Com que finalidade?

9.    Quais pontos deste documento lhe chamaram mais atenção?

10. Em relação a nossa problemática de pesquisa, é possível estabelecer algum tipo de análise ou resposta a nossa pergunta inicial? 


Esse roteiro pode ser adaptado para outras documentações: e, ao longo das próximas postagens, pretendo trazer outros exemplos de fontes e suas análises. Se você tentar fazer este exercício, entre em contato comigo pelas minhas redes sociais ou pelo meu e-mail. No meu próximo texto por aqui, vamos retomar essa análise e eu mostrarei a vocês as minhas interpretações (e indagações) a este documento! Até a próxima história!

 

Referências:

  • Ensino de História, livro de Kátia Maria Abud, André Chaves de Melo Silva e Ronaldo Cardoso Alves. Editora Cengage Learning, 2010.



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Que história é essa?

Ana Terra de Leon (Florianópolis-SC) é bailarina de ATS® e Dança Oriental, historiadora, com mestrado em História Cultural pela UFSC e especialista em História da Psiquiatria no Brasil. Pesquisadora autônoma, coordena o Heréticas, Grupo de Estudos sobre História da Bruxaria, e o Tribus Nexum, sobre danças orientais e suas fusões. Participa da equipe organizadora do Praksis - Simpósio brasileiro de fusões tribais e é integrante do Coletivo Hunna - Historiadoras que dançamClique aqui para ler mais post dessa coluna! >>

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Que história é essa? por Ana Terra de Leon


Que história é essa?

 por Ana Terra de Leon
Florianópolis-SC, Brasil

Sobre a coluna: 

 

Esta coluna pretende se dedicar a discussões que envolvam o campo da História, especialmente a análise de fontes históricas e algumas discussões mais abrangentes sobre historiografia. Ao longo das postagens, vamos discutir como a História, enquanto campo das ciências humanas, pode contribuir para discutir o Tribal (em todas as suas ramificações. Debateremos não apenas aspectos históricos do estilo como também - e principalmente - abordagens possíveis de temas comuns a nossa comunidade por parte de professoras em sala de aula. 

 

Sobre Ana Terra:


Ana Terra de Leon
é historiadora, com mestrado em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e graduação em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). É especialista em História da Psiquiatria no Brasil.

Como pesquisadora autônoma, coordena o Heréticas, Grupo de Estudos sobre História da Bruxaria, e o Tribus Nexum, sobre danças orientais e suas fusões.

Participa da equipe organizadora do Praksis - Simpósio brasileiro de fusões tribais e é Integrante do Coletivo Hunna - Historiadoras que dançam. É bailarina de ATS® e Dança Oriental.

 Seu contato é anatdeleon@gmail.com e seu instagram é @anaterradeleon.




 

 

Artigos

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[Corpo & Dança] A importância de conhecer o seu instrumento construtor de dança

 por Jossani Fernandes



Saudações amantes da dança oriental, fusões e suas mais variadas vertentes, a vocês que alimentam um amor inexplicável pela dança e pelo que ela os proporciona. Saibam que este amor é nutrido pelo movimento, nós, seres humanos, nascemos para isso, para estar em constante movimento, adaptação e readaptação. Embora não nos falte vontade rsrs... não temos vocação para nos aprofundar em uma temporada de hibernação como os ursos, esquilos, morcegos, ouriços e outros animais que hibernam poupar energia durante o inverno.

Brincadeiras à parte, sobre o movimento humano como um significado, a concepção dialógica do movimento humano procura ampliar o entendimento do movimento para além do mecânico. Paul Christian (1963), diz que a forma especial de movimento se expressa primeiro pela confrontação com o meio ambiente e ela não está dada, ela se constrói. Desse modo, no contexto da dança, temos sim essa consciência e sensibilidade de valores postulada como o fazer verdadeiro. Entretanto é necessário se atentar ao mecânico, a Consciência Corporal, pois dançar, de fato, alimenta a alma e por que não transferir este alimento para o seu exterior?

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Exercite-se, mas antes se conheça!!!

  (Prof. Christian Klausener)

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Portanto no meu papel de profissional de educação física, bailarina, simplesmente louca e apaixonada pelo corpo humano, levarei vocês aos pouquinhos no caminho deste conhecimento, iniciando pelo básico.

Que a consciência corporal é importante já ficou claro, mas qual é a sua importância? Primeiramente a consciência corporal é um instrumento pedagógico que nós professores e até mesmo no papel de alunos utilizamos em uma proposta discreta de abrir os canais da percepção sensorial, trabalhando com elementos constitutivos de uma organização corpo-mente sadia, equilibrada, reguladora das tensões, organizadora da postura, promovendo um interrelação entre o mover, o sentir e o pensar.

É através do aparelho locomotor humano (nosso “órgão do movimento”) que damos suporte a tudo o que foi citado, além da organização de todas as nossas estruturas mecânicas. Nesse sentido, tal organização é gerada pela tensão de todos os músculos do corpo de forma harmônica (Para onde se orienta este movimento agradável e harmônico? Como se desenvolve, gradual e corretamente, este fazer? Questionamento já feitos em um contexto dialógico.) e que depende do estado de tensão equilibrada entre os músculos da parte anterior e posterior do corpo.

Onde isso aplica na dança? Pensem comigo, nossa dança possui pouquíssimos passos, porém inúmeras variações. Muitas vezes nosso foco está centralizado na região do quadril e tronco, onde existem músculos trabalhando incansavelmente para manter posturas não anatômicas e proteger nossas articulações (no caso do tronco e das articulações dos quadris, são basicamente os abdominais e os espinhais). Além disso, temos as nossas amadas torções, seja de tronco ou quadril, há uma tensão significativa para equilibrar e manter nossa simetria, para uma boa postura.

Na busca do ajuste desse equilíbrio postural estático ou dinâmico (durante a movimentação) do corpo no espaço, os músculos transmitem constantes tensões entre si, dando início ao trabalho do músculo seguinte e o alongamento do que foi trabalhado anteriormente.

Entenderam?

Não? Hahaha

Se não, fiquem tranquilos! Eu imaginei que isso poderia acontecer, mas essa primeira coluna possui justamente o objetivo de deixar aquela pulguinha atrás da orelha para vocês buscarem mais, perceberem seus corpos e sua dança com um olhar curioso e acompanharem o blog é claro, pois todas essas pulguinhas serão retiradas. 

Por fim, só deixo um recado. Sim! Nosso corpo é complexo, difícil de entender, mas percebem como ele trabalha, como funciona como uma máquina e ao mesmo tempo possui a perfeição de um palácio digno de parar e olhar e dar aquela atenção especial?


Pensem nisso e nos veremos em breve!


Referência:

BUYTENDIJK, F. J. J.; CHRISTIAN, P.; PLÜGGE, H. (Org.). Über die menschliche Bewegung als Einheit von Natur und Geist. Schorndorf: [s.n.], 1963

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Corpo & Dança: Um olhar sob nosso Palácio Industrial


Jossani Fernandes (Belo Horizonte-MG) é professora e bailarina de danças orientais, profissional de educação física, atua na área como personal trainer e pesquisadora da área da flexibilidade, é apaixonada por anatomia e por tudo que diz respeito ao corpo humano e toda a sua complexidade.  Clique aqui para ler mais post dessa coluna! >> 



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Corpo e Dança: Um olhar sob nosso Palácio Industrial por Jossani Fernandes & Raissa Medeiros

Corpo e Dança: Um olhar sob nosso Palácio Industrial

 por Jossani Fernandes & Raissa Medeiros
Belo Horizonte-MG, Brasil


Sobre a Coluna:

Talvez você já tenha ouvido falar na metáfora em que se utiliza o corpo humano comparado à uma máquina. Para muitos, o corpo humano é uma máquina, mas poucos pararam para pensar que na verdade ele é uma verdadeira indústria! Com inúmeros sistemas de controle, máquinas de produção e até mesmo operários. Adicionalmente, nós bailarinos e bailarinas, somos um exemplo de que o corpo é morada - ou melhor - É uma mansão, um palácio! Onde está guardada maior riqueza da nossa espécie, o conhecimento, a capacidade de fazer arte, isto é, a nossa dança.

O corpo é um verdadeiro deleite para os sentidos mais intensos. Quando você dança, ensina dança ou fala sobre dança, a mente, o coração, as articulações, músculos e todo seu sistema, não apenas habitam esse palácio da arte, mas coexistem com o mundo externo através do movimento (ou movimentos), mesmo que você imperceptíveis, que faz/fazem o pensamento e a criação da mente acontecer.

O intuito da coluna é trazer orientação e caminhos para o autoconhecimento. O corpo é, de fato, uma mansão, no quesito fazer artístico e é ao mesmo tempo uma indústria, onde nos encontramos vivendo em constante automatismo, passando por ansiedades, incertezas, cobranças, submetendo-nos a desgastes físicos e psicológicos, muitas vezes sem pensar nas consequências que acarretarão para o nosso corpo, esquecendo que as engrenagens precisam de lubrificação, as peças de manutenção e os operários de descanso e cuidados.

Do mesmo modo que, não há movimento sem espaço, não há corpo sem este, por isso precisamos abrir espaço em nossa vida para conhecer mais sobre nosso corpo e para assim poder cuidar dele. Apenas desfrute e embarque conosco nessa viagem através do SEU Palácio Industrial!


Sobre Jossani:

Jossani Fernandes é profissional de educação física, atua na área como personal trainer e pesquisadora da área da flexibilidade, é apaixonada por anatomia e por tudo que diz respeito ao corpo humano e toda a sua complexidade. É professora e bailarina de danças orientais, natural de Belo Horizonte/MG, membro de dois grupos de dança do ventre de sua cidade (Ashra Dance Group e Jóias de Minas). Embora tenha iniciado seus estudos através da Dança do Ventre Clássica foi somente a partir do contato com a Dança Indiana e com o Tribal Fusion, propriamente dito, que começou a se sentir de fato completa e feliz, não deixando de lado os outros estilos pelos quais se identifica, tais como, jazz, dança indiana, dança contemporânea, ballet e danças urbanas. 

Transmite ao seu público e ensina a dança, através do despertar da consciência corporal, julga importante o entendimento da presença do seu corpo no espaço e a preservação deste.




Sobre Raissa:


Graduanda em Fisioterapia, é bailarina, professora,coreógrafa  e pesquisadora  em Dança do Ventre, Fusões Tribais e Danças Comerciais ,sendo o primeiro, desde 2006.
Tendo dedicado toda a sua formação em aulas regulares,cursos e workshops com alguns dos principais nomes da dança nacional e internacional.

Amante do movimento, estudou diversos outros estilos como Dança Clássica Indiana, Danças Africanas, House Dance,Hip Hop Dance,Flamenco, Danças Populares Brasileiras,Dancehall, Jazz Funk, Heels,etc. 
Foi premiada nos maiores eventos de Dança do Ventre de Minas Gerais como solista e grupo,sendo:


-Festival Nacional Shimmie (2015 e 2016);
-Congresso Mineiro de Dança do Ventre (2014);
- Destaque Tribal na categoria Revelação pelo Blog Aerith Tribal Fusion (2015);

-Bailarina Destaque de todo evento - Shams Dance Festival (2019).

- Bailarina Destaque de todo evento - Nureen Dance Festival (2020).
É idealizadora do Projeto Poder,que visa o empoderamento e o autorredescobrimento através da dança.



Artigos

 

[Venenum Saltationes] De Onde Vem A Inspiração?

 por Hölle Carogne

Apollo and the Muses on Parnassus - Samuel Woodforde  

93!

“Quem sabe de onde vem a inspiração? Talvez surja do desespero. Talvez venha das casualidades do Universo, da bondade das musas.”
Amy Tan

Inspiração, substantivo feminino.

Do latim “inspiratio” e “inspirare” (soprar em).

- Ato ou efeito de inspirar (-se).

- Entrada de ar nos pulmões.

- Conselho, sugestão, influência.

- Criatividade, entusiasmo criador.

- Pessoa ou coisa que inspira e estimula a capacidade criativa.

- Ideia súbita e espontânea, geralmente brilhante e/ou oportuna; iluminação, lampejo.

 

Hesiode et la Muse - Gustave Moreau 

De acordo com os gregos, existiam divindades femininas relacionadas às artes e às ciências: as Musas (os romanos chamavam-nas Camenae). Filhas de Zeus e Mnemósine, as musas tinham funções no universo das artes e dos símbolos. Eram invocadas pelos poetas para trazer inspirações. Eram nove: Erato (poesia lírica), Euterpe (música), Calíope (poesia épica), Clio (história), Melpômene (tragédia), Polimnia (canto solene), Terpsícore (dança), Tália (comédia) e Urânia (astronomia). O templo das musas era o Museion, termo que deu origem à palavra museu nas diversas línguas indo-europeias como local de cultivo e preservação das artes e ciências.

Em teologia, a Inspiração estaria atrelada apenas aos humanos intimamente ligados à Deus, que receberiam supervisão e aprovação do Espírito Santo, fazendo com que a obra criada fosse, de alguma forma, uma revelação divina. Seria o caso das escrituras sagradas, por exemplo.

 

O evangelista Mateus inspirado por um anjo - Rembrandt 

Desde os primórdios da humanidade, o homem sentiu a necessidade de explicar as coisas. Como se nomeando, dividindo ou criando por meio de observação, trouxesse luz às questões coletivas obscuras, impossíveis de responder por meios científicos. Dessa forma, a Inspiração seria o sopro de Deus no coração do homem de fé ou um presente dos deuses, através de suas filhas: as Musas.

Mas, saiamos um pouco da esfera do misticismo e tentemos entender melhor este conceito, tirando-o das mãos de deus/deuses. Tentemos refletir sobre suas possíveis origens (usando diversas perspectivas) e descobrir o que alguns estudiosos têm falado sobre isso.

Nosso intuito não é achar respostas (uma vez que não existem) e sim, fazer mais e mais perguntas.

Lembrando que a ideia é sair apenas um pouco da esfera do misticismo, visto que este é um assunto impossível, sem verdades absolutas, cheio de névoa e superstição. Além disso, estamos na Venenum. Se não houvesse aquela pitada deliciosa do oculto e dos mistérios, não estaríamos aqui, não é mesmo?

Para ajudar no meu raciocínio e pesquisa, criei alguns itens, que seguiremos como uma luz no fim do túnel.

São eles: tempo, manifestação, imobilidade do eixo, divisões temporais, inconsciente pessoal e coletivo, luz astral, entre outros.

Comecemos então a tarefa impossível:


Estaria a Inspiração atrelada ao Tempo e às divisões temporais feitas pelo homem?

Para Baudelaire, o tempo é “o inimigo vigilante e funesto, o obscuro inimigo que nos corrói o coração”. (Spleen e Ideal).

 

O Tempo e a Fortuna, retratados por Giovanni Battista Bonacina 

Em todas as culturas elevadas encontra-se uma simbologia do tempo. O tempo era um conceito tão importante e tão fundamental que era/estava personificado em entidades. No Egito: o deus ajoelhado Hah ou Heh. Na Pérsia antiga: Zervan. Na índia: Kali, a destruidora. Na Grécia: Chronus (ou Kronos) e, também, Kairos, o deus do momento oportuno. Na astrologia helenística, os planetas e outros seres divino-demoníacos eram adorados como divindades do tempo.

O tempo é frequentemente simbolizado pela Roda, com seu movimento giratório. Também associado à Rosácea, pelos doze signos do zodíaco (que descrevem o ciclo da vida) e, geralmente, por todas as figuras circulares. O relógio corre atrás dele mesmo, assim como o Ouroboros que morde a própria cauda, simbolizando o ciclo eterno da vida no cosmos.

 

Ouroboros - Autoria desconhecida 

O centro do círculo é considerado como o aspecto imóvel do ser, o eixo que torna possível o movimento dos seres, embora oponha-se à este como a eternidade opõe-se ao tempo. Todo movimento toma forma circular, do momento em que se inscreve em uma curva evolutiva entre um começo e um fim, e cai sob a possibilidade de uma medida, que não é outra senão a do tempo.

O que explica a definição agostiniana: “imagem móvel da imóvel eternidade”.

E nos remete aos pensamentos de Platão: “o tempo (chrónos) é a imagem móvel da eternidade (aión), movida segundo o número”.

Partindo do dualismo entre mundo inteligível e mundo sensível, Platão concebe o tempo como uma aparência mutável e perecível de uma essência imutável e imperecível – eternidade. Enquanto que o tempo é a esfera tangível móbil, a eternidade é a esfera intangível imóbil. Sendo uma ordem mensurável em movimento, o tempo está em permanente alteridade. O seu domínio é caracterizado pelo devir contínuo dos fenômenos em ininterrupta mudança.

Posto que o tempo (chrónos) é uma imagem, ele não passa de uma imitação (mímesis) da eternidade (aión). Ou seja, o tempo é uma cópia imperfeita de um modelo perfeito – eternidade.

Vemos aqui a ideia do conceito ocultista da manifestação, onde o “pequeno mundo” humano e o “grande mundo” do universo se encontram em intercâmbio (micro-macrocosmo). O visível seria a manifestação do invisível: “Assim na terra como no céu” (como pregam os cristãos) ou “O que está em cima é como o que está embaixo” (segundo a máxima hermética).

 

A Persistência da Memória – Salvador Dalí 

Nosso desejo de medir o tempo provavelmente começou quando percebemos que o Sol se movia pelo céu e desaparecia abaixo do horizonte, trazendo com ele a escuridão. Se o homem pudesse medir o tempo, teria algum alívio do medo de que o Sol jamais nascesse de novo. Fazendo isso, ele podia ter mais controle sobre sua vida e planejá-la de forma mais cuidadosa.

A Lua foi o primeiro relógio e nossos ancestrais notaram seus movimentos e reconheceram a chegada do inverno, da primavera, e outras posições importantes para a caça e, mais tarde, para o plantio.

O tempo, como o percebemos, está sempre dividido em períodos, desde as horas, dias, semanas, meses, fases da lua, ano, década, século, etc. O homem necessitou organizar o tempo para observar a natureza, a evolução da Terra e o próprio comportamento humano. Desta organização surgem divisões conhecidas como Eras Geológicas (divisões na linha do tempo que narram os grandes eventos geológicos da história do planeta), Períodos Históricos (método cronológico usado para contar e separar o tempo histórico da humanidade), Eras Astrológicas (baseadas no fenômeno astronômico chamado precessão dos equinócios, que seria um período de aproximadamente 2.160 anos em cada signo do zodíaco. Ao completar a roda zodiacal ter-se-ia o Grande Ano, a cada 25.920 anos, aproximadamente), Aeon (para os thelemitas, seriam períodos de tempo com suas próprias formas de expressão mágica e religiosa; e para os gnósticos, cada uma das entidades emanadas de Deus, que frequentemente estariam envolvidas na criação da humanidade, conferindo espírito aos seres humanos), Zeitgeist (o “espírito da época” seria o conjunto do clima intelectual e cultural do mundo, numa certa época, ou as características genéricas de um determinado período de tempo). Até mesmo a ira de Deus tem uma medida, a chamada “medida da iniquidade”, que seria um período de tempo ou quantidade de pecados que um povo (ou um ser humano específico) poderia cometer para ter direito ao perdão divino. “...porque a medida da injustiça dos amorreus não está ainda cheia.” (Gn 15.16).

Muitas destas divisões temporais influenciam o modo de pensamento e as tendências mentais da humanidade. Creio que muitos dos nossos interesses se relacionam com o meio em que estamos inseridos (social, cultural, econômico, histórico, etc). Nossa realidade acontece em uma determinada época, onde a coletividade vive e se expressa de uma maneira condizente com ela.

Os homens que nascem num mundo modificado por uma ideia carregam em si o traço, a impressão dessa ideia e é assim que o verbo se faz carne. 
(Eliphas Levi)

Além disso, creio que só criamos, pois também somos espectadores. A arte que consumimos transforma-se em insumo para nossas próprias criações. Eu só escrevo, porque antes de escritora, sou leitora.

De acordo com Eliphas Levi: "A alma aspira e respira exatamente como o corpo. Aspira o que crê ser conveniente à sua felicidade e respira ideias que resultam das suas sensações íntimas."

 

Le Théâtre Rêvé - Anne Bachelier 


Falemos agora sobre este lugar desacreditado por muitos e defendido por tantos outros... A morada das ideias, dos sonhos e da inspiração.

Existem vários nomes para esse espaço entre os mundos. Jung chamou-o tanto de inconsciente coletivo e psique objetiva quanto de inconsciente psicóide, referindo-se a uma camada mais indescritível do primeiro. Ele considerava este último um lugar em que os universos biológico e psicológico compartilhavam as mesmas nascentes, em que a biologia e a psicologia talvez se pudessem fundir, influenciando-se mutuamente.

O inconsciente (junguiano) seria a raiz do consciente e estaria dividido entre um inconsciente pessoal e um inconsciente coletivo, no qual as experiências primitivas da humanidade encontraram a sua sedimentação. Os elementos estruturais do inconsciente seriam os arquétipos (formas ideais; estruturas psíquicas universais, inatas ou herdadas, como uma espécie de consciência coletiva). As imagens do inconsciente (através de símbolos*) se manifestariam nos sonhos, nos mitos, nas fábulas (ou contos de fadas) e, também, na arte.

*Símbolo: O símbolo é um sinal visível de uma realidade invisível. Sintetiza, numa expressão sensível, todas as influências do inconsciente e da consciência, bem como das forças instintivas e espirituais. É próprio do símbolo o permanecer indefinidamente sugestivo: nele, cada um vê aquilo que sua potência visual lhe permite perceber. Faltando intuição, nada de profundo é percebido. 

Isso explicaria porque estas linguagens são compreensíveis à grande maioria dos seres humanos. Explicaria, também, o fato da arte emocionar àqueles que sabem decifrar seus símbolos.

 

Arte de Freydoon Rousseli 

Se pensarmos que todas as coisas possuem alma, os mitos/sonhos/fábulas/arte podem ser vistos como elementos vivos e neles nada aconteceria em função de leis impessoais. Por isso, o ser humano vivencia essas realidades e se familiariza com elas. Sejam quais forem os sistemas de interpretação, essas linguagens ajudam a perceber uma dimensão da realidade humana e trazem à tona a função simbolizadora da imaginação.

A imaginação (a qual os cabalistas chamavam de o diáfano ou o translúcido) é algo assim como os olhos da alma, sendo nela onde se desenham e se conservam as formas; é por ela também que vemos os reflexos do mundo invisível e deste modo, enfim, é o espelho das visões e o aparelho da vida mágica.

Na Irlanda há o conceito de “Sid” (outro mundo), lugar onde haveria uma ruptura simbólica do tempo humano. Seria uma aparição do eu, de um eu desconhecido, que surge do inconsciente, que inspira um medo quase pânico e que as pessoas reprimem nas trevas. A alma do outro mundo seria a realidade renegada, temida, rejeitada.

 

Der Astralmensch (The Astral Man) - Sascha Schneider 

Eliphas Levi e Papus, entre outros, discorreram sobre a “luz astral” (ou a alma do mundo), que seria algo como um arquivo vivo ou a memória do universo.

A realização da palavra é o verbo propriamente dito. Um pensamento se realiza ao se converter em palavra; esta se realiza pelos signos, sons e pelas figuras dos signos: este é o primeiro grau da realização. Depois se imprime na luz astral por meio dos signos da escritura ou da palavra; influencia outros espíritos ao se refletir neles; se refrata atravessando o diáfano dos outros homens e adquire formas e proporções novas, traduzindo-se posteriormente em atos que podem modificar a sociedade e o mundo, que é o último grau de realização.
(Levi)

Para a psicanalista junguiana Clarissa Pinkola Estés, desde a memória humana mais remota, esse lugar, quer o chamemos de Nod, de lar dos Seres de Névoa, de fissura entre os mundos, de inconsciente coletivo, de luz astral, entre outros, é o lugar onde ocorrem aparições, milagres, imaginação, inspiração e curas de todas as naturezas.

Eu creio num plano astral onde nosso corpo sutil pode acessar informações e trazê-las para a consciência. A meu ver, seria uma boa forma de pensar o fato de diversas religiões originárias possuírem sistemas semelhantes de crenças, sem nunca terem tido contato com outras culturas. Explicaria, também, o fato de artistas que não se conhecem criarem obras muito parecidas, uma vez que fizeram uso de símbolos com potências ancestrais, que são inerentes a toda a humanidade.

E você, no que acredita?

Uma coisa interessante sobre a inspiração é que de nada adianta sermos seres inspirados, se esta inspiração não for canalizada e materializada.

Como nos instruiu Marina Colasanti, na fábula “Uma Ideia Toda Azul”, ideia não é para ficar adormecida, mas para ser realizada, sob pena de se perder.

E o tio Levi, quando profetizou: Toda intenção que não se manifesta através de atos é uma intenção vã e a palavra que a expressa é uma palavra ociosa. A vida é demonstrada pela ação e é também a ação que comprova e demonstra a vontade. É por isto que se disse nos livros simbólicos e sagrados que os homens serão julgados não por seus pensamentos e por suas ideias, mas sim por suas obras. Para ser é necessário fazer.

...

No dia 17/08, Yuri Seima, Honora Haeresis e eu nos encontramos online para debater sobre todas estas questões. Yuri trouxe um pouco do seu conhecimento com ocultismo e Honora contribuiu com diversos conceitos interessantes abordados na Gestalt terapia. Você pode conferir esta live no IGTV do meu perfil do Instagram.

Para quem perguntou sobre nossas inspirações pessoais, segue:

- Yuri: H.P Lovecraft, Clive Barker, Todd McFarlane, HR Giger, Neil Gaiman, Olivier de Sagazan, etc. No dia a dia me inspiro muito seguindo vários artistas nas redes sociais que trabalham com os mesmos temas que eu.

- Honora: Na literatura e poesia: Fernando Pessoa, Augusto dos Anjos, Clarice Lispector, Nietzsche, Schopenhauer, Cioran, Florbela Espanca, Goethe, Lord Byron, Dostoiévski, Ivanes Freitas, Jarid Arraes, entre muitos outros. Nas artes plásticas e visuais: Modigliani, Portinari, Anita Mafaltti, Vik Muniz, Olivier de Sagazan, entre muitos outros. Na dança e performance: Maria Pages, Kazuo Ohno, Marina Abramović e Ulay, Martha Graham, Pina Bausch. As referências do Tribal Fusion são inúmeras, dentre elas: Zoe Jakes, Kami Liddle, Rachel Brice, Ethel , Saba Khandroma, Hölle Carogne, Gilmara Cruz, Joline Andrade, Alinne Madelon, Kilma Farias... Na dança do ventre com certeza a Saida.

- Hölle: Na escrita: Florbela Espanca, Rimbaud, Baudelaire, Platão, Nietzsche, Anaïs Nin, Marion Zimmer Bradley, Hilda Hilst, Marina Colasanti, Clarice Lispector, Fernando Pessoa, Augusto dos Anjos, Álvares de Azevedo, Manuel de Barros, entre outros. Na dança: Pina Bausch, Isadora Duncan, Martha Graham, Bob Fosse, Tatsumi Hijikata, Kazuo Ohno, Ivana Caffaratti, Gaia Scuderi, Idhun, Violet Scrap, Grace Constantine, Illan Riviere, Piny Orchidaceae, Lelyana Stanishevskaya, entre outros. Energeticamente/ideologicamente (na dança): Saba Khandroma e Aepril Schaile. Outros artistas: Austin Osman Spare, Wim Mertens, Diamanda Galás, Tao Sigulda, Salvador Dalí, Anne Bachelier, Saturno Butto, Jam Saudeck, Frida Khalo, Natalia Drepina, Denis Forkas, Lupe Vasconcelos, Yuri Seima, Agnieszka Osipa, Treha Sektori, Rosa Crvx, Nicole Mahlimae, Leo Carreño, Daria Endresen, Anna-Varney Cantodea, Olivier de Sagazan, entre outros.

Para finalizar, gostaria de dizer o quanto é importante e fundamental falarmos sobre quem nos inspira. Dar crédito a estas pessoas por plantarem algo dentro de nós. Não deixe suas inspirações na sombra. Fale sobre elas, agradeça-as!

E então... Quem te inspira?

Obrigada a todos que leram até aqui!

Até o próximo assunto nebuloso!

93,93/93

 

Bibliografia:

- Dicionário de Símbolos, O Alfabeto Da Linguagem Interior – Maria Cecília Amaral de Rosa

- Dicionário de Simbologia – Manfred Lurker

- Dicionário de Símbolos – Jean Chevalier e Alain Gheerbrant

- Os Símbolos Místicos – Brenda Mallon

- O Tempo em Platão e Aristóteles – Rémi Brague

- Mulheres Que Correm Com Os Lobos – Clarissa Pinkola Estés

- Dogma e Ritual de Alta Magia – Eliphas Levi

- A Bíblia Sagrada – Deus (rsrsrs)

- Wikipedia

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Venenum Saltationes

Hölle Carogne (Porto Alegre-RS) é  a alma por detrás do humano, do rígido. É curiosa, entusiasta e selvagem. Uma admiradora da arte, da dança, da literatura e da música.O "esquisito" a seduz. Seus poemas e seus movimentos estão impregnados de ideologias, de crenças. Compassos pouco convencionais, cheios de misticismo, de oposição, de agressividade.Ocultismo, caos e luxúria sendo mesclados às suas criações e retratados de forma crua, orgânica, uterina.

[Tribal Brasil] Brasil, estereótipos e preconceitos

 por Kilma Farias



Não tem como se negar a carga cultural pesada do colonialismo europeu sobre o Brasil. Séculos de submissão, racismo e exploração sexual são traduzidas em coreografias e discursos em torno do Tribal Brasil e Fusões com danças populares e afro-brasileiras.

O silêncio que se estabelece diante de coreografias que reduzem o Brasil a samba, banana, floresta, índio e mulatas desnudas é preocupante por dois motivos. O primeiro é que haja uma conformidade mórbida e histórica de que gringo nos vê assim mesmo e tá tudo bem. O segundo é que não se perceba (ou até perceba) e ainda se aplauda, reforçando ainda mais essa cultura do oprimido e explorado. Isso é percebido quando observamos os incomparáveis valores dos workshops internacionais com os nossos e como o público lota as salas de aula quando recebemos esses profissionais aqui no Brasil.

Assim, um paradigma vai se perpetuando sem ser questionado, dizendo que “bom é o que vem e fora”, ao ponto de se fazer considerável público enxergar a falta de respeito com tão rica cultura como algo ingênuo, engraçado, leve. Dizer que arte e política não andam juntos é desconhecer toda importância da arte no mundo e desconhecer as construções sociais que nomeiam épocas como por exemplo, o Renascimento, Iluminismo, Expressionismo, Modernismo, etc.


Portanto, aos que se aventuram a uma boa fusão brasileira, deixo aqui uma contribuição em 3 passos.

Primeiro, busque informações de fontes seguras sobre a comunidade ou manifestação popular que deseja fusionar. Faça uma pesquisa de campo, visite o lugar. Se você não puder conviver com essas pessoas nem por um final de semana que seja, assista documentários, suas danças, do que vivem, qual religião predominante. Uma dança é feita de pessoas e pessoas têm vida, costumes, ocupações, crenças, lutas.

Segundo, anote todas as suas descobertas num diário de bordo – um caderno que você possa consultar quando for desenvolver uma fusão com essa tal manifestação cultural pesquisada.

Terceiro, estude as danças e movimentos dessa manifestação cultural. Como o corpo se coloca no espaço, como os pés se organizam no chão, como o quadril se comporta, se os movimentos simbolizam algum gesto do cotidiano, em que época acontece, etc. E reproduza esses movimentos. Dance! Imite o mais próximo que sua corporeidade possa chegar. Repita, repita, repita. E só depois, busque pontos de intercessão e diferenças com as estéticas e poéticas do nosso Tribal. Assim, você terá condições responsáveis de traduzir uma dança popular ou afro-brasileira para nosso Tribal, ou Fusion Bellydance, como muitos têm atualmente nomeado.

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Tribal Brasil - Identidade no Corpo


Kilma Farias (João Pessoa-PB) é bailarina, professora, coreógrafa, produtora e pesquisadora na área da dança. É formada em Licenciatura em Dança e Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba. Mestra em Ciências das Religiões pela UFPB, desenvolveu dissertação voltada para a relação entre presença cênica e espiritualidade na Dança Tribal.  Clique aqui para ler mais post dessa coluna! >> 

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