[Resenhando-AL] Cia Lunay (PB): Uma Inspiração para a Cena Tribal Alagoana

por Ana Clara Oliveira

Yolanda Cavalcante, Veronica Alves e Kilma Farias | Fonte: acervo Cia Lunay


O presente texto apresenta a Cia Lunay (PB) como uma das fontes inspiradoras para o estilo tribal de dança do ventre em Alagoas. Sem dúvida, esta matéria se fundamenta pelo grandioso trabalho artístico-educacional sistematizado e disseminado pela Cia Lunay ao longo da história do estilo no Brasil. Embora a coluna se dedique aos eventos em Alagoas, necessito expressar o quanto admiramos e respeitamos a Cia Lunay que tanto nos surpreende com brilhantes acontecimentos.

Em razão disso, este grupo profissional paraibano tornou-se um excelente entusiasmo e uma fragrância criativa que impulsionou muitos dos trabalhos artísticos da Zambak Cia de Dança Tribal (AL), a qual participo na condição de diretora. Por tantas vezes, a aproximação do tribal de Alagoas com a Cia Lunay aconteceu por contemplação e também pelos estudos teóricos/práticos promovidos pelo grupo da Paraíba nos eventos do nordeste brasileiro. Em outros momentos, a proximidade respeitosa brotou como desejo sincero da profissionalização do tribal em grupo no chão alagoano, uma vez que a Cia Lunay é referência nas investigações artísticas no campo das fusões. Por último, a conexão se deu como potência constituinte de promoção do tribal, principalmente, na fusão de matrizes afrobrasileiras e populares, que também são elementos de interesse da cena tribal alagoana. Por todos esses fatos, a Cia Lunay é uma grande inspiração para Alagoas e certamente, para todo o Brasil. 

Em face do exposto, transporto vocês para a obra da Cia Lunay intitulada Infinitudes (2020), que realizada com recursos da lei Emergencial Cultural Aldir Blanc se consolida como um gigantesco e inovador trabalho de dança em tempos tão sombrios. Infinitudes que recebeu apoio da Secretaria de Estado Cultura/Governo do Estado da Paraíba, Edital Fernanda Benvenutty, possui a seguinte ficha técnica:

Bailarinas

Kilma Farias

Veronica Alves

Yolanda Cavalcante

Imagens e Direção de Fotografia

Mano de Carvalho

Direção geral e Edição de imagens

Kilma Farias


Músicas

Amor Tropical – Cassicobra

Tinaja Dub – Cassicobra

Cobra 0.9 – Cassicobra


O Peso do Meu Coração

Autores: Castello Branco/Tomas Troia

Editora: Deck


Infinitudes Cia Lunay | Fonte: acervo Cia Lunay


Em diálogo com a bailarina da Cia Lunay, Kilma Farias, obtive acesso aos dados específicos da obra de dança Infinitudes que possui aproximadamente vinte e seis minutos:


Extravasar os limites do dentro e do fora, de si e do outro e transbordar nossos corpos em movimento: essa é a poética de Infinitudes. A Cia Lunay traz uma reflexão em vídeo do isolamento gerado pela pandemia. As imagens dançam o quanto isso nos fez olhar para dentro e perceber que para além das 4 paredes, somos seres infinitos, imensos. Essa infinitude se torna ainda maior quando a união é entre mulheres que possuem laços profundos de amizade através da Dança. (LUNAY, CIA, 2020, on-line)


A bailarina Kilma Farias, conta que o objetivo desse trabalho artístico é discutir e, paralelamente, transformar em imagens poéticas a condição que foi estabelecida pela pandemia e isolamento social, tendo como base a relação de afetividade entre as mulheres. De acordo com a bailarina, devido ao fato da Cia Lunay possuir 17 anos de existência ininterruptos, presenciais e de muita produção em dança nos teatros e na natureza, o grupo esbarrou no desafio de conviver sem a presença física. Tal obstáculo veio carregado de situações específicas nas quais uma bailarina passou a necessitar do amparo da outra para sobreviver aos tempos de dor, medo e insegurança coletiva. Então, as três artistas decidiram “quebrar” o isolamento social para o cuidado umas com as outras, inclusive partilhando fisicamente das noites mais difíceis. 


Yolanda Cavalcante, Veronica Alves e Kilma Farias | Fonte: acervo Cia Lunay



Nesse momento, as artistas perceberam que olhando para dentro, ou seja, transportando para um mergulho interior e para as relações estabelecidas antes da pandemia, o isolamento se tornava ilusório, pois sentiam as suas fragilidades e suas potências, isto é, estavam acompanhadas de si e do outro. Dessa forma, descobriram que existe apenas o isolamento físico, pois somos parte da natureza, transbordamos, atravessamos, penetramos pelos afetos... somos infinitos... infinitudes. Kilma Farias conta que a materialidade ou o mundo imanente vem de algo maior que é a subjetividade e o mundo transcendente. Justamente por esses aspectos que a obra faz a sua narrativa.


Kilma Farias | Fonte: acervo Cia Lunay



As referências utilizadas para Infinitudes foram o método de estudo do movimento desenvolvido por Rudolf von Laban e o trabalho significativo da Pina Bausch. Igualmente, foi desenvolvida uma pesquisa autoral do estilo tribal Brasil que propõe uma tradução cultural de diversas danças do feminino desde as estéticas e poéticas da dança do ventre até as danças indianas, o flamenco, as danças que abordam arquétipos de deusas e simbologias sagradas. Assim, Infinitudes reverbera o trabalho do corpo cotidiano experienciado na pandemia através do repertório do estilo tribal brasil, utilizando as qualidades/dinâmicas e fatores de movimento Laban e, as inspirações estéticas de Dança-Teatro de Pina Bausch.


Yolanda Cavalcante | Fonte: acervo Cia Lunay

 

Sugiro fortemente a apreciação da obra completa disponível no canal YouTube Núcleo de Danças Kilma Farias. Para finalizar, destaco alguns aspectos que convocam a atenção: os véus vermelhos, os vestidos esvoaçantes, o vento, o mar, a falésia, o sol, o chão duro, os movimentos sinuosos, o gesto cotidiano autêntico, as cadeiras e bancos vermelhos, os pés descalços, a mala preta, as direções espaciais, o guarda-chuva preto, as pausas, os giros, as pontuações e os bloqueios com as partes corporais, as figuras com os braços, os tempos súbitos da corporalidade, a fluência livre e contida, o figurino preto e justo no corpo, a repetição específica como invenção no que se deseja evidenciar, os cabelos soltos, a iluminação no feminino como nos quadris, pernas, ventre, cabelo e face.


Outros elementos como: o dançar com os objetos cênicos, as ações corporais básicas, o silêncio e as cenas distintas que somam um todo semiótico criativo; um entendimento sobre o tempo, os elementos de matrizes afrobrasileiras e populares que reverenciam a fusão brasil e os aspectos de danças modernas/contemporâneas que se mesclam com os repertórios do estilo; o sentir, o tocar, o amparar, os cuidados, a solidão, o isolamento e o desejo do reencontro; a musicalidade múltipla, o entrelaçamento dos corpos femininos, a atmosfera de união e de bálsamo; os diversos ângulos e edições poéticas dos repertórios específicos do estilo de fusão que permitem ao espectador sulear novos rumos inspiradores para a pluralidade do corpo brasileiro que dança e do tribal no Brasil. 


Agradeço a Cia Lunay pela partilha da obra Infinitudes, por motivar sonhos tanto na cena tribal em Alagoas como também em todo o território brasileiro e, especialmente, por ser resistência da classe trabalhadora artística. Espero que Infinitudes possa aquecer o coração de vocês. Reflitam e desfrutem carinhosamente dessa obra maravilhosa.


Referência

LUNAY, CIA. Infinitudes. On-line, 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=elIWKu37i3c. Acesso em 22 de jun. 2021.


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Resenhando-AL


Ana Clara Oliveira (Maceió-AL) é dançarina e pesquisadora do estilo Tribal de Dança do Ventre. Professora de Dança na Escola Técnica de Artes (UFAL). Doutoranda em Artes (UFMG) onde pesquisa a formação no Tribal. Mestrado em Dança (UFBA). Diretora da Zambak Cia de Dança Tribal ... Clique aqui para ler mais post dessa coluna! >>

[Make Off] Autocuidado: Hidratação

 por Sarah Raquel


Como está sua consistência no autocuidado? 

Seguindo com nossa sequência de autocuidado, vimos sobre o tipo de pele, a limpeza facial e nessa terceira parte é interessante entender a importância da etapa de hidratar o rosto.

Muitas vezes achamos que o ideal que a textura da pele esteja seca, sem oleosidade como vemos nas mídias, porém é nisso que não estamos enxergando. A pele possui textura, marcas e cicatrizes, é impossível conseguir chegar numa pele midiática em um mundo de filtros, harmonizações e procedimentos estéticos.

O ideal é entender que a nossa pele tem que estar hidratada por meios alimentares e muita água, com ajuda de produto hidratante que vai ajudar a regular o nível de sebo que nosso corpo produz naturalmente. Quando retiramos completamente a oleosidade por meio de uma limpeza, o nosso corpo é inteligente e entende que precisamos repor aquela oleosidade, é nessa parte onde precisamos hidratar para não causar um excesso. 

Para a maquiagem, ela se torna uma etapa poderosa, fornecendo uma camada protetora para proteger seu rosto de qualquer produto, além de ajudar a fixar melhor e até dar um realce ainda maior naquela sombra que você tanto gosta. 

Além disso, segue alguns pontos positivos com o uso regulado de um bom creme hidratante facial:

  • Protege o rosto de radicais livres da cidade;

  • Forma uma barreira protetora para receber maquiagem, evitando problemas como acne causada por produtos acumulados;

  • Ajuda a uniformizar sua pele, com as linhas de expressões e também do forte calor do sol.

Em caso de dúvidas, é importante que consulte um dermatologista para indicar os melhores tratamentos para o seu tipo de pele.

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Make Off


Sarah Raquel (Fortaleza-CE) iniciou os estudos em danças orientais com a dança do ventre em 2015 e logo se redescobriu na vertente dark fusion, para melhor se expressar dentro desse estilo buscou estudar tribal fusion e o dark fusion. Clique aqui para ler mais post dessa coluna! >> 

[Estilo Tribal de Ser] Alphonse Mucha e o Tribal: A Beleza como Inspiração

 por Vanessa Froese 
Colaboração especial para coluna Estilo Tribal de Ser
Coordenação: Annamaria Marques

No início de 2021, o Centro Cultural do Banco do Brasil realizou a exposição “Mucha, o Legado da Art Nouveau” no Rio de Janeiro. Como grande admiradora desse artista e sabendo de sua grande influência na estética do Tribal Fusion, visitei a exposição para conhecer um pouco mais seu trabalho e poder observar suas obras de perto. 

Como resultado dessa visita, compartilhei algumas fotos e informações da exposição nos meus stories do Instagram, fazendo um paralelo de alguns posts do Mucha com fotos de dançarinas famosas do Estilo Tribal. Por conta disso, a Annamaria Marques gentilmente me convidou para compartilhar um pouco dessas informações em sua coluna do Coletivo Tribal. Muito obrigada Anninha!!! ❤

De antemão gostaria de informar que não possuo formação em artes, mas irei compartilhar com vocês algumas das minhas pesquisas e observações, além de disponibilizar algumas fontes interessantes para quem quiser conhecer mais sobre esse grande artista.

Alphonse Mucha foi um artista tcheco considerado como um dos grandes expoentes da Art Nouveau do fim do século XIX, cuja obra influencia até os dias de hoje diversos artistas em diferentes partes do mundo.

Conhecido pela criação de seus cartazes de teatro, por seus anúncios de produtos e pelos designs elegantes de painéis decorativos, o artista tinha a beleza como princípio que fundamentava suas teorias e filosofias da arte, ficando especialmente conhecido por seus cartazes de figuras femininas, conhecidas como Musas.

Como legado de ideais do artista, quero chamar a atenção para um ponto que considero importante e que, na minha concepção, faz uma ponte direita para o que vemos nos palcos e para a expressão da arte no Estilo Tribal.

“Mucha acreditava apaixonadamente que a arte é um bem essencial à humanidade e que deveria ser vista, e apreciada pelo máximo de pessoas possível.” Para ele, o objetivo da arte é a expressão da beleza e a missão do artista é colocar beleza no mundo e despertar, com sua mensagem, o interesse do espectador, "comunicar-se com a alma do homem". Embora esse entendimento da arte não seja algo incomum, muitas dançarinas famosas do Estilo Tribal já citaram essa questão como inspiração para criação de suas performances e desenvolvimento de seu estilo como a própria Rachel Brice e Mardi Love (ver referências). 

Além disso, a partir dessa ideia, Mucha demonstrava uma preocupação significativa em democratizar a arte. Segundo o próprio artista: “Eu estava feliz por estar envolvido em arte para as pessoas, e não para salas de estar privadas. Era barata, acessível ao público, encontrando espaço tanto em famílias pobres como em círculos mais abastados.”¹   Mucha acreditava que belas obras de arte elevariam o moral das pessoas e melhorariam sua qualidade de vida. Portanto, ele também acreditava que sua missão como artista era promover a arte para pessoas comuns. Por essa razão, se envolveu na criação de painéis decorativos que seriam amplamente disponíveis ao público.

A partir dessas informações e do incrível trabalho do artista fica um pouco mais fácil compreender porque diversas dançarinas (especialmente de Tribal Fusion) já declararam que se inspiraram no trabalho do Mucha para compor a estética de sua dança. Essa influência fica especialmente clara ao observar os adereços de cabeça dos figurinos de Tribal Fusion, mas certamente não se limitam a apenas esse elemento. A sobreposição das flores, a diversidade e variedade de elementos, o caimento de alguns tecidos nos figurinos e em ensaios fotográficos e a própria postura das dançarinas em determinados momentos parecem ter como inspiração muitas das obras do Mucha.

Seguem abaixo algumas imagens de exemplo:





Rachel Brice e Zoe Jakes


Nagasita, por Christopher Perez



Não é possível saber quais trabalhos exatamente foram inspirados em que, mas acredito que essas imagens podem servir como parâmetro do quanto a estética da nossa dança foi influenciada também por esse movimento artístico e pelo próprio Alphonse Mucha

Dificilmente vocês encontrarão muitas fontes na internet que tracem esse paralelo, porém uma rápida busca no Pinterest apresentará uma série de adereços de tribal à venda com os títulos “Mucha” e “Art Nouveau”. 

Por último (e especialmente importante), gostaria de trazer algumas das fotos do ensaio incrível feito pela Cibelle Souza com o fotógrafo Tiago Lima, fortemente inspirado no trabalho de Alphonse Mucha. Observem que no caso dessas fotos lindíssimas, a Cibelle incluiu também a cauda de tecido para compor as imagens, elemento presente na série “As Artes” de Alphonse Mucha, composto por 4 litografias coloridas a saber: Dança, Poesia, Música e Pintura. 

As Artes (1898)


Quem gostou de conhecer um pouquinho mais sobre esse artista e quiser se aventurar em sua obra, deixo abaixo diversas referências de pesquisa, inclusive a exposição virtual que visitei e ainda está disponível. Recomendo muito, pois o trabalho de Alphonse Mucha é extenso e vai muito além dessa breve demonstração aqui apresentada.

Caso identifiquem mais algumas similaridades, por favor, compartilhem com a gente ;)


Fontes:

¹As citações diretas foram retiradas da exposição Alphonse Mucha: o legado da Art Nouveau.

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Estilo Tribal de Ser

Vanessa Froese (Rio de Janeiro-RJ) é professora e dançarina de Estilo Tribal de Dança do Ventre no Rio de Janeiro com registro profissional pelo SPDRJ (DRT 55966/RJ). Pós graduada em Dança e Consciência Corporal, ministra aulas regulares de Estilo Tribal de Dança do Ventre (Tribal Fusion) desde 2017.É integrante do grupo de FCBD® Style, Zaman Tribal sob a direção de Aline Muhana e, além de manter seus estudos regulares de Tribal Fusion e FCBD® Style, também se dedica ao estudo do Datura Style™ Belly Dance.
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Annamaria Marques (Belo Horizonte-MG)
 é bailarina, professora, produtora do festival Tribal Core, dona do atelier InFusion e diretora da Trupe Andurá de ATS® e da Tribo Dannan de Tribal Fusion de Minas Gerais.Clique aqui para ler mais post dessa coluna! >> 

[Resenhando-SP] Outono: Sonhos e Pesadelos

 por Irene Patelli


Show de aniversário!!!!!!! Nós amamos porque nada melhor que comemorar fazendo aquilo que mais amamos. Eu pelo menos sempre que posso comemoro assim o meu, rsrs.


Primeiro desejamos à Natália Espinosa toda felicidade neste novo ciclo e que venha cheio de transformações maravilhosas!!!!!


Esse show aconteceu online no canal do youtube da própria Natália nos dias 29 e 30 de maio e nos dois dias o evento esteve recheado de apresentações de alunas e convidadas. Eu gostei muito, cada apresentação cheia de personalidade e feitas com muito carinho. Umas mais poéticas, outras divertidas, umas mais obscuras, outras coloridas.Teve apresentação para todo gosto, foi lindo de ver.


Quem já gravou algum vídeo na quarentena sabe que não está fácil pois além de pensar em todo o figurino, maquiagem, acessórios, música e coreografia, agora a gente tem que pensar também no local de filmagem, luz, som ambiente (sim, eu já briguei um bocado com o carro do ovo e as motocas pipocando por aqui, rs), toda a personalização do ambiente, foco da câmera, direção de si e da pessoa que filma, etc. Uma loucura diga-se de passagem.


Neste show foi muito legal ver que a maioria estava em casa, foi uma delícia notar o cuidado de cada uma com tudo, iluminação, figurino, detalhes do ambiente e muito mais, as edições estavam pra lá de ótimas, os cortes, as escolhas de música, as coreografias, desde a mais simples a mais rebuscada, foi muito bom. Fiquei encantada que até pijama foi usado de figurino, a criatividade imperou nesse evento.


Tenho que parabenizar a todas, alunas e convidadas, foi realmente muito bom!


Recomendo que assistam esse evento que foi feito com muito apreço, vide vídeo final das alunas de FCBD da Natália, foi muito lindo ver cada uma na sua casa mas juntas em energia, vibração.

A primeira parte do show contou com:


Helena Amynthas, Lenice Honorato, Isabela Antonelo, Thyara Matos, Márcia Fazion, Laís Belini e Aerith.

Aline Yuki, Ana Luiza Amaral, Jessie Ra’Idah, Larissa Caetano, Gabriela Rodrigues e Paula Braz.



A segunda parte com:


Aline Pires, Mônica Mendes, Bia Mota, Annamaria Marques e Diana Vasconcelos.

A aniversariante e anfitriã do show: Natália Espinosa



Larissa Holland, Carmilla Melusina, Karen Dias, Mari Garavelo, Mariana Quadros, Luisana e Aline Muhana



E as alunas da Natália Espinosa com FCBD₢:





Quem perdeu é só clicar no link e assistir as apresentações dos dois dias:


Parte 1:


Parte 2:




E é isso! Vacininha chegando e torcendo muito para em breve estarmos festejando todes juntos novamente.


E não esqueça de acompanhar as matérias super interessantes das várias colunas do Coletivo Tribal nas redes sociais.


Beijos e até o próximo Resenhando-SP!

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Resenhando-SP


Irene Rachel Patelli (São Paulo-SP) é técnica em dança formada pela Etec de Artes/SP, coreógrafa, bailarina/dançarina, performer, professora de tribal fusion, dark fusion e ATS. Formação em yôga, pesquisadora de ghawazee e zaar. Clique aqui para ler mais post dessa coluna! >>

[Venenum Saltationes] Dark Cabaret - Casa 12

 por Hölle Carogne

 

Em 15/08/2020, estreou (no formato online) a 6ª edição do evento Dark Cabaret.

Dark Cabaret é um espaço voltado para a performance ritual, encabeçado por Bianca Brochier, Hölle Carogne e Patricia Nardelli (ambas de Porto Alegre/RS). Nasce para tratar de temas emocional e socialmente considerados difíceis. Pretende fazer isso através da expressão corporal, sem compromisso com o formato final dos seus trabalhos. Por performance ritual compreende-se o resultado de uma pesquisa que busca na própria psique os símbolos e estados corporais mobilizados por cada tema de investigação e os expõe diante de pessoas que observam, aqui compreendidas enquanto testemunhas de um processo de expurgo.

Em seu terceiro ano de existência o projeto resolveu compartilhar suas práticas e saberes através de um laboratório online e os alunos foram convidados a experimentar essa proposta de criação. Para esta edição do evento, escolheu-se o tema da Casa 12. 

A Casa 12 na astrologia é uma casa considerada maléfica, ou difícil, dado que não faz aspecto com o ascendente, e trata de temas tais como os cárceres, os tormentos e maus espíritos, internações e isolamentos.

Participaram do evento Patricia Nardelli, Danieli Spörl, Countess Lefay, Victor Prôa, Viih Alves, Amanda D'Arc, Julia Webber, João Vitor Dutra, Luana Ducerchi, Deleite, Joana Engel, Monique Xavier Simas, Camila Soufer e Hölle Carogne.

É necessário fazer login (confirmando a maioridade) para assistir ao vídeo, por motivos de nudez e gatilhos.

Aqui você testemunha esse trabalho que permanece tão vivo quanto antes:


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Venenum Saltationes

Hölle Carogne (Porto Alegre-RS) é  a alma por detrás do humano, do rígido. É curiosa, entusiasta e selvagem. Uma admiradora da arte, da dança, da literatura e da música.O "esquisito" a seduz. Seus poemas e seus movimentos estão impregnados de ideologias, de crenças. Compassos pouco convencionais, cheios de misticismo, de oposição, de agressividade.Ocultismo, caos e luxúria sendo mesclados às suas criações e retratados de forma crua, orgânica, uterina.



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