NomaDICAS!

por Valdi Lima | Nomadic Tribal


Dezembro chegou, com todas as suas delicias e expectativas!!! 

É um mês que traz uma magia especial, uma época em que aproveitamos para refletir, agradecer, confraternizar e presentear. E é nessa vibe presenteira que o Nomadic escolheu esse mês para trazer algumas dicas sobre figurino e "arrumação" em geral. 

Nesse texto não vamos falar sobre figurino no contexto raiz do assunto; não vamos falar sobre influência ou origem dos acessórios e vestimentas, mesmo porque se a escolha fosse essa, a melhor pessoa para escrever sobre o assunto seria a Lilian Kawatoko, designer de moda e proprietária da Loja Khalidah. Hoje vamos falar de figurino no sentido dicas e truques!


Dica #1: Cabelos e penteados

No ATS®, vários estilos de "cabelo" são permitidos, porem os queridinhos e mais utilizados são "todo puxado para trás" (estilo balé) ou "franjão bem ajeitado e de lado". Sim, outros são utilizados, como por exemplo partido ao meio, que Carolena Nericcio usa bastante desse modelo. 

Nessa foto temos as integrantes do FCBD® usando penteados diferentes! 

Kristine Adams muitas vezes faz uso de topete! E você sabe fazer um Power topete??? O melhor produto para um topete perfeito e volumoso são os modeladores em pó ou pomadas em pó como também são conhecidas. A alemã Schwarzkopf tem uma linha ótima, que pode ser encontrada em boas perfumarias, lojas de importados ou no Mercado Livre. 

Fonte: Google Imagens

O segredo é não usar muito do produto, do contrário, o cabelo fica tão duro que nenhum pente do mundo tem o dom de entrar! Salpique um pouco nas mãos como se fosse um salzinho mesmo, bata uma mão na outra para espalhar o produto, enfie os dedos entre os cabelos e amasse, depois modele o topete fazendo volume e dando o formato desejado. Finalize com um spray de jato seco (não use um spray comum, vai molhar os fios, fazendo-os pesar e murchar o topete). Essas pomadas em pó são usadas em pouquíssima quantidade, portanto vale o investimento, pois elas duram uma eternidade, parece não acabar nunca, mesmo quando você compartilha com as coleguinhas do grupo. 

IMPORTANTE: ao usar spray de cabelo, proteja joias e bijuterias! O spray interfere no brilho da peça, podendo danifica-la irremediavelmente. O ideal é finalizar cabelo e maquiagem e por ultimo colocar seus acessórios. 

Nomadic usa figurino inspirado nas guerreiras de Valhalla (Khalidah Lojas) e topetes encorpados com Got2b POWDER'ful da marca Schwarzkopf
 
Dica #2: Make up!

O ATS® é uma dança rica em vocabulário próprio e regras que devem ser respeitadas e seguidas para sua fluidez e entrosamento entre as bailarinas, mesmo quando as mesmas não se conhecem nem nunca dançaram juntas. Referente maquiagem, o ATS® também tem suas regras, que podemos conferir no DVD "Tribal Basics Vol.2 Make up and Costume". 

Brilho sempre é bem-vindo, desde que não seja na pele do rosto! Quem tem pele oleosa, alem de usar produtos específicos para seu tipo de pele também pode fazer uso de lenços removedores de oleosidade, também conhecidos como lenço matificante ou lenço anti-brilho, que são umas folhas de papel delicado que absorvem a oleosidade e são perfeitos para quem tem pele oleosa. Basta encostar um lencinho no rosto, pressionando delicadamente, ele absorve a oleosidade sem interferir na sua maquiagem, perfeito para a Zona T (testa, nariz e queixo). Uma caixa de lencinhos custa entre 5 e 20 reais, dependendo da marca, podendo custar muito mais se o produto for importado. Uma dica super econômica é ir ate a papelaria e comprar uma folha de papel de seda, que custa menos do que 1 real, cortar em retângulos (use seu cartão de credito como molde!) e você terá cerca de 100 unidades de lencinhos anti-brilho!

Faça uso de produtos fixadores de maquiagem, que podem ser encontrados em versão água para borrifar ou spray. Depois da make pronta, feche os olhos e borrife uma bruma suave sobre o rosto, ajuda a fixar a maquiagem, a resistir melhor ao calor e ao suor,além de proporcionar uma durabilidade muito maior para sua make!  

Produção e foto: Valdi Lima
Utilize sempre produtos de qualidade, existem ótimos produtos nacionais e importados a nossa disposição, escolha conforme seu poder aquisitivo. Nossa pele é sensível e portanto devemos ter cuidado ao escolher uma boa maquiagem. Produto vencido ou de origem duvidosa são muito prejudiciais a sua pele e a sua saúde!
 
Dica #3: Glitter!

Ainda falando de brilho, mas um brilho bem-vindo! Glitter na make dos olhos é algo que proporciona um super efeito no palco! Existem produtos específicos para fixá-los, como por exemplo o Glitter Glue da marca Too Faced.  Faço uso dele e recomendo, porém não é muito fácil de achar. Uma dica acessível é utilizar qualquer gloss labial (clarinho ou incolor) que você já tenha, e vale ate uma manteiga de cacau liquida. Faça a make dos olhos, passe o gloss no indicador e aplique na pálpebra com batidinhas leves (não esfregue!), em seguida aplique o glitter com pincel ou mesmo com o dedo, ele vai "colar" no gloss e faz com que ele apareça na sua maquiagem muito mais do que se estivesse sem o fixador, que no caso, é o gloss! 



Produção e foto: Valdi Lima
 
Produção e foto: Valdi Lima

Use a dica do gloss para fixar Glitter vermelho nos lábios, garante um efeito poderoso no palco! Aplique o batom e em seguida aplique o gloss, tire o excesso beijando um papel (retirar o excesso de gloss é importante para não ficar uma camada muito grossa de glitter), aplique o glitter sobre o gloss com os dedos, dando leves batidinhas.

 IMPORTANTE: nos olhos ou nos lábios, não “esfregue” o glitter para aplicar, apenas dê leves batidinhas com os dedos, ele adere/fixa fácil!


Dica #4: Bindi

Bindi para mim é algo tão presente no figurino que uma das raras vezes que me esqueci de coloca-lo me senti nua. Também não é raro perder um bindi por conta do suor. Uma dica é colar o bindi com cola de cílios, e a minha preferida é a da marca Duo. Aplique a cola no bindi e o pulo do gato é esperar cerca de quarenta segundos antes de aplicar o bindi em você, nesses quarenta segundos a cola vira uma melequinha mais borrachuda e quando você aplicar o bindi ele não vai escorregar na pele, segure-o delicadamente por um minuto (ou mais, depende do tamanho do bindi). É importante também não "apertar" o bindi contra você, pois a cola vaza pelas bordas dele e vai te dar trabalho para limpar as bordas com um cotonete. Use a cola de cílios também nos bindis de cartela que já vem com cola própria, a cola de cílios resiste melhor ao suor. Após o uso, limpe o verso do bindi, se necessário use um cotonete embebido em demaquilante, seque e guarde para uma próxima vez. A mesma dica de conservação vale para cílios postiços: após o uso, limpe-os delicadamente com demaquilante especifico para a área dos olhos, seque-os e guarde na caixinha própria que veio do fabricante. Eles não são descartáveis e duram muito, se bem cuidados.

 IMPORTANTISSIMO: JAMAIS USE COLA COMUM (DE ESCOLA) NA SUA PELE! 

Foto: Google Imagens


Tem algum brinco levinho com pedra central? Tem um alicate de biju? Parabéns! Você tem um bindi novo! Basta desconectar o anzol/gancho do brinco e cortar a aresta/argolinha com o alicate, se necessário faça uso de uma lixa grossa de unhas para suavizar arestas. Use a cola de cílios e pronto, bindi novo!  
 
Produção e foto: Valdi Lima


Dica #5: Harmonia

Lembrem-se sempre de harmozinar as cores, tanto da maquiagem como do figurino. Escolha uma gama de cores que harmonizem entre si!  

Montar um figurino não significa que você vai vestir todas as peças que tem e todos os acessórios que achar pela frente. É preciso existir uma conexão entre as peças escolhidas, é preciso atentar aos tons que você escolheu, para que o conjunto fique agradável aos olhos e faça você se sentir confortável e confiante.


Dica #6: Snujs

Por ultimo vou deixar uma dica sobre os nossos companheiros indispensáveis no ATS®: os snujs! Dedique aos seus snujs o mesmo cuidado dispensado a voce, cuide da sua aparência e brilho, trate-o com carinho!

Os snujs são fundamentais no ATS®, tanto para marcar o ritmo dos passos como para servir de adorno compondo figurino quando se trata de uma musica lenta. Lembre-se que na maioria do tempo no palco você estará com cotovelos elevados na linha dos ombros, ou seja, seus snujs aparecem nas fotos tanto quanto seu rosto, já tinha pensado nisso? Prefira elásticos de cor preta, os brancos sujam e encardem muito rápido. Atente para a limpeza e o brilho dos seus snujs! Você pode limpar seus snujs com catchup, essa dica eu dei no meu Instagram em Junho desse ano e vou repetir aqui para quem não viu: 

1) Use cerca de cinco gotinhas em cada peça e espalhe, como na foto.
2) Deixe agir por cerca de 15 minutos.
3) Enxague apenas com água corrente e seque com uma toalhinha macia.
4) Finalize dando brilho com uma flanela. 

Pronto!!! Seus snujs ficarão como novos! 

IMPORTANTE: faça um teste na parte de dentro de apenas um dos seus snujs, aplique o catchup em uma pequena área e faça todo o procedimento. Se gostar do resultado, limpe as peças completamente! 

Na foto de baixo, à esquerda, você pode comparar as duas peças: uma limpa e a outra não; e na foto da direita, podemos ver um snuj limpo em destaque. As fotos estão sem filtro para mostrar o resultado com fidelidade.


O texto já ficou muito longo e as dicas não acabaram! Podemos voltar em outra oportunidade para falar mais do assunto, se for do interesse dos leitores!

Desejamos a todos um ótimo final de ano e que 2015 seja um ano repleto de realizações! Que a liberdade de espírito esteja presente na sua vida e a alegria no seu coração! Lililililililili


Créditos:
- Ideias, Dicas e Texto: Valdi Lima**
- Sugestão de tema: Raquel Coelho
-Sugestao de titulo: Carla Bazarian (“NomaDICAS” refere-se a Dicas dadas pelas integrantes Nomadic Tribal)   

**Valdi Lima é Sister Studio FCBD® formada na Califórnia, Comissária de Voo Internacional e apaixonada por cosméticos!



[Índia em Dia] Nrtyagram - Uma paixão pela dança

por Raphael Lopes


Olá, queridos leitores.

Hoje trago uma publicação da revista India Perspectives (vol. 24 2010), traduzida por mim, contando a mágica história da bailarina Protima Bed e sua ecovila dedicado às danças clássicas indianas.



Rodeada pelos bosques verdejantes de Hessargeta, Nrityagram, uma aldeia de dança, trinta milhas longe da cidade de Bangalore, tem um recinto de dez acres e é um paraíso onde dançarinos, músicos, escritores e atores amiúde se reúnem para criar uma sinergia de suas energias criativas, inspirados pela natureza ao seu redor.

Esse projeto foi concebido pela já falecida bailarina Protima Bedi e foi um sonho pouco comum para uma pessoa que foi criada na mais alta sociedade e sob os holofotes do mundo do cinema de Bollywood em Bombaim.

A sua vida foi transformada um dia quando ela foi a um auditório para buscar uma amiga e ficou encantada com a magia do também falecido Guru Kelucharan Mohapatra, dançando Odissi. Não se via a imagem de um bailarino calvo com dentes castanhos, tudo o que ela via era êxtase, a paixão e a graça da dança. Nesse momento ela decidiu que tinha que aprender essa arte, seja como for. Nos bastidores depois do espetáculo, ela abordou o mestre: "Guruji, por favor ensina-me essa dança!"

Olhando para a moça vestida com calças e com o cabelo atado num rabo-de-cavalo o mestre casualmente estabeleceu uma condição: "Se amanhã você estiver vestida tradicionalmente à minha espera na porta de minha casa, então eu vou considerar o seu pedido..."


Acreditando que tinha se livrado daquela "ocidentalizada", Kelucharan se surpreendeu quando na manhã seguinte encontrou Protima sentada nas escadas de sua casa "com a paciência de um monumento", usando um saree e um bindi.

Foi impossível negar tamanha insistência e ele então convidou Protima que se junta-se aos demais alunos, ainda acreditando que seu interesse fosse desaparecer. Mas Protima persistiu e mais tarde ela recebeu a necessária atenção individual para aperfeiçoar sua dança, até ela se transformar numa bailarina conceituada e muito conhecida.

A idéia de criar uma aldeia de dança à maneira da Kalakshetra de Rukmini Devi (que coincidentemente começou a aprender o Bharata Natyam também com 30 anos) longe dos sons e das distrações da cidade tornou-se uma obsessão de Protima alguns anos mais tarde. Persistiu teimosamente até o então chefe do Governo provincial, Ramakrishna Hedge, ceder um terreno que seria usado para produção cinematográfica. "Acho que o ministro ficou tão farto de me ver em todo lado que ia que percebeu que a melhor maneira de se livrar de minha presença era dar-me o terreno rs!", disse Protima.

Se ele não fosse um ministro liberal e inteligente, Nrityagram talvez não teria surgido. Em seguida foram necessários meses de trabalho com o arquiteto Gerard de Cunha para encontrar o financiamento, desenhar e criar pequenas casas para alojamento e um espaço para aulas. Durante muito tempo Protima morou numa modesta tenda que vivia rodeada de serpentes e escorpiões. Á noite, tinha que usar uma lamparina para ir à casa de banho longínqua. Mas ela não desistiu.

Finalmente, foi um momento de grande orgulho em 1990 quando o Nrityagram foi inaugurado no dia 11 de Maio pelo então primeiro ministro V.P. Singh.

Surupa Sen, a principal aluna de Protima, partilhou os seus sonhos e as suas aspirações. Quando Protima veio a falecer inesperadamente num trágico desmoronamento nas montanhas em 1998, Surupa assumiu o seu lugar à cabeça de Nrityagram. Surupa trabalhou com uma outra aluna, Bijayni Satpathy, que era inicialmente aluna de Gangadhar Pradhan. A mente criativa de Surupa e os seus conceitos coreográficos combinados com o talento de Bijayni e de todo o grupo, asseguraram Nrityagram como uma potência no mundo do Odissi.

A escola de Odissi é cada vez mais aclamada e o grupo dos alunos formados pelo Nrityagram já ganhou os melhores louvores. É espantoso ver o número de horas durante as quais esse grupo treina. Com Yoga, Meditação, Artes Marciais, sânscrito, mitologia e literatura, os alunos obtem uma aprendizagem integrada. Artistas de várias disciplinas e coreógrafos diversos visitam o vilarejo, tornando-o um raro ambiente artístico, realçando a interação entre as diferentes artes. Todos os espetáculos refletem cuidadosamente essa excelência.

Os bailarinos também trabalham na horta e cultivo, e isso confere uma qualidade muito especial ao seu treinamento. Kelucharan dizia que o cultivo e a plantação despertam e refinam a sensibilidade artística.

Durante o festival anual VasantaHabba, o espaço chega a receber 40.000 expectadores no auditório ao ar livre para verem os números de música e dança clássicas.

Em 1996 o grupo estreeou sua carreira internacional em Nova Yorque, levando seu espetáculo a diversos palcos. Infelizmente Protima não pode se ausentar de Nrityagram
e faleceu antes de ver a carreira sempre ascendente de seu grupo. Hoje em dia o grupo de Nrityagram já se apresentou nos EUA, no oriente médio e em toda a Europa.

Graças ao financiamento que recebeu do Projeto Nacional de Dança da Fundação das Artes da Nova Inglaterra, e mais recentemente do Teatro Joyce o grupo pode aliar ao renomado estilo tradicional do Guru Kelucharan um maior liberalismo, incluindo elementos contemporâneos em alguns trabalhos. A formação rigorosa que os bailarinos recebem permite uma dança tecnicamente perfeita ao mesmo tempo que graciosa na sua dimensão dramática.

A primeira produção foi o espetáculo "Sri - à procura da Deusa" estreado em 2001. Em seguida o espetáculo "Ansh" inovou a maneira de conceber o formato tradicional do repertório, e em seguida o espetáculo "Espaço Sagrado" homenageou a arquitetura dos templos hindus, sendo premiado em 2005.

Estreou em 2008 o espetáculo "Protima", feito sob encomenda onde a história da fundadora e sua relação com a dança foi abordada, e os críticos o elegeram como um dos melhores espetáculos de dança já produzidos.

Atualmente o Nrityagram conta também com uma sala de exposições e um centro de fisioterapia, e além de receber e hospedar bailarinos residentes o Nrityagram também envia professores para ensinar em aldeias e nas cidades, uma vez que a escola se encontre realmente distante dos centros urbanos
.
Para qualquer bailarino, estudar em Nrityagram é viver e realizar um sonho, é ter a dança e a natureza como amigos íntimos. Esse sonho é possível graças ao esforço de indivíduos que dedicam sua vida à arte e que merecem não apenas o aplauso nos palcos mas todo o apoio possível.



| Baseado no texto de Leela Venkataraman
  ÍNDIA PERSPECTIVAS vol 24 2010

A todos que acompanharam minhas postagens ao longo desse ano para esse blog, e mesmo para aqueles que chegaram agora por aqui, deixo o meu muito obrigado e votos de boas festas e um próspero ano novo.

Namaskar



Destaques Tribais 2014 - Chamada e Regulamento

por Aerith Asgard




Olá pessoal!

Nossa! Como 2014 voou! Já estamos na terceira edição do Destaques Tribais! Então, empolgados? *----*

Este ano vou me orientar pelas dicas que o pessoal postou no formulário de opiniões.Então vamos lá!

Começando com o post de chamada com uma semana de antecedência para ninguém dizer que não foi divulgado,hein? ;)

Segundo, este ano será bem mais rígido do que os anteriores, então, ATENTE-SE AO REGULAMENTO deste post e as regras que sempre coloco antecedendo a enquete! Muito trabalho foi invalidado em 2013 por desatentarem as mesmas. =(

#1) Só entrará na votação vídeos que forem sugeridos na Etapa 1! Não haverá indicação da autora, então, para que seu trabalho esteja nas Categorias Ilustrativas e na Etapa 2 (votação) , tem que fazer barulho! (Lililililiiii!) =P Ou seja, cada estado e sua cena precisam se mobilizar e divulgar suas riquezas! ;)  Essa já é uma etapa preliminar, isto é, se o seu trabalho foi sugerido entrou. Se não foi, não entrou. E a autora não tem nada a ver com isso =P Por isso é importante o engajamento de todos para que seu trabalho apareça, começando pela Etapa 1  - Sugestão do Público, e continuando nas etapas seguintes \o/

#2) Só entrarão na votação vídeos do ano de 2014. Ou seja, mesmo que sua coreografia seja dançada no ano de 2014, MAS tenha sido criada em outro ano, ela será invalidada por não ser um trabalho deste ano. Então enviem vídeos  de trabalhos desenvolvidos exclusivamente este ano.

#3) Colocar o link do vídeo no campo correto! E que o vídeo seja válido, isto é, que a URL seja acessível (não seja "privado" ou "não listado", e sim "público"). Em 2013, alguns links estavam dando mensagem de inválidos e por isso também não entraram na enquete.

#4) Este ano temos algumas categorias novas

Destaque Sala de Aula -  que significa que vamos separar grupos profissionais de grupos de alunos, por não ser muito justo. Então, se o vídeo apresentar palavras como "alunos", "turma", "studio",etc, serão remanejados para a categoria em questão. Esta categoria é para grupo amador. Solistas devem ser remanejados para  " Destaques Revelação"

Além dessa categoria mencionada, teremos: 

Destaque Solo de Percussão Tribal - que APENAS NESTE ANO poderão entrar vídeos de até dois anos atrás (ou seja,2012) , com o intuito de incentivar mais as bailarinas a dançarem ao som de percussão.  

Destaque Fotografia Tribal - que seria uma categoria para as fotos que se destacaram no ano e seus respectivos fotógrafos. Categoria sugerida pela Bety Damballah no formulário de opinião (sempre disponível no término da enquete).

Destaque Hermana Tribal e Destaque Hermana Grupo Tribal - estas duas últimas categorias tem o intuito de conhecermos ainda mais o trabalho realizado na América do Sul. Então, este ano, também estamos abrindo a enquete para que outros países da América do Sul possam participar divulgando seu trabalho no blog =) Claro que o enfoque é o trabalho realizado no nosso país, mas acho importante tal intercâmbio para conhecermos mais o que é realizado no nosso lado , e acredito que muitas de nós quase não conhecem as outras bailarinas e grupos sul-americanos.

#5) Para finalizar, este ano estamos mudando a plataforma da enquete para uma que permita computar apenas um voto por pessoa, permitindo que a enquete se torne mais fiel possível da realidade. Então, este ano estaremos testando-a para ver se ficaremos com a nova ou voltamos ao Google.^^

Além disso, teremos 3 etapas este ano! Mais informações logo abaixo =D

Chamada  |  Duração:1 semana

Texto em questão

Etapa 1- Sugestão do Público  |  Duração: 3 semanas

Começa após 01 de janeiro, por isso, fiquem ligados na fan page.

Aqui vocês irão indicar seus favoritos para cada categoria! 

-Pode indicar mais de uma vez;

- Tem que ser referente ao ano de 2014 em todas as categorias. Se for de outro ano, não será aceito a indicação;

- Na categoria referente a bailarinos e grupos, tem que ter o vídeo da apresentação(link) disponível no Youtube. Caso a referida performance não seja encontrada na busca do site mencionado , este não entrará na 2ª etapa.

- Na categria de figurino, só serão aceitos indicações de figurinos utilizados em 2014.


- Caso seja sugerido mais de um vídeo por grupo ou bailarino(a),a autora remanejará os mesmos para outra categoria ou selecionará o vídeo mais adequado a categoria em questão. O mesmo acontecerá com foto de figurino.

- Esse ano não terá mais  “Indicações da Autora” . Por isso é importante a mobilização dos bailarinos e seus respectivos estados, escolas/estúdios,etc. Vamos mostrar o quão grande e rica é a cena tribal brasileira!


Categorias Ilustrativas | Duração: 10 dias


Esta, para mim, é a principal parte dos Destaques Tribais, pois nesta parte todos os vídeos, fotos e trabalhos sugeridos na Etapa 1 aparecem no blog como um grande painel! O intuito é divulgar de forma igual o trabalho realizado pelo país no ano em questão e conhecermos mais sobre o tribal no Brasil, o qual é tão rico que, muitas vezes, não temos conhecimento pela extensão territorial do mesmo. Com a vinda da internet podemos minimizar essa distância física e nos aproximarmos mais, nos conhecermos mais! Então essa é a oportunidade para sabermos o que rolou no ano de 2014 ;)

A cada dia estarei divulgando uma ou mais categorias. Assim, dará tempo para que o público/leitor assista e/ou conheça o trabalho de cada bailarino(a) , grupo, atelier,etc. O intuito é de você acessar os vídeos indicados, conhecer mais trabalhos de bailarinas que não conhecia, reconhecer talentos e poder dar sua indicações na Etapa 2  de forma mais consciente. 


Etapa  2 - Pré-Votação | Duração: 2 semanas


A partir das indicações realizadas na Etapa 1, será aberta a votação de todas as categorias  e você poderá votar em mais de uma opção na mesma categoria.

Lembrando que é obrigatório colocar o seu estado 9ou país, caso você seja uma hermana ;)), pois isso é importante para termos noção da concentração do público que está votando, se é uma amostragem concentrada em uma região ou se é mais heterogênea. Acredito que também seja importante para os bailarinos terem conhecimento de onde vêm seu público admirador =)


Etapa 3 - Votação  |  Duração: 1 semana

Na Etapa 3 vamos refinar os votos, o que significa que os 5 mais votados de cada categoria da Etapa 2 irão estar na Etapa 3 , com o intuito de tornar os resultados mais precisos.

Apesar de haver a terceira etapa, todos os votos e resultados estarão disponíveis para visualizações no post final, como aconteceu nos anos anteriores.


O resultado escolhido pelo público e será divulgado gráficos para cada categoria, assim todos que estão participando ficam sabendo a opinião do público com relação ao seu trabalho também, e não somente o(s) mais votado(s).

OBS: A duração pode ser alterada sem aviso prévio caso ocorra algum imprevisto.



Entrevista Especial de Aniversário:


Em 2014, a Entrevista Especial de Aniversário do Blog será dedicada a categoria "Destaque Masculino", pois eles ARRASAM E QUEBRAM TUDO DE DEIXAR A GENTE DE BOCA ABERTA. =p  A entrevista será divulgada no mês de março. 

Objetivos:

Lembrando que o objetivo principal da enquete é mostrar todos os trabalhos que foram desenvolvido ao longo de 2014 no país! Assim, fazemos uma retrospectiva dos acontecimentos mais marcante e conhecemos mais sobre a cena tribal brasileira, dando oportunidade também para novos talentos.

Essa também é uma boa oportunidade dos bailarinos/grupos terem um feed-back sobre seu trabalho, com a mobilização e carinho dos fãs  ;)


Para saber mais sobre a enquete, veja mais sobre as edições anteriores:



Espero  que o post tenha esclarecido alguns pontos. Qualquer dúvida, perguntem nos comentários ;)

E bora tribalizar e movimentar esse Brasilzão a fora. Lililililiiiiiii

Notícia Tribal: Novo Clipe da banda Junk Parlor com Gold Star Dance Co.


A banda Junk Parlor lança seu novo clipe "Si Tu Savais" com a colaboração do Gold Star Dance Co., dirigido por Kami Liddle. Contudo, a parceria não acaba por aí! Eles precisam da ajuda de seus fãs para conseguirem lançar seu mais novo álbum e turnê 2015. Para ajudar você precisa entrar no Kickstarter e fazer uma doação até dia 19 de dezembro para que esse projeto se concretize.


Doações:

A Dança Mística de Ivana Caffaratti

por Hölle Carogne

Ivana Caffaratti é uma bailarina argentina, cujo trabalho está voltado para as fusões, o qual está recheado de misticismo e sensibilidade. Entre as bailarinas da atualidade, é uma das minhas maiores inspirações. É uma daquelas artistas completas que emociona o público; que causa arrepios; que se comunica de forma visceral com o espectador; que inspira.

Nesta entrevista, Ivana conta um pouco da sua história e revela à coluna Venenum Saltationes, toda a sua ligação mística com a arte da dança.

Entrevista original em espanhol e tradução livre, logo abaixo.



Venenum Saltationes: Conte-nos um pouco sobre a sua história de vida, falando sobre a pessoa, a mulher e a bailarina Ivana Caffaratti. | ¿Nos puede contar un poco sobre su vida, su historia como mujer y bailarina?

Ivana Caffaratti: Sou argentina, nasci em um pequeno povoado chamado Cruz Alta. Desfrutei a infância com tranqüilidade e muita liberdade. Aos 12 anos me mudei com toda a família para perto da cidade de Córdoba, onde pela primeira vez comecei a estudar dança clássica. Com 16 anos, atravessamos o oceano até Madri, onde descobri a dança oriental enquanto terminava o estudo superior e decidi, então, frequentar a universidade de Psicologia. Com 24 anos decidi viver na Itália, precisamente em Florência, bonita cidade que ofereceu a possibilidade de eu me desenvolver artisticamente como bailarina e converter minha grande paixão na missão da minha vida. Agora, aos meus 40 anos, posso dizer que eu dediquei a minha vida à arte, sobretudo à expressão criativa através do movimento corporal. Sou coreógrafa, professora de dança e yoga, e colaboro em vários projetos artísticos com músicos, bailarinos, fotógrafos e atores.

Soy argentina, he nacido en un pequeño pueblo llamado Cruz Alta. En tranquilidad y grande libertad he disfrutado de mi infancia. A mis 12 años me trasladé con toda la familia cerca de la ciudad de Córdoba, donde por primera vez empiezo a estudiar danza clásica. Con 16 años, cruzamos el charco hasta Madrid, donde descubro la danza oriental mientras termino los estudios superiores y decido de frecuentar la universidad de Psicologia. Con 24 años elijo de vivir en Italia, precisamente en Florencia, hermosa ciudad que me ofrece la posibilidad de desarrollarme artísticamente como bailarina y convertir mi grande pasión en la misión de mi vida. Ahora, a mis 40 años puedo decir de haber dedicado mi vida al arte, sobre todo a la expresión creativa a través del moviminto corporal. Soy coreógrafa, profesora de danza y yoga, y colaboro en varios proyectos artisticos com músicos, bailarines, fotógrafos y actores.



Venenum Saltationes: Você se considera mística ou espiritualista? Tem alguma religião ou crença? | Usted esta en contacto con su espíritu...¿Tiene alguna religión o creencia?

Ivana Caffaratti: Creio no “AMOR” como a força suprema e energia, graças a qual tudo existe. Graças à dança, posso me comunicar de maneira mais evidente com a espiritualidade e entrar em contato com o que não posso compreender racionalmente. Desejo envolver e fundir minha essência com essa força e energia Superior.

Creo en el “AMOR” como la fuerza suprema y energia gracias a la cual todo existe. Gracias a la danza puedo contactar de manera mas evidente con la espiritualidad y entrar en relación con lo que no puedo comprender racionalmente. Deseo acercar y fundir mi esencia con esa fuerza o energia Superior.



Venenum Saltationes: De que forma sua arte expressa seus sentimentos mais profundos? | ¿De qué forma su arte expresa sus sentimientos más profundos?

Ivana Caffaratti: A dança é meu modo de voar tocando a terra... Ela me oferece uma linguagem sincera e profunda de expressão, resultado de constantes buscas interiores. Todo movimento se gera antes como um movimento interno... Emoções, pensamentos ou sensações, e o corpo traduz essa necessidade e esse desejo de comunicação através de um vocabulário que substitui a palavra, feito de forma que se sucedem ao tempo. Meu corpo narra e sua intenção é transmitir. Seu valor terapêutico é imenso, ajudando-me a ser menos desconhecida a mim mesma, sensibilizando minha percepção e afinando meu sentir. O prazer de trabalhar o corpo implica entrar em íntima conexão com cada parte dele.

La danza es mi modo de volar tocando tierra... ella me ofrece un lenguaje sincero y profundo de expresión, resultado de constantes búsquedas interiores. Todo movimiento se genera antes con un movimiento interno... emociones, pensamientos o sensaciones, y el cuerpo traduce esa necesidad o deseo de comunicación a través de un vocabulario que reemplaza la palabra, hecho de formas que se suceden en el tiempo. Mi cuerpo narra y su intencion es transmitir. Su valor terapéutico es inmenso, ayudándome a ser menos desconocida a mi misma, sensibilizando mi percepción y afinando mi sentir. El placer de trabajar el cuerpo implica entrar en íntima conexión con cada parte de él.




Venenum Saltationes: De acordo com a sua página no facebook, sua dança é denominada “Dança Mística”. Fale um pouco a respeito desta denominação e o que ela significa para você. | Su danza viene llamada "Danza Mística". ¿Puede hablarnos de esta denominación y qué significa para usted?

Ivana Caffaratti: Minha experiência me convida a reflexão que o trabalho corporal consciente nos conduz até nosso verdadeiro “Ser”, oferecendo-nos um espaço possível para a mudança e o crescimento. Podemos despertar nosso poder interior ou a força divina através da dança: todos temos a “semente” do místico. A Dança Mística é a dança como processo evolutivo que busca a transcendência, dando um sentido a cada passo nesta existência. É a dança a serviço do Grande Projeto. Aspirar a conseguir a união da alma com o Todo, como uma gota que retorna ao oceano.

Mi experiencia me invita a la reflexión que el trabajo corporal consciente nos conduce hacia nuestro verdadero “Ser”, ofreciéndonos un espacio posible para el cambio y crecimiento. Podemos despertar nuestro poder interior o fuerza divina a través de la danza: todos tenemos la “semilla” de lo místico. La Danza Mística es la danza como proceso evolutivo que busca la trascendencia dando un sentido a cada paso en esta existencia. Es la danza al servicio del Grande Diseño. Aspirar a conseguir la unión del alma con el Todo, como una gota que vuelve al océano.



Venenum Saltationes: De que forma suas ideologias, crenças e práticas místicas influenciam em suas criações artísticas? | ¿De qué forma sus ideologías, creencias y prácticas místicas influencian sus creaciones artísticas?

Ivana Caffaratti: Faz tempo que pratico com muito entusiasmo as Danças Sagradas de Gurdjieff. Estes movimentos são um meio para descobrir o que somos, estimulando a capacidade de estar “presentes” no momento e de transportar esta condição a nossa vida cotidiana. Quando crio uma dança busco essa verdade que tem a ver com a sensibilidade, o silêncio interior, a abertura do coração, de maneira que o movimento, o gesto, seja autêntico e justo. É uma busca do essencial, removendo tudo o que sobra. Com estas práticas nosso corpo se converte em ponte entre o aspecto humano e divino do homem. Também estes exercícios têm me ajudado a perceber a mecanicidade que escraviza o ser humano, seja a nível físico, mental e emocional. O trabalho consiste em transformar energias densas em energias mais sutis, liberando nosso corpo de tensões e limitações que representam um obstáculo para a liberdade.

Hace tiempo que practico con mucho entusiasmo las Danzas Sagradas de Gurdjieff. Estos movimientos son un medio para descubrir lo que somos, estimulando la capacidad de estar “presentes” en el momento y de llevar esta condición a nuestra vida cotidiana. Cuando creo una danza busco esa verdad que tiene que ver con la sensibilidad, el silencio interior, la apertura del corazón, de manera que el movimiento o gesto sea auténtico y justo. Es una búsqueda de lo esencial, quitando todo lo que sobra. Con estas prácticas nuestro cuerpo se convierte en puente entre el aspecto humano y divino del hombre. También estos ejercicios me han ayudado a darme cuenta de la mecanicidad que esclaviza el ser humano, sia a nivel físico, mental y emocional. El trabajo consiste en transformar energías densas en energías mas sutiles, liberando nuestro cuerpo de tensiones y limitaciones que representan un obstáculo hacia la libertad.

 

Venenum Saltationes: Ao ver uma coreografia de sua criação é possível identificar uma fusão de vários estilos de dança. Como você vê o seu estilo pessoal de dança? | Al ver sus coreografías es posible identificar una fusión de estilos. ¿Cómo ve usted personalmente su estilo de danza?

Ivana Caffaratti: Meu estilo é muito pessoal e em constante evolução. Minha forma de dançar diz muito sobre minha experiência de vida. O repertório de técnicas que tenho a disposição me permite relacionar-me de maneira nova e diversa cada vez que preparo uma nova dança. Na minha jornada eu encontrei a dança clássica, a dança Bharatanatyam, a dança oriental, a dança contemporânea, as danças de Gurdjieff, o yoga e o tango...

Mi estilo es muy personal y en constante evolución. Mi forma de bailar dice mucho de mi experiencia de vida. El repertorio de técnicas que tengo a disposición me permite de relacionarme de manera nueva y diversa cada vez que preparo una nueva danza. En mi recorrido he encontrado la danza clásica, la danza Bharatanatyam, la danza oriental, la danza contémporanea, las danzas de Gurdjieff, el yoga y el tango...


Venenum Saltationes: É possível notar em seus trabalhos algumas intenções e significados místicos. Você usa algum tipo de simbologia para criar suas coreografias? | Es posible notar en sus trabajos algunas intenciones y significados místicos. ¿Utiliza algún tipo de simbologia para crear sus coreografías?

Ivana Caffaratti: Para criar minhas coreografias busco a “Inspiração”. Pode ser uma música, a leitura de uma poesia (adoro a poesia Sufi), a visão de uma imagem ou um sentimento que nesse momento me representa. Reconheço que vou por um caminho justo quando sinto fluidez, tudo se encaixa como peças de um quebra-cabeça. O que aparece em minhas danças é fruto de algo muito natural, que tem a ver com a conexão com a sabedoria universal e expansão de nosso estado vibracional.

Para crear mis coreografías busco la “Inspiración”. Puede ser una música, la lectura de una poesía (adoro la poesía Sufi), la visión de una imágen o un sentimiento que en ese momento me representa. Reconozco que voy por el camino justo cuando siento fluidez, todo encaja como las piezas de un puzzle. Lo que aparece en mis danzas es fruto de algo muy natural, que tiene que ver con la conexion con la sabiduria universal y expansión de nuestro estado vibracional.



Venenum Saltationes: Como você se sente quando está dançando? O que passa em sua cabeça e em seu corpo no momento da dança? | ¿Cómo se siente cuando danza?

Ivana Caffaratti: Quando danço me sinto em uma condição muito especial. São momentos onde percebo a maravilha da vida, onde estou no “aqui e agora”, onde minha mente se acalma e faz silêncio. Dançar me dá esperança e coragem, me dôo completamente e sinto que me dissolvo no ar... Minha alma é livre.

Cuando danzo me siento en una condición muy especial. Son momentos donde advierto la maravilla de la vida, donde estoy en el “aqui y ahora”, donde mi mente se calma y hace silencio. Danzar me da esperanza y coraje, me dono completamente y siento que me disuelvo en el aire... mi ánima es libre.



Venenum Saltationes: O nome desta coluna é “Venenum Saltationes”, que significa “O Veneno da Dança”. Este termo revela a dança como um entorpecente, um psicotrópico, que altera as percepções físicas e eleva o espírito. O que você pensa sobre este conceito? Você acha que é possível transcender através da dança? | El nombre de esta columna es "Venenum Saltationes" que significa "Veneno de Danza", es decir, la capacidad de la danza de alterar las percepciones físicas y elevar el espíritu. ¿Usted cree que es posible trascender a través de la danza?

Ivana Caffaratti: Sim, é possível transcender através da dança... Esse é o seu poder! Podemos sentir as nobres virtudes que nos habitam, nos sentimos seres “melhores”, deixamos de lado nosso ego e entramos na corrente de amor e gratidão para cada coisa.


Sí, es posible trascender a través de la danza... ese es su poder! Podemos sentir la virtudes nobles que nos habitan, nos sentimos seres “mejores”, dejamos a un lado nuestro ego y entramos en la corriente de amor y gratitud hacia cada cosa.



Venenum Saltationes: Deixe-nos com alguns de seus trabalho (vídeos do youtube) que demonstrem suas crenças e ideologias ou o conceito místico impregnado na sua dança.
Ivana Caffaratti: | ¿Puede explicarnos a través de sus videos las ideas, creencias o inspiración de sus danza?

Fiabesque In Cerca di Terra – Ivana Caffaratti: 


Este vídeo é uma homenagem à natureza. A imagem projetada atrás é de um quadro que foi pintado por minha mãe, então essa dança nasceu através desta obra de arte. Foi emocionante unir-me à ela através de nossas paixões: a dança e a pintura.

Este video es un homenaje a la naturaleza. La imagen proyectada detras es un cuadro que ha pintado mi madre, asique la danza nacio a traves de su opera artistica. Fue emocionante unirme a ella a traves de nuestras pasiones: la danza y la pintura.


Kirvani – Ivana Caffaratti: 


Esta dança é muito especial... Adoro o som do instrumento que toca o meu querido amigo e companheiro de trabalho Daniele Dubbini: flauta "Bansuri". É totalmente hipnótico e me faz voar...

Esta danza es muy especial... adoro el sonido del instrumento que toca mi querido amigo y compañero de trabajo Daniele Dubbini: flauta "Bansuri". Es totalmente hipnotico y me hace volar...


Movements of my Soul – Atma – Ivana Caffaratti: 


Uma de minhas primeiras danças! Uma fusão com elementos de dança hindu... Tenho muitíssimo carinho por esta coreografia!

Una de mis primeras danzas! Una fusion con elementos de danza hindu... tengo muchisimo cariño a esta coreografia!

Contato:


Ivana, foi um imenso prazer conhecê-la um pouco melhor e descobrir uma arte tão cheia de sensibilidade e paixão. Em nome da Coluna e do Blog, agradeço a tua disposição em desvelar-se de forma tão encantadora! És um exemplo de entrega e devoção!



Make-Off por Niha Carteña


Make-Off
Niha Carteña - Santos-SP, Brasil

Sobre a Seção:

A minha ideia é passar dicas e ideias praticas e rápidas de make, estando mais elaboradas quando rápidas e de boa duração, para as apresentações. A seção pode ser tanto com dicas, quanto com video-aulas ou foto-tutoriais de makes. Afinal de contas, Sempre gostei de eu mesma fazer minhas makes e isso também faz parte da apresentação!

Sobre Niha Carteña:

Olá queridas!
Tudo bem? 


Antes de mais nada deixe- me apresentar, me chamo Niha Carteña , e na realidade eu não tenho muito contato com o Bellydance ou Tribal. Meu contato com a dança veio através da Dança do Ventre e Flamenco do qual pratiquei desde os 8 anos deidade. Infelizmente aos 18 precisei parar meus estudos na dança,por varios motivos e hoje retorno a ter esse contato com a Dança apartir do convite da Aerith a fazer parte das colaboradoras do blog *_*.

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