A Dança Mística de Ivana Caffaratti

por Hölle Carogne

Ivana Caffaratti é uma bailarina argentina, cujo trabalho está voltado para as fusões, o qual está recheado de misticismo e sensibilidade. Entre as bailarinas da atualidade, é uma das minhas maiores inspirações. É uma daquelas artistas completas que emociona o público; que causa arrepios; que se comunica de forma visceral com o espectador; que inspira.

Nesta entrevista, Ivana conta um pouco da sua história e revela à coluna Venenum Saltationes, toda a sua ligação mística com a arte da dança.

Entrevista original em espanhol e tradução livre, logo abaixo.



Venenum Saltationes: Conte-nos um pouco sobre a sua história de vida, falando sobre a pessoa, a mulher e a bailarina Ivana Caffaratti. | ¿Nos puede contar un poco sobre su vida, su historia como mujer y bailarina?

Ivana Caffaratti: Sou argentina, nasci em um pequeno povoado chamado Cruz Alta. Desfrutei a infância com tranqüilidade e muita liberdade. Aos 12 anos me mudei com toda a família para perto da cidade de Córdoba, onde pela primeira vez comecei a estudar dança clássica. Com 16 anos, atravessamos o oceano até Madri, onde descobri a dança oriental enquanto terminava o estudo superior e decidi, então, frequentar a universidade de Psicologia. Com 24 anos decidi viver na Itália, precisamente em Florência, bonita cidade que ofereceu a possibilidade de eu me desenvolver artisticamente como bailarina e converter minha grande paixão na missão da minha vida. Agora, aos meus 40 anos, posso dizer que eu dediquei a minha vida à arte, sobretudo à expressão criativa através do movimento corporal. Sou coreógrafa, professora de dança e yoga, e colaboro em vários projetos artísticos com músicos, bailarinos, fotógrafos e atores.

Soy argentina, he nacido en un pequeño pueblo llamado Cruz Alta. En tranquilidad y grande libertad he disfrutado de mi infancia. A mis 12 años me trasladé con toda la familia cerca de la ciudad de Córdoba, donde por primera vez empiezo a estudiar danza clásica. Con 16 años, cruzamos el charco hasta Madrid, donde descubro la danza oriental mientras termino los estudios superiores y decido de frecuentar la universidad de Psicologia. Con 24 años elijo de vivir en Italia, precisamente en Florencia, hermosa ciudad que me ofrece la posibilidad de desarrollarme artísticamente como bailarina y convertir mi grande pasión en la misión de mi vida. Ahora, a mis 40 años puedo decir de haber dedicado mi vida al arte, sobre todo a la expresión creativa a través del moviminto corporal. Soy coreógrafa, profesora de danza y yoga, y colaboro en varios proyectos artisticos com músicos, bailarines, fotógrafos y actores.



Venenum Saltationes: Você se considera mística ou espiritualista? Tem alguma religião ou crença? | Usted esta en contacto con su espíritu...¿Tiene alguna religión o creencia?

Ivana Caffaratti: Creio no “AMOR” como a força suprema e energia, graças a qual tudo existe. Graças à dança, posso me comunicar de maneira mais evidente com a espiritualidade e entrar em contato com o que não posso compreender racionalmente. Desejo envolver e fundir minha essência com essa força e energia Superior.

Creo en el “AMOR” como la fuerza suprema y energia gracias a la cual todo existe. Gracias a la danza puedo contactar de manera mas evidente con la espiritualidad y entrar en relación con lo que no puedo comprender racionalmente. Deseo acercar y fundir mi esencia con esa fuerza o energia Superior.



Venenum Saltationes: De que forma sua arte expressa seus sentimentos mais profundos? | ¿De qué forma su arte expresa sus sentimientos más profundos?

Ivana Caffaratti: A dança é meu modo de voar tocando a terra... Ela me oferece uma linguagem sincera e profunda de expressão, resultado de constantes buscas interiores. Todo movimento se gera antes como um movimento interno... Emoções, pensamentos ou sensações, e o corpo traduz essa necessidade e esse desejo de comunicação através de um vocabulário que substitui a palavra, feito de forma que se sucedem ao tempo. Meu corpo narra e sua intenção é transmitir. Seu valor terapêutico é imenso, ajudando-me a ser menos desconhecida a mim mesma, sensibilizando minha percepção e afinando meu sentir. O prazer de trabalhar o corpo implica entrar em íntima conexão com cada parte dele.

La danza es mi modo de volar tocando tierra... ella me ofrece un lenguaje sincero y profundo de expresión, resultado de constantes búsquedas interiores. Todo movimiento se genera antes con un movimiento interno... emociones, pensamientos o sensaciones, y el cuerpo traduce esa necesidad o deseo de comunicación a través de un vocabulario que reemplaza la palabra, hecho de formas que se suceden en el tiempo. Mi cuerpo narra y su intencion es transmitir. Su valor terapéutico es inmenso, ayudándome a ser menos desconocida a mi misma, sensibilizando mi percepción y afinando mi sentir. El placer de trabajar el cuerpo implica entrar en íntima conexión con cada parte de él.




Venenum Saltationes: De acordo com a sua página no facebook, sua dança é denominada “Dança Mística”. Fale um pouco a respeito desta denominação e o que ela significa para você. | Su danza viene llamada "Danza Mística". ¿Puede hablarnos de esta denominación y qué significa para usted?

Ivana Caffaratti: Minha experiência me convida a reflexão que o trabalho corporal consciente nos conduz até nosso verdadeiro “Ser”, oferecendo-nos um espaço possível para a mudança e o crescimento. Podemos despertar nosso poder interior ou a força divina através da dança: todos temos a “semente” do místico. A Dança Mística é a dança como processo evolutivo que busca a transcendência, dando um sentido a cada passo nesta existência. É a dança a serviço do Grande Projeto. Aspirar a conseguir a união da alma com o Todo, como uma gota que retorna ao oceano.

Mi experiencia me invita a la reflexión que el trabajo corporal consciente nos conduce hacia nuestro verdadero “Ser”, ofreciéndonos un espacio posible para el cambio y crecimiento. Podemos despertar nuestro poder interior o fuerza divina a través de la danza: todos tenemos la “semilla” de lo místico. La Danza Mística es la danza como proceso evolutivo que busca la trascendencia dando un sentido a cada paso en esta existencia. Es la danza al servicio del Grande Diseño. Aspirar a conseguir la unión del alma con el Todo, como una gota que vuelve al océano.



Venenum Saltationes: De que forma suas ideologias, crenças e práticas místicas influenciam em suas criações artísticas? | ¿De qué forma sus ideologías, creencias y prácticas místicas influencian sus creaciones artísticas?

Ivana Caffaratti: Faz tempo que pratico com muito entusiasmo as Danças Sagradas de Gurdjieff. Estes movimentos são um meio para descobrir o que somos, estimulando a capacidade de estar “presentes” no momento e de transportar esta condição a nossa vida cotidiana. Quando crio uma dança busco essa verdade que tem a ver com a sensibilidade, o silêncio interior, a abertura do coração, de maneira que o movimento, o gesto, seja autêntico e justo. É uma busca do essencial, removendo tudo o que sobra. Com estas práticas nosso corpo se converte em ponte entre o aspecto humano e divino do homem. Também estes exercícios têm me ajudado a perceber a mecanicidade que escraviza o ser humano, seja a nível físico, mental e emocional. O trabalho consiste em transformar energias densas em energias mais sutis, liberando nosso corpo de tensões e limitações que representam um obstáculo para a liberdade.

Hace tiempo que practico con mucho entusiasmo las Danzas Sagradas de Gurdjieff. Estos movimientos son un medio para descubrir lo que somos, estimulando la capacidad de estar “presentes” en el momento y de llevar esta condición a nuestra vida cotidiana. Cuando creo una danza busco esa verdad que tiene que ver con la sensibilidad, el silencio interior, la apertura del corazón, de manera que el movimiento o gesto sea auténtico y justo. Es una búsqueda de lo esencial, quitando todo lo que sobra. Con estas prácticas nuestro cuerpo se convierte en puente entre el aspecto humano y divino del hombre. También estos ejercicios me han ayudado a darme cuenta de la mecanicidad que esclaviza el ser humano, sia a nivel físico, mental y emocional. El trabajo consiste en transformar energías densas en energías mas sutiles, liberando nuestro cuerpo de tensiones y limitaciones que representan un obstáculo hacia la libertad.

 

Venenum Saltationes: Ao ver uma coreografia de sua criação é possível identificar uma fusão de vários estilos de dança. Como você vê o seu estilo pessoal de dança? | Al ver sus coreografías es posible identificar una fusión de estilos. ¿Cómo ve usted personalmente su estilo de danza?

Ivana Caffaratti: Meu estilo é muito pessoal e em constante evolução. Minha forma de dançar diz muito sobre minha experiência de vida. O repertório de técnicas que tenho a disposição me permite relacionar-me de maneira nova e diversa cada vez que preparo uma nova dança. Na minha jornada eu encontrei a dança clássica, a dança Bharatanatyam, a dança oriental, a dança contemporânea, as danças de Gurdjieff, o yoga e o tango...

Mi estilo es muy personal y en constante evolución. Mi forma de bailar dice mucho de mi experiencia de vida. El repertorio de técnicas que tengo a disposición me permite de relacionarme de manera nueva y diversa cada vez que preparo una nueva danza. En mi recorrido he encontrado la danza clásica, la danza Bharatanatyam, la danza oriental, la danza contémporanea, las danzas de Gurdjieff, el yoga y el tango...


Venenum Saltationes: É possível notar em seus trabalhos algumas intenções e significados místicos. Você usa algum tipo de simbologia para criar suas coreografias? | Es posible notar en sus trabajos algunas intenciones y significados místicos. ¿Utiliza algún tipo de simbologia para crear sus coreografías?

Ivana Caffaratti: Para criar minhas coreografias busco a “Inspiração”. Pode ser uma música, a leitura de uma poesia (adoro a poesia Sufi), a visão de uma imagem ou um sentimento que nesse momento me representa. Reconheço que vou por um caminho justo quando sinto fluidez, tudo se encaixa como peças de um quebra-cabeça. O que aparece em minhas danças é fruto de algo muito natural, que tem a ver com a conexão com a sabedoria universal e expansão de nosso estado vibracional.

Para crear mis coreografías busco la “Inspiración”. Puede ser una música, la lectura de una poesía (adoro la poesía Sufi), la visión de una imágen o un sentimiento que en ese momento me representa. Reconozco que voy por el camino justo cuando siento fluidez, todo encaja como las piezas de un puzzle. Lo que aparece en mis danzas es fruto de algo muy natural, que tiene que ver con la conexion con la sabiduria universal y expansión de nuestro estado vibracional.



Venenum Saltationes: Como você se sente quando está dançando? O que passa em sua cabeça e em seu corpo no momento da dança? | ¿Cómo se siente cuando danza?

Ivana Caffaratti: Quando danço me sinto em uma condição muito especial. São momentos onde percebo a maravilha da vida, onde estou no “aqui e agora”, onde minha mente se acalma e faz silêncio. Dançar me dá esperança e coragem, me dôo completamente e sinto que me dissolvo no ar... Minha alma é livre.

Cuando danzo me siento en una condición muy especial. Son momentos donde advierto la maravilla de la vida, donde estoy en el “aqui y ahora”, donde mi mente se calma y hace silencio. Danzar me da esperanza y coraje, me dono completamente y siento que me disuelvo en el aire... mi ánima es libre.



Venenum Saltationes: O nome desta coluna é “Venenum Saltationes”, que significa “O Veneno da Dança”. Este termo revela a dança como um entorpecente, um psicotrópico, que altera as percepções físicas e eleva o espírito. O que você pensa sobre este conceito? Você acha que é possível transcender através da dança? | El nombre de esta columna es "Venenum Saltationes" que significa "Veneno de Danza", es decir, la capacidad de la danza de alterar las percepciones físicas y elevar el espíritu. ¿Usted cree que es posible trascender a través de la danza?

Ivana Caffaratti: Sim, é possível transcender através da dança... Esse é o seu poder! Podemos sentir as nobres virtudes que nos habitam, nos sentimos seres “melhores”, deixamos de lado nosso ego e entramos na corrente de amor e gratidão para cada coisa.


Sí, es posible trascender a través de la danza... ese es su poder! Podemos sentir la virtudes nobles que nos habitan, nos sentimos seres “mejores”, dejamos a un lado nuestro ego y entramos en la corriente de amor y gratitud hacia cada cosa.



Venenum Saltationes: Deixe-nos com alguns de seus trabalho (vídeos do youtube) que demonstrem suas crenças e ideologias ou o conceito místico impregnado na sua dança.
Ivana Caffaratti: | ¿Puede explicarnos a través de sus videos las ideas, creencias o inspiración de sus danza?

Fiabesque In Cerca di Terra – Ivana Caffaratti: 


Este vídeo é uma homenagem à natureza. A imagem projetada atrás é de um quadro que foi pintado por minha mãe, então essa dança nasceu através desta obra de arte. Foi emocionante unir-me à ela através de nossas paixões: a dança e a pintura.

Este video es un homenaje a la naturaleza. La imagen proyectada detras es un cuadro que ha pintado mi madre, asique la danza nacio a traves de su opera artistica. Fue emocionante unirme a ella a traves de nuestras pasiones: la danza y la pintura.


Kirvani – Ivana Caffaratti: 


Esta dança é muito especial... Adoro o som do instrumento que toca o meu querido amigo e companheiro de trabalho Daniele Dubbini: flauta "Bansuri". É totalmente hipnótico e me faz voar...

Esta danza es muy especial... adoro el sonido del instrumento que toca mi querido amigo y compañero de trabajo Daniele Dubbini: flauta "Bansuri". Es totalmente hipnotico y me hace volar...


Movements of my Soul – Atma – Ivana Caffaratti: 


Uma de minhas primeiras danças! Uma fusão com elementos de dança hindu... Tenho muitíssimo carinho por esta coreografia!

Una de mis primeras danzas! Una fusion con elementos de danza hindu... tengo muchisimo cariño a esta coreografia!

Contato:


Ivana, foi um imenso prazer conhecê-la um pouco melhor e descobrir uma arte tão cheia de sensibilidade e paixão. Em nome da Coluna e do Blog, agradeço a tua disposição em desvelar-se de forma tão encantadora! És um exemplo de entrega e devoção!



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...