[Resenhando-AL] Tribal na 10ª Universidança UFAL

por Ana Clara Oliveira

Divulgação da 10ª Universidança UFAL
(Fonte: @universidancaufal)



A matéria apresenta a participação do estilo Tribal de Dança do Ventre ou Fusão Tribal (carinhosamente Tribal) no evento 10ª Universidança – Semana Acadêmica do Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Alagoas, nos dias 02 a 09 de agosto de 2020. Na tripla função de artista-professora-pesquisadora, desenvolvi as seguintes ações no evento: comunicação oral; oficina e apresentação artística. 


Divulgação da 10ª Universidança UFAL
(Fonte: @universidancaufal)


Antes de discorrer sobre as minhas atividades, considero importante localizar brevemente a Universidança em 2020 para vocês: “criada em 2009, a Semana Acadêmica do Curso de Licenciatura em Dança – Universidança, é um evento anual de extensão para apresentar, divulgar e promover o Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Alagoas” (UNIVERSIDANÇA, online). Na 10ª edição, devido a pandemia do COVID-19 e de acordo com as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), o evento ocorreu de modo online através das plataformas virtuais e com inscrições pelo sistema UFAL SIGAA. 

Diante disso, o momento mais esperado. Afinal, nós atuamos no Tribal. E sabemos o quanto é importante ocupar todos os espaços com muita resistência, crítica e criatividade, inclusive na universidade pública (na coluna “Formação” posso desenvolver melhor esse aspecto). Como de costume, marco a presença do Tribal na Universidança. Para a edição 2020, desenvolvi a comunicação oral de 15 minutos intitulada “O Pós-colonial e o Decolonial no estilo Tribal de Dança do Ventre”, seguida de um debate onde os participantes inscritos no evento levantaram perguntas, provocações críticas e considerações relevantes. Abaixo, a divulgação:

Divulgação da 10ª Universidança UFAL
(Fonte: @universidancaufal)

Ofertei a oficina “Fundamentos do Tribal Fusion na formação do Artista da Dança”. Nela, atuantes do Tribal participaram na condição de estudante. Contudo, a atividade foi aberta ao público em geral, então é sempre uma grande responsabilidade ensinar nossa dança para pessoas que não necessariamente possuem um repertório de Tribal ou Dança do Ventre. Em razão disso, escolhi o tema dos fundamentos com o intuito de introduzir princípios das práticas, técnicas e improvisações do Tribal. Foram dias calorosos! Segue abaixo o card da oficina.

Divulgação da 10ª Universidança UFAL
(Fonte: @universidancaufal)


A participação artística se deu na reapresentação da coreografia “Em que tempo a sua dança está?” Alguns de vocês já apreciaram, porém deixo o link diretamente do canal Universidança UFAL para os que nunca viram:

Ah! Não esqueçam de curtir e se inscrever no referido canal. 

Para maiores informações sobre o processo de criação do solo, sugiro a matéria que elaborei no [Resenhando-AL] 1, 2, 3... Gravando! Um solo na Caravana Tribal Nordeste! É só clicar aqui: https://coletivotribal.blogspot.com/2021/04/resenhando-al-1-2-3-gravando-um-solo-na.html


Bem, com uma programação vasta, inteiramente gratuita e rica, a 10ª Universidança contou com oficinas, apresentações artísticas e comunicações orais de participantes das diferentes localidades brasileiras. De antemão, não vou conseguir mencionar todos os participantes e convidados, mas com ternura afirmo que os seus trabalhos foram fundamentais para a promoção da Dança como campo de conhecimento. Cito alguns nomes: Alexandre Américo, Helena Katz, Jurandir Bozo, Jessé Batista, Nanna Buarque, Mariana Camarote e Joyce Barbosa (convidadas, convidados e convidades da Universidança).

Finalizo a matéria com uma novidade: vem aí o 11ª Universidança UFAL! De 07 a 11 de fevereiro 2022. Salvem estas datas! Todas, todos e todes poderão participar. Não esqueçam: é GRATUITO. O regulamento se encontra aqui: https://linktr.ee/Universidanca .

Agradeço a equipe do Universidança UFAL, em especial, a querida colega Isabelle Rocha, coordenadora e também professora da Licenciatura em Dança UFAL. Parabéns pelo grandioso evento! “Simbora”!

Viva o Tribal!

Viva a Universidança UFAL!

Viva a universidade pública!

 ______________________________________________________________________________

Resenhando-AL


Ana Clara Oliveira (Maceió-AL) é dançarina e pesquisadora do estilo Tribal de Dança do Ventre. Professora de Dança na Escola Técnica de Artes (UFAL). Doutoranda em Artes (UFMG) onde pesquisa a formação no Tribal. Mestrado em Dança (UFBA). Diretora da Zambak Cia de Dança Tribal ... Clique aqui para ler mais post dessa coluna! >>
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...