[Resenhando-PA] FestDunya 2021 – De um Sonho ao Festival – Primeiro Festival de Danças Arabes Orientais de Ananindeua

 por Pan Lira

Entre os dias 29 e 31 ocorreu o primeiro FestDunya, organizado (e sonhado) e realizado por Coral Farias, Garbiela Shearazade e Lunna Suad, no municipio de Ananideua, na região Metropolitana de Belém, a sua idealização seria para integrar diversas modalidades de danças orientais – Danças Ciganas, Dança Indiana, Dança do Ventre e Estilo Tribal. Ananindeua é o local que reside diversas bailarinas e profissionais das danças orientais de nossa região, que geralmente precisam se deslocar aos eventos realizados em Belém, ainda que haja uma proximidade e um deslocamento de tempo de 1 hora de um centro para o outro, as organizadoras por serem de Ananindeua optaram por realizar o FestDunya no conjunto da Cidade Nova, que fica em um bairro de Ananindeua.   

O festival foi maturado, seu projeto inicial seria para o dia 30 de setembro de 2020, porém devido o estouro da pandemia, houve a necessidade do adiamento para o ano de 2021. Ainda assim, dia 07 de fevereiro deste ano, Coral realizou uma live em no perfil do Instagram do FestDunya que contou com diversas modalidades do universo das danças orientais, com Jessie Ra’idah marcando presença com Tribal Fusion, Ananda Govinda com dança indiana e eu, Pan Lira, com uma fusão em Dança Cigana.

As datas de realização das modalidades do evento foram escolhidas em outubro, como do como disse Coral para mim “Outubro - Samhain - fechamento de ciclos. Entao essa seria a data do Festival 29, 30 e 31”. Acontecendo de uma forma hibrida com workshops on-line de dança do ventre com profissionais de fora do Estado do Pará e tendo no dia 30 de outubro, seu evento presencial com show de gala, mostra de danças árabes orientais e fusões com bailarinas amadoras e profissionais da Região Metropolitana de Belém e concurso de dança do ventre. Não apenas o evento foi um sonho realizado para as organizadoras, mas foi uma realização para a dançarina de Tribal Fusion, Dayane Macedo, em sua primeira apresentação em solo de Tribal Fusion.

“Quando decidi criar uma performance de Tribal Fusion, gostaria que ela trouxesse uma teatralidade e emoção, escolhi performar uma música que sempre quis criar algo para ela, porém, por ser do nível básico eu não sabia muito bem como faria, a música escolhida era: El tango de Roxane do filme Moulin Rouge. Estava com essa ideia na cabeça a mais ou menos um mês antes de surgir a oportunidade de apresentar-me no FestDunya, onde, uma das organizadoras do evento perguntou se eu não gostaria de me apresentar. Vi nesse evento o momento de apresentar o Tribal e a criação desta performance, pois, aqui em nosso estado o Tribal Fusion não é muito conhecido, e apesar de ser praticante também de outros estilos de danças orientais eu escolhi apresentar o Tribal, para ser prestigiado e mais divulgado aqui em nosso Estado. Fui até a minha professora de danças orientais Pan Lira, e pedi sua orientação, no qual a mesma me deu total apoio e ajuda na limpeza de meus movimentos, foi um mês de criação e ensaios até a finalização e apresentação no meu primeiro festival. No início me senti muito insegura pois nunca havia criado algo para apresentar, mas com a ajuda da minha professora tudo foi se acertando e eu fui me acalmando, quando vi e dancei a performance pronta me senti muito realizada na minha arte, principalmente depois da apresentação, no qual recebi muitos elogios e reconhecimento de pessoas que até então nem conhecia, e pra mim isso é muito gratificante ser do nível básico e ter conseguido criar algo que tocou pessoas, com isso, pretendo seguir em frente na minha arte e aperfeiçoa-la cada vez mais.”  

Assim encerro minha resenha deste mês, com o coração alegre, falando para semearmos sonhos e deixá-los florescer e dançar.

Até a próxima.  

 _____________________________________________________________________________

Resenhando-PA

Pan Lira, natural de (Belém-PA) , professora, pesquisadora e dançarina  Tribal Fusion, Danças Ciganas e Dança Oriental, apaixonada por fusões, e desenvolve pesquisa em danças regionais nortistas e das danças afro-religiosas das Yabás, desenvolvendo sua própria de fusão com danças Paraenses chamado "Dança Etnica de Fusão Amazônida". Graduanda em Licenciatura em Dança pela UFPA, ensina as modalidades étnicas que estuda desde 2014. Clique aqui para ler mais post dessa coluna! >> 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...