[Vida com Yoga] Posturas: Paschimottanasana

por Natane Circe

A paschimottanasana, ou alongamento intenso das costas, é talvez o asana mais executado por praticantes ou não praticantes de yoga, pois alonga toda a posterior do corpo e alivia tensões acumuladas durante o dia. Além disso, permite que a energia vital se espalhe por todo o corpo.



Entre seus benefícios físicos estão o alongamento dos órgãos abdominais, melhora a circulação sanguínea, aumentando assim a irrigação no cérebro, diminui a adiposidade no abdômen, além de estimular os órgãos reprodutores.

A postura da pinça como é comumente chamada, também trabalha em favor de bailarinas e bailarinos por aumentar a flexibilidade do quadril, alongar o músculo do dorso e das pernas e servir de compensação para treino de cambrês, ou movimentos muito intensos de extensão de coluna. Recomenda-se a postura para casos de lordose ou escoliose.

O Asana também tem um efeito calmante, relaxante, aquietando a atividade do lobo frontal e mantendo alerta o lobo occipital meditativo. Descansando e massageando o coração.

Ativando o seu segundo chakra, localizado onde acontece a flexão, a paschimottanasana desperta a capacidade de se render por completo, entrando em contato com as suas emoções mais intensas, as quais geralmente armazenamos nos músculos posteriores. Ao mesmo tempo, trabalha com uma sensualidade intimista, de você para você mesmo.

O terceiro chakra também é trabalhado, aumentando o fogo digestivo e tonificando os órgãos internos.


Como montar a postura:

- Sentado, com as pernas estendidas e unidas paralelamente, alongue os calcanhares e alinhe a coluna perpendicular ao chão;

- Eleve os braços acima da cabeça na inspiração;

- Exale levando os braços na direção dos pés, segure os dedões dos pés com os dois primeiros dedos da mão. Se a mão não chegar ao pé, segure até onde seu corpo permitir (joelho, tornozelos);



- Pressione as coxas contra o chão;

- Avance a frente aos poucos, cedendo a cada exalação e pressionando o umbigo pra dentro;

- Se você já tem uma flexibilidade avançada, se permita a descer cada vez mais, segurando seu punho por de trás dos pés e repousando a testa nos joelhos e futuramente na direção das canelas.



“A intensidade do alongamento deve aumentar e se renovar a todo o momento.” Iyengar




Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...