[Resenhando Internacional] TribaLX 2017

por Sara Félix



O Contato
               
Existe dentro de mim uma admiração profunda pelo estilo de Piny Orchidaceae. Há alguns anos que venho investigando a linguagem artística dela, a partir de pesquisas em materiais desenvolvidos através de suas próprias teorias e processos criativos dentro da contemporaneidade. O pressuposto cálculo da companhia da Piny visa entender que toda relação estética deve dialogar com o ensino e aprendizagem para que haja uma transformação em palco. De fato, isso me torna sempre curiosa e expecta de seu trabalho.

Poder trabalhar ao seu lado despertou em mim um enorme entusiasmo. Após o contrato assinado para apresentar meu trabalho no TribaLX 2017, iniciou-se uma realização profissional sem tamanho.


Eurotrip


Embarco desta vez com meu marido par uma deliciosa viagem. Não é sempre que se pode ir a Europa, portanto, nada mais justo que aproveitar a ida para Portugal e conhecer os países vizinhos. Despedimo-nos de nosso verão aqui no Brasil para passarmos dias congelantes em Amsterdam.

“Amsterdam é a capital de almas perdidas em busca da liberdade”.  Uma cidade singela com propostas que registram a soberania e iniciativa independente. Ter a oportunidade de conhecer Amsterdam me manteve acesa e inspirada por todo o restante da trip. Após quatro dias partimos para Bruxelas (Bélgica) e na sequencia Paris (França). Tentar resumir Paris é algo impossível. Ela é pecuniosa em arte e cultura. Uma cidade de muitas descendências e etnias. Pudemos aproveitar bastante à viagem, porém, digo a quem quiser que cinco dias em Paris não são suficientes. Enfim iniciamos a viagem para Lisboa (Portugal) e chegamos ao nosso destino; meu coração palpitava e meu corpo já sentia sede de dança.


The Meet & Greet


A primeira noite do evento foi reservada para um jantar de confraternização entre artistas do festival. Meu primeiro contato com Piny foi realmente especial; ao chegar ao restaurante Royal Palace, fomos recebidos por Silvia e Cris, ambas, professoras da companhia Orchidaceae. Piny então surpreendeu me abordando pelas costas, e me fazendo atuar com ela em uma exibição divertida no palco que havia neste restaurante. Levou-me para o camarim e lá nos produzimos com figurinos engraçados; subimos no palco com a música “I Will Survive” e criamos uma brincadeira improvisada de forma a levar o espectador cair na gargalhada.

Entre bons “papos” com Piny, Cris, Sophia, Kenzi, Leo, Moony e Mat Jacob, pude esclarecer melhor minha visão sobre esta comunidade (Elas são demais)!  Logo mais me convidaram a sentar ao lado de April Rose, Gudrun Herold e Mell Tribal Bounce em uma mesa reservada para as quatro bailarinas internacionais. Uma mesa enérgica e cheia de expectativa com experiências fantásticas; ainda nesta mesa participamos de uma breve entrevista feita por Ricardo Duto.



Ensinamentos com April Rose


Concluindo a noite receptiva retornei ao hotel, empolgada para o segundo dia do festival. Na manhã de sexta-feira, April deu início às primeiras aulas e com sabedoria nos revelou histórias aprofundadas partindo de várias referências e acervos que foram analisadas através de um powerpoint. Apresentou-nos fundamentos, gerações e nos indicou diversas fontes de estudo, nos oferecendo conexões e possibilidades infinitas. “Sabemos que o campo da dança é vasto e que devemos nos comunicar em diferentes direções.” A partir do vocabulário de April minha cabeça entrou em órbita tamanha dedicação que esta mulher tem para alimentar seus ensinamentos.

No dia seguinte tivemos mais um encontro com April, sendo uma aula tranquila sem divisões de níveis. O processo de atividades eram compostas por sequências coreográficas conduzidas de uma forma equilibrada. Cada elemento interligava-se a processos criativos, desencadeando linguagens em ferramentas necessárias para o meu vocabulário.

Durante o período da tarde aconteceram outros workshops, no entanto, preferi retornar ao hotel para me recompor e me organizar para a mais esperada noite do evento.

A Banca


Este foi um dia excitante para mim, me considero uma pessoa extremamente viciada em dança tribal e em tudo que gira em torno dela. Na noite de sexta-feira aconteceu a competição e o hafla pelo qual fiz parte da banca de análise ao lado de April, Gudrun e Mell. Eu amo assistir aos haflas e observar evoluções decorrentes de esforços, apreciar a perspectiva de cada dançarina e mergulhar na concepção do cenário, figurino e interpretação. Alunas dividiram seu espaço de dança para diluírem suas experiências e interesses artísticos. Notava-se ainda que algumas quebravam barreiras enquanto outras saíam da zona de conforto para se desafiarem; à vista disso tive um panorama de dançarinas com muita auto confiança.

O estilo moderno contemporâneo trazido da região explorou variedades, contrastes e unidade de composições que tornaram a noite muito interessante. Além de instrumentos percussivos, a competição ofereceu dinâmicas pertinentes. O mais admirável foi constatar que todas as dançarinas se apresentaram com um preparo íntegro, assim como no hafla.
Mooni Orchidaceae foi a primeira colocada na competição desta memorável noite conseguindo destacar uma linguagem madura. Analisar um corpo sensível em transformação técnica me fizeram repensar e me auto criticar enquanto professora.


O Espetáculo


O gala show compõe de artistas com identidades formadas que influenciam positivamente alunos e expectadores. Entender tecnicamente como se produz um espetáculo de dança, deve-se no mínimo exercer contribuições e parâmetros que resultam em um bom trabalho. A equipe Orchidaceae garantiu ao expectador uma produção devidamente correta, mostrando seus valores e ética de forma profissional.


Nos bastidores não poderia ser diferente, aliás me emociona falar de instantes como este. Momentos de troca num processo de desafio particular no entanto, todos com objetivos incomum. Muito profissionalismo também entre artistas que se concentram coletivamente em prol do espetáculo. “É realmente incrível estar envolvida nessa energia.” Cada minuto dentro de um camarim resulta em mais uma bagagem nos meus propósitos de dança que me auxiliam tanto como educadora quanto aluna. O capricho é notável em todos os detalhes entre produção cênica, luzes, som... E as dançarinas com seus figurinos, maquiagens e adornos. Procedendo então em uma obra de arte que é um espetáculo de dança.


A Aula


Enfim, o dia do meu workshop chegou. Acordei com muita alegria e contando os minutos para lecionar a prática das minhas vivências. Meu workshop baseava-se em uma aula sequencial com o objetivo da qualificação técnica para reestruturar novos combos. Abordei nesta aula a leitura corporal simétrica para laborar um transporte técnico nos demais conjuntos de movimentos. Gosto de aulas dinâmicas e trabalhos em coletivo, no final da aula formei pequenos grupos para desenvolver alternativas de movimentos, novas estratégias, cooperação, comunicação, planejamento e raciocínio lógico. Foram duas horas de trabalho, respeito, evolução e cautela que permitia a linha de aprendizado de cada indivíduo.

Enquanto professora e educadora gosto de frisar que devemos ser observadoras não apenas com os alunos(a), mas observar o que nós mesmas temos a oferecer para o aluno de acordo com sua necessidade. O processo de aprendizado requer oportunidades para ampliar seu desenvolvimento, portanto é necessário estabelecer diálogos entre o aluno e o professor.

Ao longo desta deliciosa viagem à Europa pude desfrutar de muitas culturas e artes que me deixaram entusiasmada. Participar internacionalmente como professora é uma jornada relevante na minha carreira e sou eternamente grata a Piny Orchidaceae por acreditar no meu trabalho e tornar possível esta experiência. Obrigada Lisboa por me despertar novos âmbitos.



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