[Vida com Yoga] Posturas: Adhomukha Svanasana

por Natane Circe



Adhomukha svanasana também conhecido como a postura do cachorro olhando pra baixo é uma das posturas do yoga que mais gosto, seus benefícios são inúmeros e a sensação quando se encontra sua plenitude é de bem estar, alongamento e descanso. “Adhomukha” significa “rosto para baixo” juntando com “svana”, cachorro, tem se o nome da postura, tem esse nome pois assume a forma de um cachorro se espreguiçando.



Entre seus benefícios estão o estímulo suave dos nervos, que por sua vez acalma o cérebro e desacelera os batimentos cardíacos. O alongamento é um dos seus principais benefícios, visto que diminui a rigidez das escápulas, fortalece tornozelos alongando panturrilhas e também os glúteos. Fortalece ombros e a parte superior das costas. É dito que sua prática regular tende a rejuvenescer todo o corpo, além de que quando se está muito cansado ela recupera a energia do praticante. Para as mulheres ainda é indicado para redução de fluxos menstruais intensos, ou para prevenir ondas de calor durante a menopausa.


Como montar a postura:

- Em pé, exale se inclinando à frente colocando as mãos ao chão (mãos separadas na largura dos ombros, dedos apontados à frente);

- Leve os pés atrás a mais ou menos 1,20m de distancia das mãos (pés separados na largura do quadril);

- Estique os braços, levando o tronco na direção das pernas formando um triângulo ao chão, ísquios elevados ao teto;

- Você pode deixar os joelhos flexionados e o calcanhar fora, caso tenha dificuldade no alongamento, futuramente ele chegará ao chão. O mais importante é manter as costas eretas, alinhando todos os chakras e trabalhando com toda musculatura das costas.


“O asana não é uma postura que a pessoa assume mecanicamente. Envolve o pensamento e, no final, alcança-se um equilíbrio entre movimento e resistência.” - Iyengar

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...