[Venenum Saltationes] Desvendando: “A Widows Mourning”

por Hölle Carogne



No último Desvendando de 2016, tenho o privilégio de compartilhar com vocês este trabalho incrível, da bailarina Ana Paula Medeiros T. Dos SantosConheça um pouco mais sobre a bailarina e o que há de oculto por trás deste trabalho tão sensível! 

Venenum Saltationes: Quando e como surgiu a vontade de criar “A widows mourning”?

No meio de 2016, depois de seguidos acontecimentos ruins durante o ano. 


Venenum Saltationes: Do que se trata este trabalho? Qual o assunto abordado?

Em 2016, mais de 10 pessoas faleceram entre família, amigos, família de amigos e algumas pessoas que não via fazia tempo, mas que tinham marcado minha vida. Não pude em ir todos os velórios e isso me deixou muito mal. “A widows mourning” é sobre medo, sobre saudade, sobre vida e morte.  Nunca lidei bem com a morte, sou extremamente ansiosa e esse medo da perda muitas vezes me tira o sono. No meio do ano uma colega de escola faleceu (daquelas que não eram muito legais com você na escola e te marcam pra sempre, sabe?). Eu não era próxima dessa pessoa, mas uma amiga minha sim. Acompanhei pelas redes sociais o sofrimento dos amigos, da família e comecei a refletir como aquele sentimento ruim que nutri por essa pessoa não fazia sentido, como perdi tempo lembrando de coisas ruins e comecei a me apavorar pensando se eu perdesse alguém naquele dia quais sentimentos teriam sido inúteis. O sofrimento do esposo dela me tocou profundamente, eram recém casados. Minha empatia anda especialmente forte esse ano, às vezes penso que vou sentir até o gosto do que outras pessoas estão comendo a minha volta. Medo + empatia = crise de pânico... Comecei a chorar pensando na solidão e desespero que o esposo dela estava sentindo e como seria se eu perdesse meu esposo, meu companheiro que me apoia em todas as loucuras possíveis. Eu precisava colocar toda essa bagunça, medo e desespero pra fora. Estava procurando uma música pra dançar no Underworld Fusion Fest e não conseguia me decidir. Meu marido perguntou porque eu não dançava “You Are My Shelter” do Ektomorf, que tem uma letra muito significativa pra nós. Dessa sugestão e do momento que eu estava vivendo nasceu “A widows mourning”. 

Venenum Saltationes: Existe alguma linguagem oculta por trás de “A widows mourning”?

Eu diria que essa coreografia está sendo um exorcismo pra mim. Dancei três vezes até agora e toda vez sentimentos diferentes querem sair.  Não sou muito boa em conversar com as pessoas sobre essas coisas e essa coreografia têm sido um ritual de cura, doloroso, mas de cura. 


Venenum Saltationes: Com quem “A widows mourning” tenta se comunicar? E o que ela quer dizer?

Penso que quero que essa coreografia chegue a todos que perderam alguém ou algo importante. Esse sentimento de perda, de saudade sem fim é enlouquecedor. Saber que alguém entende e está lá por você faz diferença pra restabelecer a sanidade nesses momentos. Espero que minha dança seja cura e incentivo pra quem precisa desabafar e não sabe como. Algumas pessoas vieram falar comigo sobre ela, acho que estou conseguindo atingir isso e espero que faça diferença.

Venenum Saltationes: Comente sobre os processos de criação de “A widows mourning”.

Meus processos de criação variam muito, no caso dessa eu não estava conseguindo coreografar. Fugi até o último minuto, literalmente. Como já conhecia bem a música tinha uma estrutura coreográfica na cabeça e alguns movimentos em pontos chave, mas só parei pra dançar ela toda na tarde do evento e aí vi como seria difícil. Tenho fibromialgia e depois do primeiro improviso meu corpo travou.  Fiquei com muito medo disso atrapalhar minha performance a noite, mas acho que a dor no fim ajudou de alguma maneira a transmitir o que eu queria, me desequilibrei algumas vezes, mas o sofrimento desequilibra a gente, não é? Não sei se volto a dançar essa coreografia, ou se vou coreografar 100%  dela um dia, mas gostaria de ver como ela vai mudando conforme esses sentimentos dentro de mim também vão mudando. 



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...