Retorno, Mudanças e 10 anos?!

 por Aerith

Olá pessoal!

Como vocês estão?

Pelo título do post, vocês já podem presumir que vem novidade pela frente, não é mesmo? =)

Primeiramente, peço desculpas pelo hiato que ficamos. Realmente tive que me afastar do blog por problemas da vida e, naquele momento, foi necessário me focar no que era prioridade para mim.

Através de idas e vindas, nesse período de quarentena organizei a mente para retomar com o blog. Graças ao apoio de todos os colunistas que me deram forças para essa volta (especialmente, Hölle, Mimi e Monni), eles me ajudaram em um processo de esclarecimento e brainstorm. Isso tudo me deu motivação para ativar o blog.

Desde 2017, já vinha conversando com os colunistas sobre a minha vontade de mudar o nome. Contudo, não encontrava um e acabava deixando isso de lado. O tempo passou e tudo mudou. No levantamento de ideias que minhas queridas amigas e colunistas do blog me proporcionaram, pude tirar algumas inseguranças e refletir melhor o que o blog significava para mim. A principal característica que sempre me veio em mente e, na minha opinião representa melhor o estilo Tribal, é o conceito de união, cooperação e coletividade. A ideia de estarmos em grupo, em 'tribo', sempre me abraçou e isso me traz um sentimento muito forte de pertencimento. Eu não estou sozinha, você não está sozinho, há 'algo' que nos une, uma paixão muito louca que, independente de como a chamam, representa a minha essência, o meu ser, e por isso, preciso dançá-la. Na minha opinião, isso é uma das grandes diferenças dessa dança, que está em constante movimento,mudanças e evolução...Ela é uma dança irreverente, não é mesmo? E dialoga com as necessidade humanas no mundo globalizado atual.

Então, o blog, hoje, pra mim, se resume aos colunistas. Cada qual com a sua coluna, seu espaço, suas peculiaridades, seu estilo e jeito de ser. E juntos, somos essa "pintura em movimento"*.  Quando somamos nossos conhecimentos, estamos querendo dialogar com vocês, manter essa comunicação aberta, somos mais do que passos, mas cabeças em movimento.

Para essa volta do blog, eu queria muito um nome que melhor nos representasse, pois, esse não é apenas o trabalho da Aerith, mas de várias mãos em prol da nossa comunidade de dança 'Tribal' (desculpa, vou continuar chamando carinhosamente por esse termo, até que se faça coerente o uso de outro), por isso, não fazia mais sentido continuar sob o meu nome. A partir de agora somos o Coletivo Tribal, um blog voltado para esse estilo de dança do ventre, suas fusões, experimentações e afins.

Em função da mudança do nome, todos os posts anteriores "não existem" mais, ou seja, os links não existem mais, pois o nome "aerith tribal fusion" foi substituído por "coletivo tribal". Por isso, peço compreensão e paciência de vocês para eu ir organizando o blog, afinal, temos mais de 1000 publicações, o que significa que será um processo trabalhoso de colocar cada novo link vinculado ao seu respectivo material. hehehe

Nesse retorno do blog, teremos muitas novidades! Novos colunistas estarão se unindo nessa missão de trazer estudos, reflexões e compartilhar muita informação bacana com vocês!

Eu sei que muita gente vai perguntar sobre o Destaques Tribais e estou trabalhando para trazer tudo que ficou pendente disso para vocês.

Durante esse período de processamento, a Monni Ferreira me perguntou quanto tempo o blog tinha...e eu fazendo as contas, não tinha parado pra pensar que chegamos em 10 anos de existência! Um blog que começou muito tímido, despretensioso, inspirado nos textos e discussões do Multiply e do Orkut e nos blogs "Divagações Tribais e Afins", da Mariana Quadros (SP) e "ATS e ITS", da Aline Muhana (RJ). De "Panda no Sekai", um blog com tom mais pessoal, mudei o nome em menos de um ano para o "Aerith Tribal Fusion", pois percebi que meu amor pela dança ofuscava todos os outros assuntos que eu gostava e acabava só falando de Tribal. hahaha De lá para cá, o blog foi crescendo, tomando corpo, ganhando um formato próprio. Em 2012, foi quando decidi criar categorias mais específicas e foi quando nasceu o Destaques Tribais, com o intuito de divulgar, conhecer e homenagear os trabalhos, seus artistas e a comunidade de dança. Contudo, o ano de  2014 foi um marco determinante para entender o que o blog é hoje, pois foi quando convidei bailarinos de diferentes localidades do país (e até do exterior) para me ajudar nessa missão de fomentar o conhecimento, mas com propriedade nos assuntos, pois cada colunista é um representante daquele saber e cada qual, sejam colunistas que já aqui passaram, atuais ou futuros, contribuíram com a construção dessa cena, deixando sua marca eternizada no transmitir desse conhecimento, que não se estagnou, mas fluiu e continuou seu percurso, através da dança.

Gratidão pela confiança e apoio de todos! Esperamos que curtam ainda mais essa nova fase que estamos prestes a escrever...


* "pintura em movimento":  Termo utilizado por Carolena Nericcio. Acesse a entrevista no blog da Rebeca Piñeiro para entender melhor o conceito: https://rebecapineiro.com/2017/01/09/entrevista-com-carolena-nericcio/


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Editora

Aerith (Curitiba-PR) ( pronuncia-se 'Aéris' e não Aeriti ❤) é carioca, blogueira desde 2010, idealizadora e produtora do Underworld Fusion Fest e dos Encontros Folks PR, e diretora do Asgard Tribal Co. Adora o universo da dança tribal, principalmente as fusões mais undergrounds. Atualmente, reside em Curitiba-PR, em que está desenvolvendo novos projetos e parcerias envolvendo o estilo 'Tribal'. Clique aqui para ler mais post dessa coluna! >> 

Live sobre Dark Fusion

por Aerith Asgard & Hölle Carogne 



No dia 11 de maio, realizamos uma live no Instagram sobre o tema Dark Fusion. Infelizmente, a conexão da internet não estava muito boa e o diálogo foi prejudicado. Por isso, decidimos organizar as ideias em um post, elaborando um material bacana para todos que curtem o lado mais underground da dança. Organizamos esse post em blocos, seguindo as perguntas que vocês nos enviaram. Deixe um feedback para saber se vocês curtiram esse tipo de material. :3


1. Não sei o quê é Dark Fusion?

Aerith: Sobre a perspectiva do processo histórico, o Dark Fusion é o sub-estilo do Tribal Fusion criado pela norte-americana Ariellah. Para ela, o Dark Fusion e o Gothic Bellydance são a mesma coisa, pois ela veio da sub-cultura gótica e todos os conceitos para criação de sua dança partem dessa subcultura. Contudo, para que ela tivesse maior liberdade de expressão e não se limitasse a um rótulo, permanecendo coerente com o trabalho que ela vinha desenvolvendo, Ariellah começou a chamar seu estilo de dança por "Dark Fusion", se afastando do estigma que existia com o uso do termo "gothic" na época.

Hölle Carogne: O Dark Fusion, ao meu ver, é uma extensão do Tribal Fusion que priorizada a expressão e a teatralidade, tendo como temas e enredos o lado obscuro da própria existência, que se reflete na dança através da escolha das músicas, figurinos, makes, etc.


Em seu site, Ariellah explica, com suas palavras, "O quê é Dark Fusion Belly Dance?":

http://www.ariellah.com/about.php#history


Texto traduzido por Gabriela Miranda




Do meu ponto de vista, Dark Fusion Belly Dance é uma das muitas ramificações do Tribal Fusion Belly Dance. Dark Fusion Belly Dance bate no mais teatral, dramático, passional e emocional lado da Dança do Ventre. Ele utiliza os elementos básicos de dança do ventre e os mistura com as mais obscuras estilizações, músicas e figurinos das dançarinas. No meu caso como dançarina, eu misturo meus movimentos de dança do ventre com meu próprio estilo pessoal e minha personalidade que contém muito da subcultura gótica, seu modo de vida, atitude, estilos e gostos.

Dark Fusion belly dance é uma estética mental e física que a dançarina tem dentro do seu ser, que se manifesta através de sua dança. Há uma contínua estética da dançarina gótica, por assim dizer, que é trazida para a mesa. Eu tenho notado que nas performances de Dark Fusion belly dance, um emoção muito profunda é evocada na platéia e há uma sensação de que a platéia é trazida para a performance. A energia que flui da dançarina é forte e penetrante e chama a platéia com a sua expressividade.



Como isso acontece? Bem, de ínicio, as mãos são mais expressivas e a energia transportada e lançada pelas mãos e pontas dos dedos pode ser poderosa e de grande alcance. As expressões faciais e presença de palco desempenham um grande papel no Dark Fusion belly dance... isso pode ser feito com os olhos, olhando bem fundo nos olhos da platéia, implorando que eles sintam seus sentimentos, bem como uma inclinação da cabeça desta ou daquela maneira para expressar um pensamento ou emoção ou enredo ou, simplesmente, para comandar a atenção ou se envolver ou capturar a surpresa da platéia. Também acho que no Dark Fusion belly dance enredos podem vir de histórias de fantasia que invocam sombras, escuridão ou cobras ou mitos, ou invocar as divindades ou se basear em um ritual , ou simplesmente a própria história das dançarinas, sua emoção e expressão...

Em sua prática, formação e desempenho, encorajo vocês a elevar a sua dança e encontrar o equilíbrio entre técnica e arte e entre emoção e dança ... Encorajo vocês a trazer maior energia para todos os seus movimentos e consciência de sua postura e consciência de suas emoções e de seu próprio estilo de dança do ventre e como isso vem através de você, trazer o drama para a sua dança... elevá-la...




2. Até que ponto o Tribal Fusion chega antes de virar Dark Fusion, em termos de criação e improviso?

Aerith: Existem muitas bailarinas de Tribal Fusion que são extremamente expressivas e não fazem Dark Fusion, utilizando técnicas do próprio Teatro, mas de outras danças como o Butoh, Dança Contemporânea e Dança Moderna, por exemplo.

Bailarinas de Tribal Fusion podem ter elementos de "dark fusion" em suas performances e não ser considerado "Dark", por não estar imerso totalmente na proposta, mesmo vestindo preto, ter algumas linguagens corporais "características" do estilo, etc Gosto muito do conceito que a Hölle usou na live sobre o termo Dark Arts entrelaçado com o Tribal Fusion. Acho que resume e define bem o "Dark Fusion".

No Brasil, desde 2009, e por uns cinco anos, mais ou menos, estivemos estudando com a Ariellah. Então, eu acredito que receber essa "herança" de estudo dela tenha trazido para o repertório da cena tribal brasileira elementos do Dark Fusion diluídos. 

Outra bailarina que não é de Dark Fusion, mas usa muitos elementos teatrais com muita expressão e emoção (e a própria Ariellah estudou com ela), sendo uma mestra para as principais bailarinas da cena mundial e brasileira, deixando também seus "genes" no "DNA Tribal brasileiro" é a Mira Betz (EUA).





A própria Zoe Jakes (EUA), que não é uma bailarina de Dark Fusion inspira  bailarinas de Dark em todo mundo com seus figurinos, sua forte presença de palco, olhar penetrante, movimentações peculiares e impactantes.




Aqui no Brasil, um exemplo de trabalho que não é de Dark Fusion, mas tem elementos fortes desse sub-estilo é a performance "Carcará" da Shaman Tribal Co. (vídeo abaixo), que é uma apresentação de Tribal Brasileiro. Podemos observar características como a forma de se locomover, a força, o olhar, a conexão e a própria energia são similares.

OBS: Isso também não significa que a companhia não trabalhe com o Dark Fusion! Pelo contrário, a cia possui coreografias totalmente imersas na proposta do Dark.




Outro elemento que causa muita confusão para ser considerado Dark Fusion é trabalhar com uma linha narrativa, interpretando personagens e contando histórias.  Isso não é uma característica exclusiva desse estilo, mas sim uma das propostas do próprio Tribal Fusion, desde a Jill Parker (pioneira do Tribal Fusion, que inclusive, chamava sua dança de Theater Belly Dance).

Hölle Carogne: Acho que são impulsos diferentes que movem o bailarino a optar por uma via mais obscura ou seguir pelo terreno do Tribal Fusion. Tecnicamente, o limiar entre um e outro pode ser muito estreito/invisível. Mas a visceralidade e o conflito interno trabalhado vai te guiar para um caminho além do Tribal.

3. As pessoas enxergam o Dark Fusion como uma coisa muito caricata, como usar preto, colocar uma música pesada, botar chifres, tem que fazer cara de mau...Isso é Dark Fusion?

Aerith: Sobre a questão do caricato, de uma forma geral, quando você não tem uma vivência, uma experiência ou um conhecimento aprofundado sobre um assunto e você traz um personagem ou uma persona só para "causar" com um figurino trevoso, vai soar esquisito de uma forma mau executada, como se você quisesse vestir uma fantasia de Halloween. Se você não é honesto com sua proposta, não sendo verdadeiro com aquilo que você vai levar no palco, ou seja, não somente com seus sentimentos, emoções e experiências vividas, mas também na questão de não estudar, pesquisar e se aprofundar no tema que você quer abordar, a performance vai se esvaziar e se tornar algo esdrúxulo.

O figurino nunca deve ser o foco da sua apresentação. Ele é um acessório e serve para apoiar o que você vai interpretar em cena. A cor preta não representa o estilo Dark Fusion, pois você pode dançar de branco, vermelho, dourado ou até pelada (hahaha) e o importante é sua entrega no palco, sua corporeidade e trazer esse lado sombrio para compartilhar com o público.


Hölle Carogne: Na minha opinião, para ser Dark Fusion tem que ter uma estética dark. Mas isso não significa que precise ser caricato, bem pelo contrário. Um trabalho de DF pode ser feito sem preto/chifre, desde que este sentimento grotesco seja compartilhado com o público de alguma forma. O caricato acontece muitas vezes, por falta de experiência do bailarino e por possíveis falhas na hora de tentar vivenciar em cena um certo aspecto/sombra/conflito/trauma/arquétipo. Um mergulho verdadeiro dificilmente deixa a desejar.

4. Diferenças entre Dark/ Metal/ Gothic/ Rock Fusion e Metal/ Rock/ Gothic Bellydance .

Hölle Carogne: Uma é fusão de dança do ventre com musicalidade e estética específica (rock/metal/gothic), outra é fusão de tribal com musicalidade e estética específica (rock/metal/gothic), e outra muito diferente é o Dark Fusion (que independente da escolha musical e estética), deve conter este mergulho interno e trazer para o palco esta visceralidade, podendo causar sentimentos profundos em si mesmo e no público.

Aerith: Bom, sobre o Dark Fusion, acredito que estejamos explanando sobre o assunto ao longo de todo o post, então vou "pular" essa parte hehehe.

Gothic Bellydance (ou "Raks Gothique") seria todo o universo que engloba a dança do ventre (nos formatos oriental, tribal e folclórico) com a sub-cultura gótica. Tal movimento pode ser notado a partir da década de 90, ao redor do mundo. Uma das primeiras bailarinas do estilo e que tem uma pesquisa profunda no assunto é a Tempest (EUA), que desenvolveu em 2003 o site http://gothicbellydance.com/ com artigos e informações importantes sobre o estilo. 

Retirando e traduzindo um trecho muito interessante do site da Tempest ( e que não vale somente para a sub-cultura gótica, mas para qualquer assunto que você for desenvolver no palco):


"Uma pergunta comum é: você tem que ser gótico para dançar gótico? A resposta curta é não - MAS o dançarino deve ter uma forte compreensão da cultura gótica - assim como alguém estudaria a cultura por trás de qualquer gênero de arte. Pode não estar enraizado em um país, mas definitivamente possui todas as qualidades de uma identidade cultural e pode ser estudado com grande detalhe por meio de literatura, arte e música. Não entender a cultura, ou nem mesmo tentar fazê-lo, embora afirme realizar o Gothic Belly Dance, é o equivalente a zombar do credo ou do passado de outra pessoa. A Dança do Ventre Gótica não é "brincar de se vestir" ou "parecer estranha". É sobre a expressão do seu eu mais sombrio, descobrindo sua alma em uma performance de dança teatral.

Deve-se notar que a maioria dos dançarinos do ventre góticos conhecidos estão extremamente familiarizados com a música e os movimentos tradicionais de dança do ventre, e consideram esse gênero de dança uma exploração adicional do talento e dos interesses apaixonados."

http://gothicbellydance.com/defined.html

Apesar de, na minha concepção pessoal, o universo do Gothic Bellydance ser divido em Dança do Ventre Gótica propriamente dita (aquela que pega a técnica da dança do ventre tradicional com a estética gótica), Gothic Fusion e Dark Fusion, para as bailarinas norte-americanas, que divulgaram massivamente o estilo, principalmente com os DVD's Gothic Bellydance "The Darker Side of Fusion" (2006) e "Revelations" (2007), para elas tudo é a mesma coisa, não há essa distinção.

Abaixo, algumas das principais praticantes da Dança do Ventre Gótica:


BLANCA (EUA):




JENIVIVA (EUA):

Nota: Infelizmente, a bailarina Jeniviva faleceu em 2011, por conta de um acidente.



TEMPEST (EUA):


Já o Gothic Fusion, para mim, é a quando você busca uma estética, musicalidade, conceitos e uma proposta gótica atrelados à técnica do Tribal Fusion.


ARIELLAH (EUA)


MAVI (EUA)



SASHI (EUA)



TEMPEST (EUA)




Metal (Fusion) Bellydance não tem nada a ver com o Gothic Bellydance, mas ambos estariam dentro do universo das "fusões" alternativas. E, podemos ver apresentações de Dark Fusion com músicas de rock e metal. Por isso, ao meu ver, o Dark Fusion não é um sub-estilo exclusivo do Gothic Bellydance. 

Um outro exemplo que podemos ver disso é o estilo Dark Fusion do Sombras Tribal, companhia dirigida pela Akzara, com núcleos na Venezuela e agora em Madrid, Espanha. No estilo Sombras, elas fusionam o Tribal Fusion, Hip Hop e Dança do Ventre com a musicalidade pesada do Rock e Metal. 

Ou seja, quando usamos o termo "Metal/ Rock Fusion", geralmente queremos dizer que é uma proposta com uma música de metal/rock com uma estética  headbanger (ou mais dark) associada à técnica do Tribal Fusion. "Metal Bellydance" já seria algo mais voltado para a técnica da dança do ventre com esse lado mais underground. Contudo, é muito comum as praticantes desse gênero mesclarem elementos do Tribal Fusion, tendendo a uma estética e movimentos mais usuais da dança do ventre convencional. Então, de uma forma geral, chamam de "Metal Bellydance" por ser um termo mais abrangente.

AKZARA (Venezuela)


DIANA BASTET (Ucrânia)




KAHINA BELLYDANCE (SP/ Brasil)

Bailarina de dança do ventre realizando uma fusão dentro dessa proposta.


KAHINA SPIRIT (Portugal)

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KAMBRAH (México)


LORYEN ZEYTIN (SP/ Brasil):

Bailarina de dança do ventre realizando uma fusão dentro dessa proposta.
| Entrevista no Blog |

MAHAFSOUN (Canadá)


NATÁLIA PIASSI (ES/ Brasil)


Bailarina de dança do ventre realizando uma fusão dentro dessa proposta.


NYX NAMOR (EUA)



RHADA NASCHPITZ (RJ/Brasil)



Quando você começa a sair muito da técnica do Tribal Fusion e ter uma maior teatralização ou até mesmo mais elementos de outras técnicas de dança, como butoh, contemporâneo, hip hop, etc, que tenham pouco ou, às vezes, absolutamente nada de vestígios da dança do ventre Tribal, você começa a trabalhar no universo livre das fusões experimentais (deixando claro que as fusões experimentais não são exclusivas do 'Dark').


É importante esclarecer que uma mesma bailarina, por mais que o trabalho dela seja representado por um estilo (como no nosso caso, o Tribal), ela pode passear entre outras  linguagens e possibilidades de dança... e até mesmo artísticas, não sendo considerada Tribal Fusion. É muito comum as pessoas confundirem e jogarem tudo que é exótico, diferente e mais teatral para a "caixinha" do Tribal Fusion e/ou Dark Fusion. E não é assim. Aquela bailarina não é única, exclusiva e estática de uma modalidade de dança e estilo. Falando agora de Tribal, de uma forma ampla, você vai encontrar referências internacionais saindo de suas "caixinhas" e inovando, elas fazem isso porque, ora, o corpo precisa falar mais alto e temos a necessidade de nos expressarmos com a linguagem que está mais latente naquele momento. Nem sempre a performance daquela bailarina icônica de Tribal Fusion vai ser uma performance de Tribal Fusion. Abaixo, vou  citar alguns exemplos de bailarinas que sempre estão fazendo fusões mais experimentais e geralmente se chamam de "fusion dancer" (eu chamo carinhosamente de 'fusionistas" hahaha).


AMY SIGIL (EUA)


MICHELLE SORENSEN (EUA)

PINY ORCHIDACEAE (Portugal)


VIOLET SCRAP (Itália)


ZOE JAKES (EUA)



Quando a performer mantém um lado mais obscuro, trabalhando ainda com a proposta de Dark Arts e outras linguagens, saindo muito da técnica do Tribal Dark Fusion temos algo que soe como "Experimental Dark Dance", pois a expressão evoca esse lado sombrio, mas a fusão trabalha com outras linguagens artísticas.




ALONDRA MACHUCA (Chile)




ASHARAH (EUA)

 


HÖLLE CAROGNE (RS/ Brasil)






IDHUN (Espanha):


LELYANA STANISHEVSKAYA (RÚSSIA)



LONG NU (Argentina)

MARIANA MAIA (SP/Brasil)



RAVEN EBNER & EGO UMBRA (EUA):





SABA KHANDROMA (Argentina)




SHAKRA DANCE CO. (USA)


TRIUM PARCAE (BÉLGICA):



Vou transcrever uma reflexão que a Hölle fez na live sobre a parte que conversamos sobre fusões experimentais e acho interessante compartilhar aqui nesse post:

"Em nenhum momento do início da minha carreira eu olhei para o meu trabalho e falei "Cara, eu faço Dark Fusion!" ou "Eu vou fazer uma coreografia de Dark Fusion!" Eu nunca olhei para o meu trabalho dessa forma encaixotada, pensando em enquadrar em algum rótulo. Apesar de eu ter como foco de estudo o Tribal há muito tempo, quando eu me expresso com a dança, dificilmente sai Tribal no meu corpo...sai muitas outras coisas. Eu normalmente tenho muito mais esse tipo de trabalho experimental ou com dança-teatro ou fusão com butoh...coisas que não são e que não vai ter a estética do Tribal. E mesmo assim as pessoas começaram a "rotular" o meu trabalho como "Dark Fusion". Foi a partir do olhar alheio que eu me descobri como uma bailarina de Dark Fusion. Então, fica esse questionamento também: até que ponto esse rótulo "Dark Fusion" tem que estar realmente agregado com a técnica do Tribal, se ele está se comunicando com o público de outras formas. Se ele está levando essa mensagem, dentro do 'Dark', sem esse "apego". 

5. Elementos para que uma performance seja considerada de "Dark Fusion".

Aerith: Dark Fusion é um sub-estilo dentro do universo do Tribal Fusion. Observamos uma maior presença de palco da bailarina, que evoca maior força, expressividade, teatralidade, dramaticidade, uma linguagem corporal mais profunda e um olhar penetrante,  conectando-se profundamente com o íntimo do seu público, hipnotizando-o, aproximando-o da proposta que o artista se propôs em desenvolver. 

O  termo "Dark" tem a ver com o lado mais sombrio, não ocultando-o do mundo, mas sendo honesto, verdadeiro com os sentimentos mais obscuros do ser humano, exteriorizando, evidenciando suas experiências, sua psique; a visão do artista que trabalha com esse sub-estilo é ver beleza no trágico, no bizarro, sob um ideal de contracultura.

Hölle Carogne: expressão, emoção, teatralidade, visceralidade, verdade.

Abaixo, um trecho que a Hölle comenta na live e que dialoga com essa questão:

"Pra ser Dark Fusion, tem que ter uma estética 'Dark'. Eu gosto muito de relacionar o Dark Fusion com a Dark Arts. Então, eu só me comunico com o público e eu faço com que o público compreenda esse "algo grotesco" que mora em mim se eu dou a ele algum tipo de material de palco que vai fazer ele sentir isso.

Então, por exemplo, eu quero fazer um trabalho de Dark Fusion falando sobre a minha depressão. Se isso é algo extremamente denso pra mim, mas eu vou para o palco levando uma coreografia super leve, com um figurino super bonito, demonstrando para o público algo suave, não vai ser Dark Fusion, pois eu não vou estar demonstrando pro público essa angústia que mora em mim. Então, pra ser Dark Fusion, precisa ter o elemento Dark. Precisa compreender o trabalho performático como algo grotesco, como algo sombrio. A arte, no momento que a gente pare, ela deixa de ser nossa e ela vai comunicar com o público como ela quiser. O público vai entender, vai interpretar muito mais de acordo com a vivência pessoal dele do que ele vai saber exatamente do que a gente tá falando. O público vai olhar um  trabalho sobre depressão e vai associar com algo que é interno, mas que é dele. 

Pra mim, pra ser Dark, precisa sim ter esse mergulho interno, sobre algo obscuro que a gente quer trabalhar, mas também a gente tem que dar a possibilidade para o público entender que é Dark. Isso não significa que tem que ter chifre, que tem que ter preto. Às vezes é uma questão da movimentação ou da expressão de agonia, ou de dor, ou de sofrimento que vai tentar passar pro público que é algo Dark, que é algo da Sombra, que é algo desse lado nosso que as pessoas tendem a ocultar. E que no Dark a gente não quer ocultar, a gente quer compartilhar."



6. Ícones da cena mundial:

ARIELLAH (EUA):


| Entrevista no Blog|


AEPRIL SCHAILE (EUA):




AKZARA (VENEZUELA):


ALICIA BELLYCRAFT (EUA):




ASHARAH (EUA):


BELLADONNA (EUA):


BEX (UK):



DARK STAR (UK):



GIOIA SAMARA (ITÁLIA):



IDHUN (ESPANHA)




IMAN NAJLA (ARGENTINA):


DELIRIUM (ESPANHA)


ETHEL (RÚSSIA):




LONG NU (ARGENTINA):



MARJHANI (USA)




MORGANA (Espanha)




SABA KHANDROMA (ARGENTINA):

| Entrevista no Blog |


SASHI (EUA):




SCATHA BELLYDARK (CHILE):



SERA SOLSTICE (EUA):





6. Quero aprender.

Oba! Experimente,tendo sempre responsabilidade psicológica e espiritual, pois o processo de mergulho interno pode ser muito doloroso. Converse com professores responsáveis e que tenham vivência/experiência com este formato.

Caso você não encontre uma professora de Dark Fusion na sua região, entre em contato com a gente, pois podemos orientar qual é a mais próxima de você. 

Conheça algumas bailarinas da cena nacional de Dark Fusion:


Aerith (PR)



Aline Bulkan (SC)



Aline Pires (SC)



Anath Nagendra (RS)


Annamaria Marques (MG)

| Entrevista no Blog |


Camila Middea (RJ)


Carol Freitas (DF)


Crys  Eda (SP):

| Entrevista no Blog |


Gabriela Miranda (RS) 
NOTA: Atualmente, a Gabriela se aposentou como bailarina profissional, não sendo mais ativa na cena.

| Entrevista no Blog |


Gilmara Cruz (SP)


Hölle Carogne (RS)
Honora Haeresis (CE)


Irene Rachel Patelli (SP)


Jhade Sharif (RJ)


NOTA: Atualmente, a Jhade não reside mais no Brasil.

Kilma Farias (PB)
Lailah Garbero (MG)




Mariana Maia (SP)


Paula Braz (SP)

| Entrevista no Blog |


Renata Violanti (RJ)


Rhada Naschpitz (RJ)
Rossana Mirabal (PR)

| Entrevista para Blog parceiro |


Shabanna Dark (DF)

| Entrevista no Blog |


Vanessa Liddell (RJ)



Yiskah Lilith (CE)


Na coluna Venenum Saltationes da Hölle Carogne, você também encontrará informações que dialogam com o universo do Dark Fusion.

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