[Resenhando– AL] 2022 Começou com a 11ª UNIVERSIDANÇA UFAL

por Ana Clara Oliveira


Divulgação da 11ª Universidança UFAL

(Fonte: @universidancaufal)

 

Quando um ano se inicia é comum idealizarmos a nossa participação nas ações da comunidade de dança. No estado de Alagoas, essa imaginação foi logo concretizada entre os dias 07 e 11 de fevereiro pela 11ª Universidança – Semana Acadêmica do Curso de Licenciatura em Dança da UFAL, que devido a pandemia COVID-19 e de acordo com as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), ocorreu no modo online através das plataformas virtuais e com inscrições pelo sistema UFAL SIGAA. É importante deixar claro que a Dança Tribal ou Dança do Ventre de Fusão em Alagoas está estreitamente relacionada ao âmbito acadêmico então, estreamos o ano de 2022 conforme zela a referida universidade nos tempos de hoje. 

Com suporte nisso, a matéria registra a participação do nosso estilo plural de dança nas seguintes atividades: palestra, oficina e apresentação coreográfica. Na tripla função de artista-professora-pesquisadora, desenvolvi as ações a partir do tema geral do evento “Diálogos Entrelaçados”


Divulgação da 11ª Universidança UFAL

(Fonte: @universidancaufal)


A palestra “Emancipação Feminina na Dança” que mediada por Bruna Oliveira, foi proferida na mesa redonda virtual por mim e pelas demais convidadas Nanna Buarque e Gabriela Buarque. No tempo de 30 minutos, cada convidada desenvolveu a partir do seu eixo teórico-metodológico a relação da Dança como promovedora de conhecimento e as perspectivas feministas. A minha exposição sobre o tribal esteve localizada nos estudos feministas decoloniais que por sua vez, são amplamente discutidos na minha pesquisa em andamento no Doutorado em Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Em seguida, tivemos um debate com os participantes e geramos considerações para o campo da Dança.


Mesa redonda na 11ª Universidança UFAL

(Fonte: @universidancaufal)


Na oficina “Dança do Ventre de Fusão (estilo Tribal)” identifiquei junto aos participantes alguns temas geradores através de perguntas disparadoras. Os temas inspirados nos ensinamentos do educador Paulo Freire nutriram a proposta de ensino do estilo tribal. A aplicação dos temas geradores aconteceu em diálogo com o repertório de movimentos do Tribal Fusion, especificadamente. 


Oficina na 11ª Universidança UFAL

(Fonte: @universidancaufal)


A participação artística do tribal se deu na reapresentação da coreografia “Caminhos”. Alguns de vocês já apreciaram no festival “Shamando as Tribos” – edição Nordeste da Shaman Tribal Co.

Mas, para revivermos o trabalho deixo o link diretamente do canal Universidança UFAL para vocês:


Ficha técnica da apresentação:


Improvisação: Ana Clara 

Imagens e montagem: Juliana Barreto 

Locação: Estação Jaraguá, Maceió (AL)

Música: Espumas ao vento 

Composição: Accioly Neto Intérpretes Luamarte


Com uma programação vasta, inteiramente gratuita e rica, a 11ª Universidança contou com oficinas, apresentações artísticas, palestras e comunicações orais. De antemão, não vou conseguir mencionar todos os convidados e participantes, mas com ternura afirmo que os seus trabalhos foram fundamentais para a promoção da Dança como campo de conhecimento. Cito alguns nomes: Isabelle Rocha, Vanilton Lakka, e Denis Angola. 

Agradeço a equipe do Universidança UFAL, em especial, a querida Isabelle Rocha, coordenadora do evento e também professora da Licenciatura em Dança UFAL. Parabéns Universidança! Parabéns UFAL pelo pioneirismo do Tribal na universidade brasileira!

Curtam, sigam e compartilhem @universidancaufal

Até a próxima!

 ______________________________________________________________________________

Resenhando-AL


Ana Clara Oliveira (Maceió-AL) é dançarina e pesquisadora do estilo Tribal de Dança do Ventre. Professora de Dança na Escola Técnica de Artes (UFAL). Doutoranda em Artes (UFMG) onde pesquisa a formação no Tribal. Mestrado em Dança (UFBA). Diretora da Zambak Cia de Dança Tribal ... Clique aqui para ler mais post dessa coluna! >>

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...