[Diálogos] Diálogos

por Caique Melo

Olá!

Que PRAZER poder escrever junto ao blog Coletivo Tribal. Acompanho as escritas por aqui desdeantes deste nome e aprendi muito com as trocas que são feitas. Diante disso, primeiramente, agradecido pelo espaço!

E é com esse intuito de compartilhar que dou início a uma nova coluna, aproximando as escritas aqui no blog compartilhadas junto a minha experiência de 10 anos em estudos na dança Tribal Fusion.

A coluna Diálogos parte da ideia de conversar! Quando leio as postagens, a vontade de criar uma conversa é imensa. Isso pode ser feita em uma chamada de vídeo, claro. Mas, justamente pela informação estar aqui no blog, que propus à Aerith essa coluna e tão prontamente foi atendida com imenso cuidado, como faz com o blog. 

Então, em resumo, serão conversas com os textos aqui apresentados, para que também possamos olhar outras perspectivas, com respeito e todo amor do mundo. E claro, fica o convite para que você possa escrever sobre as nossas escritas (que são da Dança, dançadas, dançantes) e quiçá, se torne uma escrita com muitos corpos...

Antes de iniciar um diálogo com as colegas do blog, peço licença para falar bem sucintamente o que tenho entendido como dança Tribal Fusion. A ideia de misturar para mim é o meu corpo se apropriando do que chega nele como informação e como eu lido com essa informação no meu corpo. E a gente sabe que cada pessoa tem sua experiência individual e subjetiva. Então, a criação na dança Tribal Fusion passa a conter as individualidades, criando diversidade nas proposições cênicas apresentadas, mas ainda assim mantém uma proximidade seja na sua criação artística, sua história ou mesmo pelos nomes, esses últimos em uma mu-Dança constante e significativa. Eu acho isso lindo!

Então, meu corpo se apropriando dos textos do blog se relaciona inevitavelmente com minha vida pessoal (nas questões de gênero, sexualidade, cor, status social, formação educacional, etc.). É com essas minhas experiências individuais e percebendo o coletivo que o Tribal passa a ser essa reunião de diversidades, sem propósitos de domínios de poderes e do que é ou não essa dança.


Figura 1: foto de pintura aquarela do artista Marcelo Storniollo (SP/BRA), encomendada por Caíque Melo. Título: “Corpofusão”. Ano: 2020

Diante desse meu breve olhar para o que estou entendendo quanto a minha dança Tribal Fusion, no próximo post da coluna começarei a dialogar com textos da Ana Terra de Leon, Kilma Farias, Ana Clara Oliveira, Thaisa Martins e Camila Saraiva, mulheres que admiro enquanto profissionais e estudantes acadêmicas das produções dessa nossa dança de fusão e claro, acompanhando as próximas publicações para que o diálogo possa coexistir na nossa criação de Dança.

Até breve! Se cuidem e tomem vacina!


__________________________________________________________________________

Diálogos


Caíque Melo (Salvador-BA) atua profissionalmente como professor, dançarino, pesquisador, coreógrafo e produtor na área da Dança desde 2009. Professor de dança "Tribal Fusion" desde 2012. Professor de Dança Vogue (desde 2017) e um dos pais da House of Tremme (2020). Mestrando (2019-2020), bacharelando (2018-2021) e licenciado (2014-2018) em Dança pela Escola de Dança da UFBA. Técnico em Dança pela Escola de Dança da FUNCEB (2018).Clique aqui para ler mais post dessa coluna! >>
Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. Ele é MARAVILHOSO!!! Super ser humano e super profissional!!! Sou aluna e fã!!! Ass: Poli

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...