por Raissa Medeiros
A coluna é uma estrutura que forma o eixo do corpo, sendo constituída por ossos denominados vértebras. Entre as vértebras existem discos intervertebrais que impedem que haja uma sobrecarga sobre as mesmas, absorvendo o aumento da pressão intervertebral e permitindo uma maior mobilidade da coluna vertebral. Podemos observar também que na coluna há presença de curvaturas que ajudam na manutenção do equilíbrio e da postura ereta.
Esta estrutura possui como principais funções:
- sustentação do corpo;
- mantenimento da flexibilidade das movimentações de tronco;
- proteção da medula espinhal (composto de células nervosas, localizada no canal interno das vértebras, fazendo parte do Sistema Nervoso Central).
É dividida em: Cervical, Torácica, Lombar, Sacral e Coccígea.
Sendo a primeira composta por 7 vértebras, a segunda por 12, a terceira por 5 e a quarta e quinta fundidas sendo 5 sacrais e 4 coccígeas.
Como disse anteriormente, a Coluna Vertebral possui curvaturas fisiológicas extremamente importantes sendo elas: cifose e lordose.
- A cifose é encontrada nas regiões torácica e sacral;
- a lordose é percebida na cervical e lombar.
Coluna Vertebral Vista Posterior e Lateral |
Cinesiologia e Dança
Além de todas funções acima citadas, a coluna vertebral é muito importante também na execução de muitos dos movimentos que realizamos com o tronco.
Flexão Lateral de Tronco = Cambret Lateral |
Hiperextensão de Tronco = Cambret Posterior |
Rotação Baixa de Tronco = Egyptian | Rotação Alta de Tronco = Ângulo de Performance |
Todos estes movimentos demandam muito da mobilidade dessa estrutura e precisam muito de nossa atenção. Trouxe mais algumas outras movimentações que vale muito a pena redobrar os cuidados:
- rotações repentinas e sucessivas de tronco;
- mudanças bruscas de direção;
- flexões de tronco.
Cuidados
Para manter a saúde da coluna vertebral e prolongar a nossa expectativa de vida da dança é necessário ter uma rotina de cuidados básicos, como:
1) Se aquecer e alongar antes e após a atividade física, respectivamente.2) Não se esqueça de sempre prestar muita atenção na sua postura. Lembre-se que a postura reta NÃO EXISTE. Respeite suas curvaturas.
3) Não ultrapasse seus limites, mantenha em sua rotina momentos para descanso e em caso de dor ou qualquer incômodo, procure um profissional da saúde especializado para te orientar da melhor forma.
Em nosso corpo mora a nossa arte. Lembre sempre de cuidar desta casa.
Nos vemos em breve!
______________________________________________________________________________
Corpo & Dança: Um olhar sob nosso Palácio Industrial