[Organizando a Tribo] Novo Ano, e agora?

 por Isadora Oliveira


Eii bailarinx! Como está a organização da vida por ai?

 

Já estamos em 2021 e precisamos começar esse ano com o pé dançando, certo? Por isso, hoje vamos pensar um pouco na estrutura para a organização da vida e do seu corpo que dança.  

Dançar e se manter produtivx em um momento tão caótico nos fez mudar a nossa relação com x nossx bailairinx, precisamos repensar essa situação para esse ano que acabou de chegar. Assim, vamos por etapas, estruturando cada parte da nossa rotina e trazendo para ela o movimento necessário. 


Fonte: https://www.centraldancadoventre.com.br/publicacoes/divulguese/119/como-ser-artista-e-empreendedora-na-danca/17537 

 

Saiba o que você tem que fazer no dia / semana!

Já falamos disso por aqui, mas estruturar o seu dia com compromissos fixos e metas diárias é primordial para manter suas responsabilidades sob o seu controle. Divida o dia em horas, e verá o quanto um tempo bem administrado é valioso. Com isso, a probabilidade de enxergar livre algumas horas na sua semana aparece. 

 

Crie rotina

Algo que ajuda muito na organização da vida profissional e pessoal é a rotina. Manter as tarefas sempre dentro do seu cronograma de metas, cumprindo horário e intensidade é ideal para um resultado satisfatório. Separar um momento específico para a dança e o corpo é um passo importantíssimo, contudo o que fazer se esse espaço não existe na sua rotina atarefada? Crie ele 

Dentro das possibilidades do seu dia e, principalmente, da sua semana, encontre momentos que você possa mesclar as atividades ou diluir a intensidade. Vamos lá um exemplo, assim que acordar ainda na cama, você pode se alongar certo? Crie a rotina de todos os dias de manhã se alongar. Você condicionará aos poucos o seu corpo a receber aqueles movimentos e logo ele responderá melhor quando você precisar dele para dançar. 

Se você é donx de casa, pai/ mãe, empresárix e bailarinx e esse momento matinal simplesmente não existe, dilua aquilo que você faria em um tempo concentrado. Enquanto espera o arroz ficar pronto ou frita um ovo, por que não alongar a meia ponta ou até treinar um shimmie!?

Ser bailarinx é viver dançando em tempo integral, escolha viver no seu mundo de forma dançante. Mesmo que por pouco tempo não deixe de fazer/praticar, logo logo vira rotina. 

 

 

Defina seu foco! 

Por que você está dançando? Para aprimorar a técnica, para manter o corpo sempre em movimento, para relaxar... Está preparando um show específico ou treinando aquela movimentação que parece impossível? 

Se você não tem 10 minutos diários para parar e ter um encontro com x sxu bailarinx, planeje um ou dois dias na semana de 20 a 30 minutos de qualidade, que possam te aproximar do seu objetivo. 

 

Exemplo__________________________________

 

Objetivo: Montar um Mejance para uma competição online 

⏱ Tempo livre: 30 - 40  min,  2x na semana 

📌 Prazo: Um mês → 4 semanas 

 

SEGUNDA - 14:00 - 14:30 

QUINTA - 21:00 -21:40

Mapear a música 

Montar o 1º minuto 

Passar 3x o 1º minuto + montar mais 30s 

Ensaiar o que está pronto 

Estruturar mais 1 min 

Ensaiar o que está pronto 

Montar mais 1 min 

Ensaiar o que está pronto 

 

Trabalhe com os prazos que você tem, com os objetivos que você deseja e com as possibilidades de fazer acontecer. Ser bailarinx exige além de tudo muito foco e determinação. 

 

Pense em qual bailarinx você quer se tornar!

Ter em mente até onde você quer chegar com  sua arte é sempre importante. Mesmo que a sua caminhada na dança esteja se iniciando, estabeleça pequenas metas, tenha algumas referências e se inspire em quem você admira. Nos movimentar fica mais fácil quando temos objetivos claros e a organização vai te ajudar a alcançá-los. 

 

 Pense com quem você quer estudar.

Se você não frequenta aulas regulares por algum motivo, esse é um momento excelente para conhecer o trabalho de outros profissionais. Minha sugestão é: aposte em workshops e cursos de curta/ média duração e mescle suas aulas entre teóricas e práticas.


Quando estudamos teoria, nos conectamos às raízes e trazemos para a nossa dança a maturidade de saber o que estamos dançando. 

 Nas aulas práticas existe a oportunidade de aprimoramento e dedicação corporal.

 

Caso tenha alguma questão financeira que impeça a sua regularidade em aulas de turma ou particulares, pesquise os workshops que o mercado está apresentando e analise o valor de cada um com a possibilidade de realizá-los. Tenha sempre os seus objetivos alinhados com as aulas que você participa. 

O primeiro passo para conquistar o que deseja é sair do lugar. Não deixe a falta de planejamento te atrapalhar. Deixo aqui, mais uma vez como dica, o uso do Google Agenda

📌Segue link de dicas de ‘Como personalizar a sua Agenda Google’: https://support.google.com/a/users/answer/9282728?hl=pt-BR 

 

Caso prefira a agenda de papel, aposte naquelas que te permite visualizar bem as semanas de cada mês, contendo sempre espaço suficiente para anotações. Caso não goste de planejamentos diários, os semanais são muito eficientes. No primeiro texto desta coluna você encontrará algumas outras dicas para a organização dos seus planos. 

 


📌Se não pode comprar uma agenda, faça a sua! Segue link com alguns ‘Modelos e Opções de Agenda’ : https://pt.smartsheet.com/best-excel-schedule-templates 

 

Muito foco, determinação e organização para esse ano que acabou de chegar. Torne o que você deseja realidade, começando pela sua agenda. 

 

Bailarinxs, tenham uma ótima e organizada semana!


_____________________________________________________________________________

Organizando a Tribo

Isadora Oliveira (Belo Horizonte-MG) é bailarina semi-profissional, estudante e mobilizadora social. Com 19 anos de idade, graduanda em Bacharel em Direito e amante da Cultura Árabe Oriental, tem uma vasta experiência em organização grupal (apesar da idade), são aproximadamente 10 anos de trabalho e serviços sociais voluntários. É integrante da equipe VIDES Brasil (Voluntariado Internacional de Desenvolvimento e Educação Social) e está à frente da Iniciativa da Nova Geração das Danças Árabes Orientais no Brasil.  Clique aqui para ler mais posts desa coluna! >>



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...