[Resenhando-PR] Paraná Mostra Online de 2020

 por Esther Haddasa

Para estrear essa coluna resolvi fazer uma resenha diferente, não sobre um evento, mas sobre o Mix de Lives e atividades que envolveram o Tribal Fusion do Paraná nesse conturbado momento restritivo a palcos e aglomerações.

Criatividade não faltou e o engajamento para manter viva a cena  trouxe a oportunidade de Mostrar, e amostrar, muitos trabalhos, debates e performances no que ficou registrado como o grande fenômeno das mídias, ainda no mês de maio, comecinho da quarentena oficial, com a até então ferramenta menos utilizada do Instagram a : LIVE, estendendo sua exponencial busca também para o Youtube.

Organizei esses eventos do Instagram em duas categorias:

  •  Mostras – Lives Completas que irei abordar nessa edição.
  •  Amostras – Coreografias ou trechos de coreografias, estudos, e falas postados no Feed ou IGTV – Aguardem!

A Primeira Mostra, Live Show, que assisti (até porque participei como representante do Tribal Fusion com a coreografia "Queima minha pele" do Bacu Exu do Blues) foi no dia 09/05/2020 pelo Instagram da bailarina e idealizadora do Festival Arabic, Dayane Leme - Londrina, PR com o título: Amigas Belly Dance. Desenvolta, a anfitriã apresentava cada convidada que após dançar lia os comentários e interagia com quem estivesse nas mensagens.

A Live contou com a presença da bailarina Hayal, residente na França, descrevendo brevemente a situação da pandemia no país daquele momento. Outra representante do Tribal Fusion que esteve na Live foi Janaina Nicolau de Maringá-PR, que naquela ocasião apresentou um solo de Dança do ventre estilo cabaré.

No dia 22/08, Dayane Leme, trouxe novamente o Tribal Fusion para suas Lives, tendo como representantes e fazendo sua estréia como solistas as bailarinas Flávia Araújo com um Tribal Fusion Tango e Miriam Borges com um Tribal Brasil, ao som de Johnny Hooker.

 

Infelizmente estas Lives não estão mais disponíveis, o que as tornaram eventos únicos. 

Ana Paula Fávaro, de Curitiba-PR, entre Julho e Setembro, organizou semanalmente sob os títulos Live Cultural e Live Show, apresentações que eram divididas entre três momentos

- Entrevista da convidada- onde ela contava um pouco de sua trajetória;

-  Apresetação de Dança;

-  Finalizava com uma pequena explicação sobre o estilo com dicas de passos .


Os destaques do Tribal foram:


 Mariana Tachibana (27/07):

| Link para assistir a apresentação |

 

Myma Fávaro e a estreante Andressa Falkovski (21/08):

| Link para assistir as apresentações |

 

 Yasmin Zayn (25/08):


O Solo Rock bellyfusion com espada da Yasmin:

| Link para assistir a apresentação |

No dia 28/08, Ana Paula Medeiros, deslumbrante e versátil, fez uma dupla apresentação começando com "Tombei" de Carol Conka e fechando com "Moongate" de Samel.

| Link para assistir a apresentação |

 A anfitriã Ana Paula Fávaro apresentou-se no dia 02/09.

| Link para assistir a apresentação |

 

Para finalizar, Aerith Asgard promoveu Lives entrevistas.

A primeira aconteceu em 11/05 com Hölle Carogne (RS) onde abordaram e tiraram dúvidas sobre o Dark Fusion de forma muito leve e objetiva.

Essa Live ainda tem trechos disponíveis nos Stories da Aerith:

| Link para acessar |

 A outra Live aconteceu em 14/07 com o tema: "Desenvolvimento de Personagens na Dança", com Keila Fernandes. As anfitriãs deliciaram os participantes com uma retórica / debate assertivos e embasados sobre consistência de pesquisa / referências e performances no Tribal Fusion , seguem links das duas partes:

| Parte 1 | Parte 2 |


Adaptar conteúdo prático e teórico em eventos virtuais foi e está sendo uma alternativa corajosa ante todo o desânimo que poderia se instalar, afinal, esses eventos demandam energia, trabalho e dedicação tanto quanto os presenciais, e a garantia de uma audiência mínima, assim como eventos presenciais, não existem. Mesmo não tendo despesas percebidas (como alugueis , cachês , deslocamentos, etc)  não quer dizer que esses eventos virtuais não custem caro só porque são gratuitos, já que eles são a gentileza disponibilizada de todo o investimento  de anos de estudo, experiência e tempo entregues a nós, pelo único propósito da manutenção e motivação à dança.

Portanto, concluo com o pedido: Assistam as Lives !

Inté!

______________________________________________________________________________

Resenhando-PR


Esther Haddasa (Londrina-PR) é mineira de Conselheiro Lafaiete, graduada em Moda pela Universidade Estadual de Londrina, membro fundadora da cia Caravana Lua do Oriente, formada em danças árabes pelo método da Escola Rhamza Alli – Londrina ,PR.  Clique aqui para ler mais post dessa coluna! >>
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...