[Vida com Yoga] Drishtis – O poder no olhar


 por Natane Circe

         De pouco valem as posturas psicofísicas do yoga quando não existe a concentração, o foco. Drishti é a ferramenta usada para esse fim, sem eles existe apenas uma mente fraca em posturas sem significado espiritual algum. Ou seja, não existe yoga. Mas afinal, o que são drishtis?



Drishti significa “visão”. É o direcionamento do seu olhar ou foco durante as posturas (asanas). Essa técnica de fixação ocular tem um grande papel no desempenho espiritual, mental e também físico na sua prática pessoal. Ela treina a mente a se manter centrado prevenindo a sua mente divagar em ações externas. Alguns exemplos são: broomadhya dristhi (olhar entre sobrancelhas), antara drishti (olhar pra cima), nasagrai drishti (olhar pra ponta do nariz), parsva drishti (olhar para a lateral).



Dristhi nada mais é então, do que uma postura de equilíbrio da própria mente. Assim como o equilíbrio físico é necessário muita prática para o olhar não “cair” para o que está acontecendo fora do tapete. Olhe, direcione a energia e mantenha. Se existir um deslize, olhe novamente e mantenha.



Drishtis estão associados ao quinto estágio do yoga, Pratyahara. Com a maestria do direcionamento do olhar a mente se torna clara e palpável para a retirada daquilo que te incomoda e absorção daquilo que te beneficia.




Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...