por Natane Circe
A verdadeira busca do yoga está na famosa paz de espírito. Admito que saiba o que seja, por que estudo sobre, mas nunca a alcancei. Talvez por um pequenino instante a tenha presenciado, mas a calmaria durou pouco. Os vrttis tomaram conta de citta, mais uma vez.
Vrttis são como ondas, tempestades, e citta é o oceano. O mar se agita, se torna incompreensível, turbulento e confuso durante tempestades. Formam-se ondas algumas vezes pequenas outras vezes gigantescas. O objetivo do yoga é cessar as ondulações do oceano da mente, causados por ações externas e internas, como ego, medo, raiva, ou mesmo sentimentos de euforia, alegria, amor. Pra tudo existe uma reação, porém, só se alcança a paz quando as ondas se cessam e mergulhamos fundo no oceano interno.
Se você olhar bem no seu reflexo no mar calmo, você poderá ver seu eu com mais clareza e detalhes, se houver ondulações a imagem estará distorcida e pouco clara.
As técnicas de yoga, como asanas (posturas), pranayamas (técnicas respiratórias), meditação e outras tantas permitem que os vrttis tenham menos influência, e talvez nenhuma, sobre o intelecto. Você se torna presente e existe a não reação de influências externas, diminuindo sofrimentos e julgamentos.