[Vida com Yoga] Pranayamas: Ujjayi

por Natane Circe

A partir de hoje a coluna “Vida com Yoga” contará com a série Pranayamas. Onde apresentarei alguns exercícios de expansão de energia com a ajuda da respiração.


Pensando na respiração, percebemos que ela se divide em 4 partes, são elas: inspiração (puraka), retenção com ar (antar kumbhaka), exalação (rechaka), retenção sem ar (bahya kumbhaka). O processo de respiração é conectado diretamente ao cérebro e ao sistema nervoso central e é um dos processos mais vitais do corpo. Ela também tem uma conexão com o hipotálamo, o centro do cérebro que controla as respostas emocionais.

Não se preocupe se a sua respiração é curta ou limitada. A consciência aparece aos poucos, sente-se o ar alcançar até os pontos mais remotos dos pulmões, expandindo assim os órgãos internos. Na exalação a liberação de ar é gradual, o que dá as células tempo suficiente para reabsorverem o prana (energia vital) residual o máximo possível. Assim ocorre a plena utilização de energia, o que contribui para a estabilidade emocional e para acalmar a mente.

Uma das técnicas de expansão, que pode ser fusionada com outras técnicas se chama ujjayi. Em sua tradução, significa “expansão vitoriosa da vitalidade”. Pelo nome já percebemos seus benefícios: trazer vitalidade, energia, intensificar a absorção de prana e aumentar a temperatura do corpo. Entre outros benefícios está o alivio de problemas digestivos, resfriados e estados depressivos. Auxilia na meditação, em uma maior vivencia de asanas (posturas) e exercícios físicos que exigem concentração e um corpo aquecido.

Como praticar:

A respiração ocorre nasalmente, ou seja, inspiração e exalação pelas narinas.

Contraia a glote, estrutura localizada na garganta, ou seja, contraia a parte interna da garganta.

Acontecerá um som sibilante, e o ar raspará pela garganta na inspiração, mas principalmente na exalação.
(Dica: tentar falar a palavra hang sem movimentar a boca)

. Note que se realmente você estiver fazendo a respiração corretamente, soará como um tal Darth Vader!!!


O pranayama pode ser feito sentado, ou em movimento. Como ativa sua vitalidade é recomendado seu uso durante o dia.

 “Quando a respiração vagueia, ou é irregular, a mente também se torna instável, mas quando a respiração esta tranqüila, assim a mente estará também e o Yogue viverá por muito tempo.” Hatha Yoga Pradipika




Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...