[Vida com Yoga] Ahimsa

por Natane Circe


No yoga existem vários passos para se alcançar o famoso samadhi, o último membro do yoga e o estado mais elevado da consciência que nos leva ao autoconhecimento. O primeiro membro para a busca do estado de absorção total é o Yama que tem como base cinco princípios éticos que devem ser cumpridos na nossa jornada. O primeiro deles, Ahimsa, é o que poremos em pauta hoje.

Ahimsa quer dizer “não-violência”, é o fazer, sentir, pensar e retribuir tudo que é positivo e extinguir a negatividade, crueldade, ódio, nos campos físicos e mentais de nossas vidas. É uma pratica de autocontrole e autoconsciência.





A prática de Ahimsa se inicia com o ser particular para com ele mesmo. Primeiramente , optando por não ferir seu corpo físico, respeitando, assim, seus limites. No mundo da dança, é comum nos forçarmos para atingir certas metas. Às vezes causamos efeitos negativos irreversíveis sobre o nosso corpo. Tudo por não saber ou se negar a escutar os lamentos do corpo. 



Respeitando o seu tempo praticamos Ahimsa, e teremos uma vida útil de dança bem mais prolongada. Saberemos também lidar não só contra a violência física, mas também a psicológica que causamos a nós mesmos no meio profissional e também no dia a dia. Quantas vezes nos diminuímos fisicamente por não se encaixar em padrões, por não se mover como outra bailarina se move, por não ter uma técnica tão apurada em certos movimentos e asanas. Quantas vezes a impaciência se estampa no rosto quando caímos de um equilibro, quando o shimmie não sai, ou quando a coreografia parece impossível para nós. A raiva, a impaciência, os pensamentos destrutivos nada nos melhora como bailarinas, praticantes ou ser universal. É só uma barreira na qual perdemos tempo construindo pra podermos pular depois. Sendo que ela nem estaria ali se não tirássemos tempo e energia para montá-la.



Ahimsa vai além de nós mesmos. Devemos também saber lidar com os sentimentos perante aos outros. Sou da idéia de que sensibilidade nunca é demais. Querer, fazer e emanar o bem é o primeiro passo do yoga, e deveria ser o primeiro para tudo em nossa vida. O respeito entre nosso núcleo deve ser o reflexo do que é de fora. O respeito entre as irmãs de dança deve ser escancaradamente presente. O respeito pelo corpo da sua aluna, o respeito pela arte, o respeito pela e por qualquer vida deve ser um presente constante no dia a dia.


Ahimsa é muito maior do que o ser humano é atualmente, é algo que pode ser adquirido em longo prazo, mas que a cada pratica nos leva a experiências muito mais completas e reais do que estamos vendo no nosso meio, no trabalho, na família, no Brasil e no mundo inteiro.   


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...