por Annamaria Marques
As jóias usadas no Tribal vem geralmente da Ásia central, África e Índia. Usados principalmente em Mali, Mauritania e África ocidental, são únicos em seu desenho e na composição de pingente em pedra e metal.
Talhakimt Tuareg |
O Tanfouk ou Talhakimt, também conhecido com Cruz de Agadez é um pingente usado originalmente por tribos africanas como enfeite de cabelo, pingente em colares ou como anéis. Este ornamento, inclusive, teve seu desenho modificado posteriormente para produção em maior escala. De formato sui generis, o talhakimt pode ser feito de uma infinidade de materiais diferentes e refletem a luta economica entre países em desenvolvimento e o poder colonizador europeu.
Talhakimts europeus (os dois do canto direito abaixo são africanos) |
Estima-se que o desenho do talhakimt seja derivado do formato de anéis tipo sinete indianos datados do século 18 ou de anéis de arqueiros indianos (vide coleção do museu Pitt Rivers). Este desenho original foi modificado para o formato do talhatana indiano e, posteriormente, foi novamente modificado pelos europeus para a reprodução em maior escala em materiais como ágata, plástico e resina com váriados graus de fidelidade.
Anéis de arqueiro indianos
Enquanto as numerosas imitações do talhakimt são baseada no formato dos anéis, a maioria dos originais é usada pelos Tuareg e outras tribos nomades como pingentes em colares ou em seus cabelos. Os pingentes Tuareg têm ainda um diferencial por ser, quando quebrados, engastados em prata ornamentada com padrões típicos. Muitas vezes, estes pingentes foram usados como moeda no comércio tribal com os colonizadores.
Usos originais do talhakimt
A popularidade do talhakimt era tal que indústrias alemãs passaram a produzir localmente versões mais acessíveis em Idar-Oberstein e diz-se que algumas indústrias de vidro na ex-Tchecoslováquia também se aventuraram a produzir suas versões. Com isto, acabaram por se tornarem peças mas competitivas (mais vendáveis devido ao menor preço) do que as versões industriais indianas até meados dos anos 1830/1840 quando a Índia adotou um processo de moldagem das peças ainda mais barato do que o europeu.
Usos contemporâneos do talhakimt
Como os diversos ornamentos adotados pelo figurino do Estilo Tribal, o talhakimt traz em si um pouco da cultura de onde ele é originário e agrega ao conceito deste Estilo, em que vários elementos culturais se unem para valorizar esta nossa dança e a sinergia que ela representa.
Fontes:
The tribal Bible
http://beadcollector.net/cgi-bin/anyboard.cgi?fvp=/openforum/&cmd=get&cG=8373239393&zu=3837323939&v=2&gV=0&p= (acesso em 05/02/16)
http://www.jstor.org/stable/2844063 (acesso em 05/02/16)
http://encyclopedieberbere.revues.org/2338 (acesso em 05/02/16)
http://www.silkroadtribal.com/Talhakimt-Tanfouk_c_84.html(acesso em 05/02/16)
http://redcamel1.blogspot.com.br/2011/10/you-say-talhakimt-i-say-tanfouk.html(acesso em 05/02/16)
http://www.rings-things.com/Products/Glass-Tanfouk-Pendants-Talhakimt/(acesso em 05/02/16)
http://web.prm.ox.ac.uk/amulets/index.php/protection-7/ (acesso em 05/02/16)
http://www.beadazzled.net/dictionary_freshwater_pearls_beads_pearl_jewelry_baltimore_md_va_dc.php#Talhakimt (acesso em 05/02/16)