[Resenhando-PR] Fusion Art Festival

por Aerith



No dia 28 de novembro de 2015 aconteceu a primeira edição do  Fusion Art Festival, em Curitiba-PR, no Teatro Cine Glória, realizado por Sara Félix e o Tribal Art Co. O evento contou com a participação de Aerith, Mariáh Voltaire, Trio Taksim, Gabriela Miranda (RS) e Yoli Mendez (SP).

O festival foi realizado com muita dedicação e carinho, percebendo isso pelo afinco da anfitriã pela passagem de som, de palco e dos mínimos detalhes para que estivéssemos acolhidas . Chegando ao camarim, todas bailarinas lindas se arrumando com seus figurinos e adornos; além disso, havia aperitivos para ninguém entrar em cena como estômago vazio! Chegando a hora do espetáculo, Sara reuniu  todas para uma confraternização pré-show, direcionando a palavra à convidada Gabriela Miranda do Rio Grande do Sul. Gabi decide, então, realizar o Puja, ideologia elaborada e realizada pelo ATS®. Pedi autorização a Gabriela para reproduzir os dizeres do Puja que ela mencionou no dia. Caso você o utilize, não deixe de dar crédito à Gabi pelo texto:

O Puja ou Pranam é uma homenagem a uma das danças que compõem o Tribal,  o estilo clássico Indiano. É chamado também de "Moving Meditation" (meditação em movimento) e é usado principalmente para se concentrar antes de dançar. Não é uma prece nem algo religioso de forma alguma, é apenas uma maneira de reconhecer os elementos necessários para que nossa dança aconteça com gratidão e amor. Do fundo de nossos corações agradecemos:

 - O espaço que dançamos;
- a flor de lótus, que nasce da sujeira, linda e brilhante, como uma metáfora para nos lembrar que tudo bem cometer erros, faz parte do processo de aprender a dançar e também viver ;
- o chão onde dançamos;
- a música que dançamos;
- as professoras que nos ensinaram;
- os ancestrais que vieram antes de nós;
- começamos e terminamos com o namastê  (o Deus que habita em mim reconhece e reverencia o Deus que habita em você ).



Tribal Fusion Art entra em cena para uma abertura de empoderamento feminino! Lindas, poderosas e prontas para mostrar todo seu potencial na dança!


Logo em seguida entra o Sis Tribal, composto pelas bailarinas Gabriela Miranda (RS) e Yoli Mendez (SP). O ATS® sempre evoca o lado mais transcendental e primitivo da dança. Sempre saio arrepiada e emocionada por tanta energia.



A primeira aluna de Sara a solar é She Rocha, com a coreografia Sopro, fazendo uma apresentação com muitos arabesque e piruetas, muita influência do ballet e jazz.


A turma iniciante de Sara Félix veio com uma apresentação dramática e ritualística. Eu acompanhei os ensaios e pude ver de perto o talento dessas meninas! The Cult traz a essência obscura dos rituais sob a forma de dança e utilização de elementos cênicos.



Nayara Oliveira, aluna de Sara, trouxe uma apresentação exótica, irreverente, forte e técnica ao som do dubstep. O título da coreografia Elephant in Collors foi bem utilizado por Nayara em seu figurino, como os brincos lembrando as presas de elefante, o cinza do sutiã remetendo a cor do animal; além da calça colorida, dos dreads e pinturas nos braços remetendo ao país nativo dos elefantes, a África.



A seguir, Gabriela Miranda (RS) tomou conta do palco. A última vez que vi Gabi dançando foi em 2012 e, depois disso, apenas acompanhando seu trabalho virtualmente. Três anos depois e vejo o quanto Gabi se tornou um ícone para a cena tribal brasileira. Com certeza uma profissional completa em técnica e expressão. Gabi me emocionou muito por cada palavra que seu corpo transmitia com sua dança, cuja coreografia se chama Ghost Town. Um corpo que fala, que grita e nos faz quebrar em um ebulir de sensações.



Sara Félix e Katita Iwanowski realizaram a apresentação Sublime, disponível no Youtube (clique aqui para assistir). O duo foi bem intenso e hipnótico.



Jessy Lais, aluna de Sara, mostrou uma apresentação muito rica de passos e transições com a coreografia Star Angel.



Em seguida, eu estaria no palco. Infelizmente não posso dizer muito sobre minha apresentação. Minha pressão caiu durante a execução e perdi a direção. #bad =( Enfim, espero poder ter outra oportunidade de apresentar essa performance posteriormente.



Logo depois veio a grande Mariáh Voltaire com sua coroa tribal linda(e como pesa!) e que chamava atenção pelo design. Ela ganhou o palco e o público com um figurino super rico e reluzente. Super técnica e despojada, Mariáh destruiu tudo com seus breaks e shimmies com a coreografia Cholera (clique aqui para assistir!).



Sobe ao palco a turma intermediária do Tribal Art, bem estilo balkan, com a coreografia Garnet Blue enchendo o palco com muita animação e beleza.


Em seguida, a aluna Thea Bellator vem com uma explosão de energia e alto astral, com a coreografia Chà Moui Tatak.


O trio Taksim, composto pelos músicos Bia Cervellini, José Manrique e a bailarina Rosa Carina fizeram uma apresentação tocante. A música ao vivo sendo desenhada pelos movimentos da bailarina tomavam forma de poesia para quem apreciava a essa apresentação.



A seguir, o duo Gabriela Miranda (RS) e Yoli Mendez (SP) entram em cena com a apresentação Desire (clique aqui para assistir!) desenvolvida para o enredo do Gothla Brasil. A apresentação é de muita entrega, conexão e sincronia.



A seguir, a dupla Marlen Mirta & Thea Bellator veio ao palco com uma energia muito gostosa através da coreografia Opethara. O público conseguiu sentir como elas estavam a vontade e felizes de estarem dançando entre si. Uma apresentação muito rica pela diversidade de movimentos apresentados!


Encerrando o espetáculo, Sara Félix nos hipnotiza com sua presença. Movimentos bruscos, técnicos, misturando-se com a suavidades dos leques de pluma e a sensualidade da performance Essence!



Desta forma, o  Fusion Art Festival fecha suas cortinas deixando-nos com "gostinho de quero mais" pela qualidade dos trabalhos apresentados, entrando, com certeza, na rota dos eventos nacionais do estilo de dança tribal.

Teaser:
por Hellinson Palmonari


Fotos oficiais por Thiago Dea:

Fan Page:
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...