Reciclando o repertório na dança tribal

por Aerith Asgard

Olá pessoal!

Já faz um tempinho que não posto por aqui, não é mesmo? =)



Hoje trago um assunto para refletirmos um pouco sobre a cena tribal brasileira. Não quero criar confusões e sim levantar um questionamento como crítica construtiva.

Esse não é o primeiro post que falo algo sobre os eventos brasileiros(leia o outro post , clicando aqui!). Sobre a falta de reciclagem dos shows de galas. Não desmereço nenhum trabalho; considero todos profissionais e merecedores de estarem no gala mostrando sua arte. Porém, a realidade é que estamos tendo, todo ano, as mesmas pessoas dançando. Muda o nome do evento, mas não muda a cara, pois o conteúdo é o mesmo. Isso vem acontecendo com mais frequência de uns 4 anos para cá.  Acho que só tem dois ou três eventos que realmente variam o repertório, renovando as energias. Eu acho um pouco cansativo e saturado para um show, pois cai na mesmice, tornando-se previsível. Eu gosto de ver novidades, novos rostos, novos ares, novas propostas =D Acho isso saudável e enriquecedor para um espetáculo!

Enfim.

Eu acho que os eventos deveriam abrir mais suas portas. Para quê existem as mostras? Apenas para lucrar? Ou para divulgar os trabalhos realizados naquela região ou em  todo país(dependendo da proporção do evento)? Usemos as mostras como um caça-talentos! Como uma oportunidade para tais bailarino/as mostrarem todo seu potencial e o quão são  "capacitados" para participarem do Gala em uma próxima edição. Promova novas estrelas! Como é recompensador a um  produtor de eventos ter participado da divulgação daquele(a) bailarino(a), colaborando para que mais pessoas o conheça e também apreciem sua dança!Com certeza tal artista nunca se esquecerá de tal apoio. =)

Vejo em eventos internacionais que as mostras são realmente um mostruário e que seus produtores, mesmo não assistindo na hora, tem acesso as gravações de vídeos  e possuem o feedback do público sobre os bailarinos que se destacaram neste tipo de show. Muitos bailarinos,  após terem dançados no open stage/showcase do evento , são convidados para o show principal, tornando-se conhecidos no universo tribal.


Acho que seria bacana essa relação, em que a mostra seria uma oportunidade para o Gala, como uma extensão, dando idéia de continuidade e não de segregação. Os produtores devem atentar-se aos anseios de seu público. Não digo como uma voz  única. Eu estou aqui dizendo o que venho ouvindo de muita gente chateada ou insatisfeita. Muita gente que já falou que não vai mais dançar na mostra porque não vale a pena =(  E muita gente que é super talentoso(a) e merecia estar lá também abrilhantando o espetáculo. Consequentemente, o lucro também cai, pois tais pessoas buscarão por novas possibilidades.

OBS: Esse texto não se refere apenas à solistas, mas a grupos também.



Alguns exemplos de mostras de dança servindo como porta de entrada para artistas:




Bex (UK):


Alexis Southall (UK):




Bela Saffe (BRA):


Asharah (USA):



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...