por Jossani Fernandes
Como já foi dito, a força é extremamente
fundamento no contexto da dança e da saúde, propriamente dita. Sabemos que o
fortalecimento muscular possibilita romper com os desvios posturais advindos do
nosso cotidiano ou até mesmo de movimentos repetidamente reproduzidos na dança.
Além de ser um importante fator na prevenção de lesões e auxiliar na
recuperação das lesões preexistentes. Mas trabalhar a força das alunas em uma
aula de dança?
· Primeiro é importante saber os tipos de força e qual ou quais desejamos trabalhar de acordo com a modalidade:
Força máxima
É a capacidade que um músculo ou grupo
muscular tem em realizar máximas tensões
Força explosiva
A força explosiva (ou rápida) representa a
relação entre a força expressada e o tempo necessário para a alcançar a ação,
ou seja, esta relacionada a movimentos de força com velocidade.
Resistência de
Força
É a capacidade do organismo de resistir à
fadiga, como se fosse uma força de longa duração.
·
Após essa breve
explicação é possível perceber que na dança utilizamos todos os tipos de força,
mas algumas se sobressaem.
No caso do tribal, utilizamos se forma
significativa a força explosiva para a execução de movimentos que
demanda explosão, como uma batida de quadril forte que demanda maior contração,
nas dissociações corporais marcadas, giros rápidos e por aí vai... Além disso,
a resistência de força está presente em nossa realidade, seja para
sustentar o braço durante períodos constantes, segurar um meia ponta e etc.
Para conseguir planejar em sua aula treinos de força, precisamos ter em mente 3 princípios:
Sobrecarga: a
força não pode ser aumentada a menos que os músculos sejam trabalhados além da
sua carga normal de treino, ou seja, para evoluir na força e para continuar
tendo resultados vai chegar um momento em que você precisará aumentar a
intensidade dos treinos, frequência e até a duração dos exercícios.
Especificidade: Você deve escolher os exercícios o mais próximo possível da modalidade e os movimentos que você irá trabalhar.
Reversibilidade: Se você não continuar treinando a força se perderá rapidamente, nesse ponto precisamos estimular as alunas a não trabalharem a força só na aula de dança, mas levar para a vida!
Pronto! Você já sabe o básico para iniciar os treinos de força dos seus alunos, uma sugestão é, seja em uma aula de 60 ou 90 minutos, separe de 10 a 15 minutos iniciais para esse trabalho.
- Inicie com um trabalho articular (alongamento dinâmico,
como já citado em outra coluna).
- Exercícios de força, de acordo com o objetivo da turma,
isto é, se você precisa que os alunos tenham força para descer ao chão e
subir, foque em membros inferiores.
- Sempre tenha um momento para fortalecer o abdômen,
força do core é importantíssima para qualquer momento em sua dança.
- Iniciar com 2 séries de cada exercício já é um bom
volume, sobre repetições pode-se trabalhar de 8 a 12, a depender do nível
de cada aluno.
- Seja criativo, para o aluno não chegar 15 minutos após
o início da aula.
- Preze sempre a segurança, lembre-se o simples bem feito gera resultados incríveis!
Vejo você em uma próxima coluna com algumas sugestões de exercícios!
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Corpo & Dança: Um olhar sob nosso Palácio Industrial
Jossani Fernandes (Belo Horizonte-MG) é professora e bailarina de danças orientais, profissional de educação física, atua na área como personal trainer e pesquisadora da área da flexibilidade, é apaixonada por anatomia e por tudo que diz respeito ao corpo humano e toda a sua complexidade. Clique aqui para ler mais post dessa coluna! >>