[Organizando a Tribo] A sua rotina é sustentável? O mundo gira de forma ecológica quando agimos de forma sustentável

 por Isadora Oliveira

Eii bailarinx! Como está a organização da vida por ai?

Mais uma vez estamos juntos para conversar sobre organização e rotina. Seguimos com a pandemia de Covid-19 como plano de fundo, mas hoje para falar sobre como tu pensa e organiza as suas atividades tendo você no centro . Na sua rotina tem tempo para o seu descanso e ócio criativo? Ou apenas tarefas e mais tarefas? 

Estamos passando por um momento atípico no mundo inteiro, mas no Brasil o tempero da Pandemia Mundial é diferente. Todos os dias uma notícia nova chega para nos desestruturar, seja sobre o governo, sobre a economia, sobre a saúde, sobre outros países, sobre mudanças no clima ou até mesmo no mercado da dança. 

Antes de bailarinos, produtores de evento, professores, mães, somos seres humanos e para conseguirmos lidar com todas as adversidades e dificuldades, precisamos ser sustentáveis. Assim, hoje conversaremos sobre formas de pensar uma rotina de organização sustentável. 

Agir de forma sustentável é repensar todos os nossos hábitos de maneira a balancear as tarefas, responsabilidade com o cuidado de si, da sua saúde física e psicológica. Sempre achamos que não existe tempo ou maneira de cuidar de nós mesmos dentro da rotina, mas terá de haver! Se você não cuidar de ti, quem vai? 

A organização e a disciplina podem te ajudar! 

Estabeleça um horário de início e término das atividades

Estar trabalhando, estudando, descansando, criando e morando dentro de um mesmo lugar nos faz muitas vezes perder a noção do tempo e do espaço. Muitas pessoas não tem um espaço diferente para trabalhar e descansar, tornando o mesmo ambiente foco de diversas energias e objetivos. Para manter a qualidade da sua produtividade e do seu descanso é primordial que você tenha essa separação clara. Por isso, estabeleça horários e tente cumpri-los! 

Defina um horário para começar a trabalhar e um horário para terminar, defina intervalos de 5 a 15 minutos para fazer um lanche, tomar uma água ou apenas para dar uma volta (pode ser quarto→ cozinha), isso ajudará na sua criatividade, disposição e produtividade.


Não estabeleça metas diárias impossíveis 

Sabemos que os compromissos e as responsabilidades são infinitas, mas quando estamos em um contexto de isolamento social essas tarefas se tornam ainda mais árduas. Seja pela pressão psicológica, pela autocobrança, pela necessidade financeira ou imprevisibilidade do futuro. Assim, seja gentil com você e estabeleça metas que você poderá cumprir e após fazê-las, reconheça a sua conquista. 



Defina um espaço só seu

Principalmente se você morar com outras pessoas, a convivência pode gerar desgastes emocionais, sociais e físicos, de tal forma que é importante que você estabeleça um momento do dia ou um canto da casa que seja só seu, um refúgio. 

Seja um momento de alongamento de manhã (acorde 10 min mais cedo), ou um momento de leitura no meio da tarde… Estabeleça um momento em que você poderá respirar de todas as suas funções, recarregar as energias e focar no que é importante. 

Ah, preferencialmente faça algo que esteja completamente alienado das suas responsabilidades, se você for bailarina use o esporte ou meditação, se você for administrador use a música e ou a dança… fez sentido? 

Bailarinx, se organize, se policie e se cuide. Use as tabelas, os aplicativos, os alarmes do celular e a tecnologia ao seu favor. Não se deixe levar pela produtividade tóxica e nem pelas circunstâncias externas que você não pode alterar no momento. Para estar bem quando tudo isso acabar, você precisa se cuidar no caminho. 

Espero que você tenha uma ótima e organizada semana. 


_____________________________________________________________________________

Organizando a Tribo

Isadora Oliveira (Belo Horizonte-MG) é bailarina semi-profissional, estudante e mobilizadora social. Com 19 anos de idade, graduanda em Bacharel em Direito e amante da Cultura Árabe Oriental, tem uma vasta experiência em organização grupal (apesar da idade), são aproximadamente 10 anos de trabalho e serviços sociais voluntários. É integrante da equipe VIDES Brasil (Voluntariado Internacional de Desenvolvimento e Educação Social) e está à frente da Iniciativa da Nova Geração das Danças Árabes Orientais no Brasil.  Clique aqui para ler mais posts desa coluna! >>


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...