[Resenhando-RS] Dura Máter - 2019 & 2020

 por Anath Nagendra



Hoje lhes trago uma resenha do recém premiado DURA MÁTER, da escola Al-Málgama, de Porto Alegre!

Fotografia de Clovis Dariano

O espetáculo rolou em 2019, com direito à instalação artística fora do palco, mas as demais temporadas foram canceladas por conta da pandemia. Ainda assim, a escola disponibilizou o vídeo na íntegra neste ano! Infelizmente não pude comparecer na estreia, mas posso afirmar que, mesmo assistindo virtualmente, os arrepios não foram poucos!

Fonte: Facebook Al-Málgama



Confira a sinopse divulgada:

"O Espetáculo Dura Máter é um show de dança tribal, que através de uma perspectiva feminista tem como objetivo retratar a trajetória da mulher na sociedade ao longo da história. O espetáculo trata sobre como a consciência da mulher em relação ao meio social faz com que seja possível vislumbrar a busca por equidade. A necessidade de falar sobre feminismo e o que ele representa urge cada vez mais forte dentro de todas e todos que acreditam em um futuro igualitário, e é com essa força que o espetáculo traz à tona aquilo que atinge e machuca mulheres diariamente na sociedade, mas principalmente, mostra a beleza de poder contar com outras mulheres para resistir e persistir na luta diária."

Fotografia de Lau Baldo


Com o mito de Pandora como um dos temas-chave, o show recebeu oito indicações em categorias do Prêmio Açorianos, um dos mais conceituados do Rio Grande do Sul! São elas: Espetáculo do ano; Produção e Cenografia (Al-Málgama); Direção e Coreografia (Bruna Gomes); Bailarina (Taís Schneider); Iluminação (Leandro Gass) e Figurino (Loraine Santos)!

Mas até mesmo a premiação foi postergada, e somente em setembro deste ano soubemos dos ganhadores, através de uma cerimônia on-line. DURA MÁTER foi premiado em três categorias: Espetáculo do ano, Produção e Figurino, além de terem levado o Destaque de Dança do Ventre!


Não sabemos se haverá alguma temporada que envolva toda a produção e instalação artística novamente após a pandemia ser controlada, mas, por ora, apreciem o espetáculo!

 

 ______________________________________________________________________________

Resenhando-RS



Anath Nagendra (Esteio-RS) é bailarina, professora, coreógrafa e pesquisadora de Danças Árabes, Raja Yoga e, em especial, Tribal Fusion e suas vertentes. Hibridiza sua arte e percepção com grandes doses de psicologia, espiritualidade e ocultismo. Clique aqui para ler mais post dessa coluna! >>

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...