[Estilo Tribal de Ser] Búzios

  por Annamaria Marques


Olá, pessoal!

Hoje vamos de búzios!

Rachel Brice 


Sim, esta conchinha linda que vemos em vários acessórios étnicos, esteve muito presente nos figurinos de nossa dança e, com frequência, volta à moda mainstream seja ao natural, seja de metal ou outros materiais.

As conchas que mais vejo em figurinos são estas:

Monetaria moneta              |            Monetaria annulus


O que conhecemos genericamente como búzio é uma espécie de molusco marinho ( e dizem que existem mais de 180 espécies desta família!) chamada Monetaria (Monetaria moneta Monetaria annulus, no caso) e sua concha era usada como meio de troca em várias partes do mundo. Encontrei indícios deste uso como “dinheiro”  na África, Ásia e Oriente Médio e, posteriormente, trazida pelos colonizadores às Américas. Com a sua desvalorização e substituição dos meios de troca, as conchas passaram de dinheiro a decoração em roupas, joalheria, em instrumentos musicais, etc.

Além deste uso, as conchas também são usadas como método de adivinhação em algumas religiões africanas (e de matriz africana) e na astrologia hindu.


Por Malcolm Lidbury (aka Pinkpasty) - Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=15765346

Prasnam – astrologia hindu

Exemplos de usos como decoração por diversos grupos étnicos:

Enfeites Amazigh

Adorno Kalbelya

Chapéu Kalash


Cinto Hamar -  Turmi, Ethiopia. 

Gonzuk, do grupo Ersari

Pingente Banjara (Índia)

Em nossa dança, os búzios são incorporados em  acessórios vindos destes grupos ou inspirados em acessórios étnicos originais. 


Misha Bellydance (EUA)

Morgana (Espanha)



Sharon Kihara (EUA)

Cibelle Souza (RN)



Cinto para dança Fusion ou FCBD®

Colar indiano


Não encontrei referências de como são criadas esses moluscos ou se são pescados, mas acho pouco provável que não seja predatório, visto que é algo comercializado em grandes quantidades. Vale a pesquisa.


Bibliografia:

The Tribal Bible: Djoumahna, Kajira. The Tribal Bible, Exploring The Phenomenon That Is American Tribal Style Bellydance . Black Sheep Belly Dance. Edição do Kindle.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Monetaria_moneta

https://en.wikipedia.org/wiki/Monetaria_annulus

https://en.wikipedia.org/wiki/Shell_money

astrologer.swayamvaralaya.com/prasnam

Oficina sobre figurino Kalbelya com Gulabo Sapera (jun 2020)

______________________________________________________________________________

Estilo Tribal de Ser



Annamaria Marques (Belo Horizonte-MG)
 é bailarina, professora, produtora do festival Tribal Core, dona do atelier InFusion e diretora da Trupe Andurá de ATS® e da Tribo Dannan de Tribal Fusion de Minas Gerais.Clique aqui para ler mais post dessa coluna! >> 


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...