[No Swag] Agora foi: o Hip Hop tem uma cara!

 por Tica

Hoje vamos inicialmente entender que o termo Street Dance (em português, Dança de Rua), que para realmente ser “compreendido” e analisado precisamos entender alguns conceitos como: o que caracteriza uma rua. Mas nope, não quero que você fique com preguiça de ler o texto inteiro, segue o flow. Então vamos estabelecer que o termo Street Dance foi ´utilizado´ pela primeira vez em 1929, quando ocorreu a devastadora crise econômica nos Estados Unidos da América. Neste período muitos artistas ficaram desempregados e a única saída dos mesmos era usar os espaços urbanos, as ruas, para fazer suas performances e arrecadar alguma grana. Bang, você deve concordar comigo, que o nome 'Dança de Rua' não se refere exclusivamente e somente a dança, como muitos a referenciam. A cultura do Hip Hop teve várias manifestações culturais que surgiram também nesse meio urbano e a dança foi uma delas.

Crise econômica nos Estados Unidos


Perai aí, você leu o último post? Diz que sim! E se não, volta lá para ler, porque lá tá falando que o surgimento da dança do Hip Hop deu-se a partir de festas e dos breaks da música. No final dos anos 60 e durante os anos 70, a música que embalava todos os jovens era a Disco Music. Kool Herc, na mesma brecha, com seu break beat trouxe uma nova experiência corporal, sensorial e auditiva. A quebra da música possibilitava ouvir a batida de forma mais clara, entretanto, ela possuía um curto espaço de tempo, fazendo com que as pessoas se organizassem corporalmente para dançar naquela base musical. Assim, de modo bem intuitivo, se inicia o movimento do Breakdance, surgindo os denominados B.Boy.

O Breakdance possui diversas influências no seu desenvolvimento, como o famoso movimento de pés do idolatrado James Brown. Está dança oportunizou muitos a desenvolverem suas personalidades e até mesmo personagens na hora de dançar. Grupos também criam células coreográficas que ficam marcadas como uma tag. Mas como a vida, a dança também possui suas adversidades e no meio caminho surge uma nova pessoa para reorganizar as festas. Porém, isso é prosa pro próximo texto!





______________________________________________________________________________

No Swag com a Tica


Tica (Curitiba-PR) é proprietária da Mov n' Art, atua como personal de treinamento funcional, condicionamento físico para bailarinos e aulas de Hip-Hop na linha de femme style. Clique aqui para ler mais post dessa coluna! >> 

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...