[Vida com Yoga] O recomeço e o medo do tempo

 por Natane Circe

É dito que para se realizar algum objetivo é necessário prayatna (esforço) e kala (tempo). Que é preciso dedicação para conseguir o que deseja, já é conhecimento de todos, porém, nosso relacionamento com o tempo muitas vezes atrapalha a ação do empenho, fazendo com que nossos objetivos sejam muitas vezes deixados de lado. Por deixarmos nossos objetivos em segundo plano, o medo do tempo nos volta a assombrar. Quanto tempo foi perdido na tentativa de realização do objetivo? E se recomeçarmos? Quanto tempo a mais iremos perder? E o tempo que se passa entre questionamentos e aflições? 


De acordo com o Yoga o tempo está sempre em movimento, e ele é eterno. Sempre estamos a olhar o passado com nostalgia, por mais difícil que ele tenha sido, e passamos a olhar o futuro com ansiedade. Sempre, desejando mais tempo, entendemos que ele passa, apenas passa. É como se olhássemos kala como algo que não nos pertencesse. 

É interessante tentar mudar nossa relação com o tempo. Se kala está em movimento, ele permite a mudança, ele auxilia no crescimento. O tempo é o ventre onde tudo acontece. Onde tudo nasce, morre e renasce. Não existe vergonha ou medo em recomeços. Tudo que foi feito e que vai acontecer são frutos de Kala (ou Kali, devido sua forma feminina). Nada foi em vão, a experiência do tempo nos permite o fortalecimento de estruturas mantendo-nos em pé para o, enfim, cumprimento dos nossos objetivos. E esses objetivos requerem prayatna (esforço) e kala (tempo).


Kali, a Deusa do Tempo



______________________________________________________________________________

Vida com Yoga

Natane Circe (São José do Rio Preto-SP) é bailarina e professora de Tribal Fusion, atuando também como instrutora de Hatha Vinyasa Yoga, na qual é formada desde 2013 no curso reconhecido pela Aliança do Yoga. Também é praticante de Ashtanga Vinyasa Yoga e estudante da filosofia védica, entre outras vertentes do yoga.  Clique aqui para ler mais post dessa coluna! >> 



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...