[Resenhando-RS] Tribal na Mostra Outono de Dança 2018

por Karine Neves



A Mostra Outono de Dança 2018, promovida pelo Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura da Prefeitura de Porto Alegre, aconteceu de 26 a 29 de abril de 2018, no Teatro Renascença com o objetivo de difundir a produção de dança de Porto Alegre e comemorar o Dia Internacional de Dança, que acontece dia 29 de abril.

Foram selecionados 53 trabalhos dos mais variados estilos. Entre eles balé, danças urbanas, tango, dança contemporânea, jazz, dança do ventre, sapateado americano, danças ciganas, danças folclóricas, tribal e fusões.

A noite de 27 de abril foi dedicada ao Grupo Experimental de Dança de Porto Alegre com uma mostra de coreografias de ex-alunos do GED e com o lançamento do livro comemorativo aos 10 anos desse projeto que vem trazendo formação gratuita em dança durante um ano com diversos profissionais da área no Rio Grande do Sul. A programação das demais noites contou com a participação de projetos coordenados pelo Centro de Dança como a Cia Municipal de Dança de Porto Alegre, a Cia Jovem de Dança e Escola Preparatória de Dança Senador Alberto Pasqualini, além de grupos e escolas de dança tradicionais da cidade como: Laboratório da Dança, Companhia H, Grupo Laços, Cia Claquê, Ballet Redenção, Suzana D'Avila Studio de Dança, Espaço de Danças Karine Neves, Naira Nawroski Centro de Artes Integradas, Aline Mesquita Dança do Ventre, CTG Vaqueanos da Tradição, Padedê do Samba, entre outros.

Segundo Airton Tomazzoni, coordenador do Centro de Dança da SMC, o programa de Mostras do Centro de Dança busca dar visibilidade para a produção da dança na cidade e integrar profissionais de várias linguagens juntos no mesmo palco. Depois do sucesso de duas décadas da Mostra de Verão foi lançada nesse ano a Mostra Outono de Dança para ampliar ainda mais a promoção da dança na capital.

Dos artistas da cena tribal da cidade, estiveram presente neste evento Daniela Oliveira, Hölle Carogne e Karine Neves.

Abrindo a mostra do dia 26, Dani Oliveira dançando pelo Espaço Nuit,apresentou a coreografia "Nada para Mim". O nome da coreografia vem do refrão de "Vienna", música da banda oitentista Ultravox. O conceito e dramaticidade que foi base desta apresentação é justamente de perda. Quando alguém já não é mais importante no nosso coração, ou alguma batalha que não vale mais a pena seguirmos insistindo. O desfecho de "Nada para Mim" não só pode soar como o fim de tudo que era importante, mas também a dor que sentimos quando nos damos conta que algo se tornará nada para você.


Foto de Dani Berwanger

Foto de Dani Berwanger
Foto de Dani Berwanger


Vídeo:



No dia 28, Hölle Carogne apresentou "Binamorph", trabalho de fusão que mescla dark fusion, dança contemporânea e butoh, abordando a simbologia da mariposa e a morte como forma de transmutação. O conceito trabalha o nascimento da mariposa, o crescimento de suas asas, sua atração pela luz e sua morte. "Binamorph" é um projeto de parceria dos artistas Hölle Carogne, Yuri Seima e Daniela Berwanger.


Foto de Martha Buzin 
Foto de Martha Buzin
Foto de Martha Buzin


Vídeo:


Na noite de encerramento da Mostra de Outono, Karine Neves apresentou "Correnteza". A coreografia faz uma alusão a uma correnteza, utilizando-a como uma metáfora para nossos sentimentos e como podemos ser "levados" por eles. Em um primeiro momento, através da fluidez dos movimentos com fanveils em "Batuque nas Águas" (por Naná Vasconcelos), a bailarina busca simbolizar o amor, como uma força propulsora para a vida, em que tudo flui em sintonia. Em contraste, na segunda parte, através das marcações do tribal fusion em "Chai" (por Kimyan Law), representa como podemos ser dominados por sentimentos negativos ou perturbadores, capazes de modificar nosso comportamento, levando o amor a sucumbir nessa correnteza.


Foto de Nando Espinosa Fotografia

Foto de Nando Espinosa Fotografia

Foto de Nando Espinosa Fotografia




Vídeo:








Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...