[Organizando a Tribo] Criando o ambiente ideal para o seu espaço de dança

por Melissa Souza


Imagine um estúdio com temática étnica. O imagético é forte: tapetes e almofadas coloridas, quadros e fotografias emolduradas pelas paredes, flores macias pelos arredores, cortina de miçangas, vitrine de acessórios, dentre outros aspectos. Aos poucos, a fumaça e o cheiro dos incensos tomam conta do ambiente, com suas notas adocicadas e florais. As fibras naturais, das mantas que cobrem os estofados, garantem um toque macio e aquela sensação gostosa. Ao fundo, um clássico egípcio ou uma hipnotizante música indiana ecoa pelo ambiente. Agora bata palma três vezes e volte desta viagem!



Datura Studio – o mobiliário antigo adiciona um charme especial para qualquer ambiente.




Symbios Studios - em tempos onde tudo é digital, uma fotografia impressa ganha destaque num ambiente. Se for P&B ou em sépia, melhor ainda!


Design Sensorial

Essa mistura de sentidos, aplicada por meio de metáforas, transporta consigo sensações que permitem uma imersão e, consequentemente, uma relação mais forte com o conceito apresentado. A questão é: como aplicar o design sensorial no planejamento do seu espaço de dança? Em primeiro lugar, você precisa saber qual conceito que você quer transmitir. Uma loja de moda surfe traz um ambiente de praia e mar, enquanto uma doceria precisa dar água na boca. Ao entender o conceito principal do seu espaço, fica mais fácil definir que tipo de experiência você quer proporcionar ao seu público quando entrarem no espaço e, principalmente, para voltarem ao espaço e reviverem esse momento!



Núcleo de Danças Kilma Farias - Com uma paleta de cores vivas, o Núcleo de Danças Kilma Farias oferece atividades voltadas a espiritualidades do corpo.


Os 5 Sentidos

Ao pensarmos em design de ambientes, é comum considerarmos mais o visual, já que é a partir dos olhos que vem a percepção mais óbvia de um lugar. Porém, pensar dessa maneira pode reduzir bastante as possibilidades de diferenciação de um ambiente. O design sinestésico surgiu para criar ou intervir num ambiente de forma a permitir que as pessoas o explorem através dos 5 sentidos - audição, paladar, tato, visão e olfato - captando aromas, texturas, sons e gostos. Este é o segredo para que as pessoas se sintam num ambiente agradável!

Symbios Studio – iluminação personalizada, plantinhas e almofadas criam uma sensação de aconchego.

Uma atenção especial aos aromas

O olfato é um dos sentidos mais apurados do ser humano, além de sinalizar comidas e desejos, ele também aguça os nossos sentimentos. Um ambiente aromatizado pode eternizar bons momentos em nossa mente, pois a lembrança ficará aliada ao cheiro. 

Aproveite algumas dicas:

· Experimente acender um incenso antes de começar a aula;
· Velas aromáticas caem super bem em eventos e confraternizações;
· Arranjos com sais em diferentes tonalidades podem ser utilizados na decoração do espaço;
· Purificadores e umidificadores de ar proporcionam a sensação de paz e bem-estar.


Também é muito importante escolher a essência certa para cada ocasião de acordo com as suas características:

 Energia x Tranquilidade

Alecrim, menta e erva doce são essências frescas que dão ânimo a qualquer ambiente, enquanto essências florais como lavanda e vanilla são ideais para quem busca um ambiente de tranquilidade.

 Ansiedade x Concentração

Para aliviar a tensão e o estresse, a lavanda é uma ótima pedida. Já o capim-limão ajuda a relaxar sem dar sono, perfeito para manter o foco em ambientes que requer concentração.

 Festividades

Para ocasiões festivas, essências como cravo, canela e pimenta negra são ideais para exaltar nossas energias. Essências florais também são ótimas para manter o ambiente perfumado.

Em contrapartida, cuidado com o choque de cheiros, que podem interromper a ação purificante das essências. Uma dica é evitar produtos de limpeza muito perfumados e dar preferência aos que levam álcool na composição.

Shangrila House

Shangrila House



Para Inspirar: Tons de Púrpura na Decoração com Serpentine Studios

Fundado pela bellydancer Laura Selenzi em parceria com a tribaldancer Monique Ryan, Serpentine Studios iniciou suas atividades em 2011 com uma decoração de tirar o fôlego. Localizado no coração da Nova Escócia - Canadá, à beira do Oceano Atlântico, o espaço reúne recepção, lounge com tendas, dois estúdios de dança e uma boutique e oferece aulas e workshops de diferentes estilos de Dança do Ventre, atividades fitness e sessões de massagem terapêutica, sendo sede também de eventos e festas. Inspire-se!

Serpentine Studios

Serpentine Studios

Serpentine Studios

Serpentine Studios

Extra: Liz LaManche traz Zoe Jakes como temática em Dolores Art House

Influenciada pela arte e arquitetura da Europa e da Turquia, onde viveu sua infância, além de quadrinhos franceses e seu avô, um artista amador romeno, a artista gráfica e arquiteta Liz LaManche cresceu com o desejo de ser decoradora. Passou grande parte da sua carreira como designer de mídia online, trabalhando em seu próprio estúdio desde 2001 e pintando o tempo todo. A partir de 2004 começou a trabalhar com pinturas em larga escala, com luzes LED que permitem uma mudança de cores personalizadas.

O trabalho a seguir foi uma encomenda para uma casa particular em São Francisco. No total, 3 quartos e 2 banheiros receberam pinturas em grandes escala ao longo de 3 semanas, e o resultado não poderia ter ficado melhor! Os anfitriões nomearam cada quarto e, por fim, a casa também recebeu um nome artístico: Dolores. Um pequeno quarto, em especial, teve como temática a tribaldancer Zoe Jakes, seguindo a estética da dança tribal, as pinturas receberam influências indianas, Balkan Gypsy e Art Nouveau. Este é o único cômodo da casa que utiliza a forma humana como elemento artístico. Confira a seguir:

Dolores Art House

Dolores Art House

Dolores Art House


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...