[Venenum Saltationes] Desvendando: "Dancing Before Sacrifice"

por Hölle Carogne




No primeiro “Desvendando” de 2017, temos a convidada Persephone LeFay, bailarina da cidade de Curitiba. Ela nos conta o que há de oculto por trás de seu trabalho intitulado "Dancing Before Sacrifice". Confira a história desta criação e conheça um pouco mais sobre esta bailarina tão sensível e devota às suas crenças!

Querida, Persephone: Obrigada por dividir conosco teu belíssimo trabalho!

Venenum Saltationes: Quando e como surgiu a vontade de criar "Dancing Before Sacrifice"?

Esta coreografia tem uma grande importância para mim. No momento que a fiz, vinha refletindo muito sobre a questão dos sacrifícios, em todos os seus aspectos. Nos sacrifícios que antigos guerreiros faziam por aquilo que acreditavam, nos sacrifícios que fazemos aos deuses e deusas, nos sacrifícios que fazemos por aqueles que amamos. Na doação. Como a doação é importante e como se sacrificar sempre traz a ideia de um amor muito grande, trazendo a dor do sacrifício juntamente ao coração aberto e feliz pela oferta de si mesmo, ou daquilo que representa nossa vontade. Baseada nessas reflexões que vinham preenchendo meu viver nesta época, realizei esta coreografia.


Venenum Saltationes: Do que se trata este trabalho? Qual o assunto abordado?

Como comentado acima, o assunto que ela trata é o Sacrifício, numa tentativa humilde de personificá-lo dançando. Como uma última dança antes de se sacrificar por algo a alguém, ou por alguém a algo. Ela é uma coreografia onde trago a dor da doação, juntamente a glorificação de estar se sacrificando de bom grado por aquilo que me preenche, me domina, e eu preciso e respeito.


Venenum Saltationes: Existe alguma linguagem oculta por trás de "Dancing Before Sacrifice"?

Sim, existe! Desde as músicas pensadas, até os movimentos que trago, são todos baseados em questões de sacrifício que eu vinha realizando em minha vida pessoal, pois eu trazia em mim na época (e ainda trago) o sacrifício de uma guerreira que estava lutando por algo que acreditava, o sacrifício para minha deusa, o sacrifício para aquilo que acredito, a doação de mim mesma, a abdicação de coisas de mim, em virtude de outras pelas quais tinha grande afeto e eram muito importantes. A união de sacrifícios que vinha passando criaram cada linguagem e expressão corporal e facial que busquei desenvolver na coreografia, e pela união de tantos sacrifícios, decidi simbolizar a personificação do sacrifício em si, do modo que estava vendo e vivendo.



Venenum Saltationes: Com quem "Dancing Before Sacrifice" tenta se comunicar? E o que ela quer dizer?

Primeiramente, ela se comunica comigo, com minha visão da personificação do sacrifício. Antes de me doar para a dor, irei dançar a dor, em virtude de algo maior. Ela busca se comunicar com a deusa que habita em mim, que vê e acolhe meus sacrifícios, simbólicos, mas nem por isso menos reais. Ela busca se comunicar com quem assiste, para que seja tocado e relembre a si mesmo de seus próprios sacrifícios, doações e motivações.


Venenum Saltationes: Comente sobre os processos de criação de "Dancing Before Sacrifice".

Para criar esta coreografia, senti os chamados das músicas, que eu mesma editei em sequência, criando com elas meu sentido. Eu, no início, sabia o que queria dizer, mas como muitas vezes ocorre com todos nós, me perguntava como. Após o chamado das músicas e a música final pronta, eu já sabia que o início me chamaria para incorporar o sacrifício e personificá-lo no palco, que foi o que busquei fazer, me oferecendo de bom grado, mas nem por isso ignorando a dor, para atingir algo maior. Minhas taças e o líquido que bebo simbolizam o sim que disse para muitos sacrifícios pessoais em vários aspectos que vivia no momento, e o sim para humildemente simbolizar o sacrifício de muitos significados. A segunda música chama a glorificação, sem ignorar a dor, mas mostrando a mim que a partir da doação podemos conquistar aquilo que desejamos e nosso sacrifício tem importância, é reconhecido e ouvido. Ele nos toca, ele purifica, ele ensina. É uma coreografia carregada de simbolismo. A queda do final é a redenção final, em agradecimento por ter sido atendida, o descanso e emoção do sacrificado. Ter realizado este trabalho me ajudou a ver o próprio sacrifício de outras formas, ver que acima de tudo fazemos escolhas ao pronunciarmos os nossos chamados e realizarmos a busca de nossas vontades. Mostrou-me a importância de unir a dor da doação com a glorificação da conquista. Fez-me olhar tudo aos olhos do sacrifício em si, do sacrificado, e não só de seu objetivo final, da conquista. Tenho imenso carinho por ela.







Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...