[Resenhando-SC] Espetáculo Domínio na Terra do Nunca

por Aline Pires


Direção: Silvia Bragagnolo
Participação especial: Marcelo Justino
Data do Espetáculo: 18.11.2016
Local: Teatro Alvaro de Carvalho - Florianopolis SC

Nesse Resenhando falarei sobre o espetáculo da Escola Domínio Artes Corporais, de Silvia Bragagnolo, que fez uma releitura do clássico infantil Peter Pan criado por J. M. Barrie utilizando como linguagem a dança tribal. Fiz também uma entrevista a Elisa Binnaz, bailarina e professora de dança oriental árabe na Escola Domínio que participou do espetáculo, para obter mais detalhes.



Domínio na Terra do Nunca contava a história de Peter Pan, o menino que não queria crescer, interpretado por Marcelo Justino, que no espetáculo tinha que duelar com piratas, sereias, o barba negra (interpretado por Marcia) e outros vilões da Terra do Nunca para conseguir os tesouros. Elisa nos fala sobre as bailarinas da escola, e como elas se inseriram no espetáculo e na dança de forma geral:

“(...) os personagens foram interpretados por mulheres normais, sem serem bailarinas profissionais. Mulheres de todas as classes, e atividades diferentes queriam transformar as suas vidas através da dança. Esse foi o elo entre a lúdica história e a realidade do grupo de mulheres Domínio.”



Como recursos cênicos para dar a atmosfera de fantasia, foram utilizados tendas com saaris, almofadas, luminárias coloridas e fumaça, o que dava um aspecto aconchegante e imaginário. Elisa nos fala a respeito da entrada das bailarinas no espetáculo:
“A entrada das bailarinas foi feita com capas, e elas se despiam das capas mostrando a mudança da vida real para a fantasia.”
As tendas também serviam para entrada e saída estratégica de bailarinos em cena, principalmente aos personagens que tinham participação muito ativa, o que facilitou e manteve o mistério da cena. A turma de Cajon da Domínio tocou com o professor Rodrigo Campos, o que sempre traz uma animação a mais, quando há músicos ao vivo em um espetáculo de dança. A foto mostra os músicos e de fundo parte do cenário também:

Uma coreografia de destaque foi a das sereias. Tanto pelos figurinos bem elaborados, quanto pela dramaticidade das cenas, que envolveu o público intensamente.




A maioria dos figurinos são um pouco over, com elementos de muitos contextos diferentes, o que acredito ser esta uma das características fortes que marcam a Dominio.

A interpretação de Marcelo Justino, juntamente com a música, resultou em algo encantador. A participação dele foi grande, e ele fez a ligação entre as coreografias.





Silvia Bragagnolo esteve em quase todas as coreografias, e destaca-se o momento em que ela usou como acessório um arco com flecha, interpretando como se estivesse em uma floresta.



Vanessa Oliveira foi muito aplaudida ao dançar seu solo com o cajon como acompanhamento, e Nina Medeiros interpretou a fada sininho.




Todos reunidos para a foto após mais uma edição do Dominio Tribal! Parabéns a todos e a Silvia Bragagnolo pela produção e direção.






Neste espetáculo haviam 18 bailarinas e 2 músicos.
Modalidades dançadas: ATS, tribal fusion e tribal brasil



Coreografias:
Sereias:

-       Piratas
-       Meninos perdidos
-       Fada Sininho
Dança com Espadas:

-       Solo Silvia Bragagnolo
-       Solo Vanessa Oliveira
-       Solo Marcelo Justino
-       Dança final com todas

Duração: aproximadamente 1h.


Comentários
1 Comentários

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...