[Vida com Yoga] Meditação

por Nayane Teixeira


Antes de começar a falar de ásanas, vamos começar a entender um pouco de uma das partes mais importantes do Yoga: a Meditação.  Os ásanas fortalecem nosso corpo para que possamos ficar na posição mais importante, que é a sentada em meditação, e fortalece o corpo físico também para que ele esteja forte o suficiente para as energias que o corpo vai trazer com a meditação. Sabe quando ligamos um aparelho de 110w em uma tomada de 220w? Então, é bem por aí que acontece com nosso corpo. Por isso devemos trabalhar o Yoga como um todo, corpo, mente e espírito.
Voltando pra meditação e falando da parte mais prática pro nosso dia a dia.
Toda a pressão do trabalho, da sociedade, esse constante crescimento tecnológico nos faz ficar a mil por hora e acelerar o tempo todo os nossos pensamentos para poder acompanhar tudo que acontece. E nem sempre isso é bom, pois na hora que a mente precisa descansar ela não consegue parar, ela simplesmente continua a pensar e pensar e pensar e com isso a pessoa se desgasta facilmente.

Com a meditação, seja lá seus 10 minutos de silêncio por dia, você consegue desacelerar esses pensamentos. Ninguém vai “parar de pensar”, mas sim desacelerar, deixar os pensamentos passando levemente sem te influenciar, baixar a voltagem do corpo com a respiração e acalmar esse filme que passa o tempo todo em nossa mente sem descanso.  A cada dia a pessoa se sente mais confortável com a meditação, a mente mais clara para tomar decisões, para agir de forma Consciente no agora. Por isso é importante que seja feita todos os dias.

A outra parte mais sutil ainda da meditação é que ela traz o contato com nosso Eu Divino que está aqui dentro, escondidinho e envolto por tantas camadas que vamos colocando no nosso dia a dia. Ele vive no silêncio que a mente não nos permite ouvir. Esse Eu é nossa mais pura essência sem padrões e sem conceitos, sem barreiras. Ele nos liga ao Eu Cósmico, e nos mostra que nada está separado. Mas para poder ouvir esse Eu precisamos silenciar nossa mente que parece mais um Shopping Center, daí poderemos ouvir esse Eu que fala através de sentimentos, vibrações e Amor.

Algumas dicas para começar a meditar:
Sente-se confortavelmente, com a coluna ereta, braços e ombros relaxados. Feche os olhos e volte toda a sua atenção pra respiração, ela vai te ligar ao momento do agora. Continue respirando profundamente observando as sensações do corpo: o ar passando pelas narinas, o movimento do corpo quando respira. Deixe seu foco somente na respiração e no seu coração.

Certamente que pensamentos vão chegar e querer te levar pra longe, e isso acontece mesmo, é normal, não se culpe. O importante é sempre que perceber que está indo atrás desses pensamentos parar e voltar pra sua respiração. O importante é sempre voltar.



Para poder ir se acostumando ao fato de observar seus pensamentos passando sem segui-los você pode no início visualizar um céu cheio de nuvens. As nuvens são seus pensamentos que encobrem o céu azul. E aos poucos vai observando as nuvens se desfazendo, indo embora e cada vez mais o céu ficando azul e limpo, como sua mente.
Pode visualizar também um rio que no início corre rápido (como os pensamentos) e aos poucos vê-lo se tranquilizando e se tornando cada vez mais lisinho como um espelho, permitindo que você enxergue o fundo do rio, que você enxergue o que está por trás dos seus pensamentos.
Ou você pode também se visualizar numa estação de trem. Os pensamentos estão no trem, mas você não vai pegar esse trem, você apenas fica observando passar e ir embora, você fica ali apenas respirando.
São técnicas para se fazer e ilustrar pra mente o que você está querendo no momento, pra te ajudar a se tranquilizar e depois conseguir focar em sua respiração e entrar em contato com a sua meditação.

A cada dia você percebe os intervalos “sem pensamento” aumentando e o estado de relaxamento do corpo e da mente após a meditação.

A meditação é como o pôr do sol. Mesmo quando ele se vai ainda nos sentimos preenchidos com sua energia.

"Concentre-se no coração. Entre nele, penetre-o, aprofunde-se tanto quanto possível. Reúna todos os fios de sua consciência, que estão espalhados fora, à sua volta, enrole-os, mergulhe e afunde.

Um fogo está ardendo lá, na profunda quietude do coração. É a Divindade em você - seu verdadeiro ser. Escute sua voz, siga seus ditames." - A MÃE, O Caminho Ensolarado.

Namastê.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...