[Organizando a Tribo] Organize seu Evento

por Melissa Souza


“As competições artísticas colocam em pauta temas contraditórios, principalmente quando se trata dos pré-requisitos e do que está sendo avaliado ali. Na Dança do Ventre é muito comum encontrarmos concursos de dança em diferentes categorias, divididos por modalidades e faixas etárias. Mas há também os festivais de dança tradicionais que enquadram diferentes estilos numa mesma categoria (Dança Popular), criando uma competição injusta entre os participantes.

E então surge a Dança Tribal como uma nova forma de expressão, buscando resgatar o conceito de tribo em seus eventos únicos. São congressos, festivais, retiros e campings com haflas, jam sessions, mostras de dança, mostras avaliativas. Sem competição, desigualdade, problemas com desnivelamento, criando um ambiente de aprendizagem seguro para experimentações artísticas entre bailarinas de todas as idades, experientes e inexperientes.”

(A Consciência Tribal via Tribal Archive)


Recentemente escrevi um artigo sobre pensamento coletivo no blog do Tribal Archive. Hoje quero reforçar esta ideia, incentivando você a promover a coletividade em sua região. Reúna dançarinos, professores, músicos, artesãos e simpatizantes num mesmo ambiente e transmita a energia da dança para seus amigos e familiares! Elimine empecilhos como falta de espaço ou orçamento limitado e enxergue possibilidades ao seu alcance.

 

Priorize o bem-estar dos convidados!

Tribal no Parque


Seja num ambiente mais intimista como uma casa cultural, um espaço privado como bons restaurantes e teatros ou até mesmo em meio à natureza, como um parque, uma praça ou uma chácara, o importante é escolher um espaço bem localizado e onde as pessoas se sintam à vontade para usufruir do evento. Reservar uma área para fumantes, pensar um espaço infantil e facilitar acesso a estacionamento, por exemplo, pode ser um grande diferencial para a comodidade dos convidados.

Quando a alma é de dançarino, qualquer solo é palco.

Projeto Vídeo & Dança - Transmutação


As chamadas Mostras de Dança ou Show de Mostras já caíram no gosto do público, é a oportunidade de todos os participantes se expressarem, independente do grau de instrução. E quando a noite culmina num grande espetáculo – também chamado de Show de Gala, temos a chance de prestigiar grandes artistas do meio.

Fugindo do lugar-comum, reunir os artistas numa grande roda de dança, para dançarem de improviso e/ou “ATSzar” pode render bons momentos de descontração e proximidade. É uma delícia quando as dançarinas tomam os participantes para dançarem juntos também, mas ninguém deve se sentir obrigado a isso.

Lembre-se de planejar o curso dos acontecimentos e performances com antecedência para que não haja embaraços. O objetivo, sempre, é levar os convidados a se divertirem e aproveitarem a companhia um dos outros!

Humm, que fominha...

Hafla Tribal & Ventre

É muito desagradável quando vamos num evento com duração estendida e não tem nada para comer ou beber nem restaurantes e comércios locais próximos. Conforme a ocasião, convidar comerciantes para disponibilizar bebidas, salgados e lanches aos participantes é uma boa ideia. Se for um evento de pequeno porte, servir um coquetel aos convidados com o valor embutido na entrada também vale. No cardápio, o ideal é ter opções vegetarianas e alternativas para quem não consome bebidas alcoólicas.


O que não é visto, não será lembrado.

Projeto Vídeo & Dança - Corpo, Casa, Cosmo

Para finalizar, não se esqueça de fazer com que as pessoas tenham conhecimento do seu evento. A divulgação boca-a-boca é válida, mas contar com o suporte das mídias sociais faz uma enorme diferença. Crie um evento no Facebook, elabore um folder responsivo, desenvolva um teaser do evento. Se o evento tiver uma periodicidade, vale criar uma página personalizada e um canal no YouTube. Não deixe de contratar um bom profissional de fotografia e filmagem para cobrir o evento! E, ao final de tudo, abra os ouvidos para o feedback dos participantes: receber as críticas construtivas é importante para saber o que está bom e o que precisa melhorar.


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...