[Vida com Yoga] Yoga no Palco

participação de Melissa Souza

Hoje temos uma colunista convidada, a Melissa Souza, trazendo um assunto muito interessante: a importância das práticas de Yoga para as bailarinas. Isso me lembra o que meu Swami disse uma vez durante a aula, sobre algumas posições partirem da dança antiga tradicional Indiana. Tudo está interligado! Aproveitem o texto.

Vemos muitas bailarinas de Tribal praticarem Yoga, mas você sabe por quê?

A Yoga é uma prática milenar que tem como objetivo recuperar o equilíbrio entre o corpo e a mente através de técnicas corporais e de concentração, como exercícios de respiração, métodos de relaxamento e meditação, por isso o incentivo à sua prática fora da sala de aula e a inclusão de suas técnicas nos exercícios de aquecimento e relaxamento são muito importantes.

Se você deseja aprimorar sua técnica, a sinuosidade dos movimentos e sua capacidade de equilíbrio e concentração, incluir as práticas de Yoga em sua rotina é fundamental. Os exercícios não se limitam somente em trabalhar posturas, mas também visa uma alimentação saudável e ensinamentos sobre comportamento, tudo para favorecer sua relação com seu mundo interior e exterior.

Além da prática de Yoga, também é comum ver asanas no repertório coreográfico das tribaldancers, e a grande responsável por essa inclusão foi Rachel Brice. A Yoga está sempre presente na didática e na performance da dançarina. Se você não puder assinar o Datura Online, fica a dica para adquirir o DVD didático Serpentine, onde Rachel traz programas de Yoga bem estruturados para aquecimento, fortalecimento e relaxamento dos músculos, referindo-se aos nomes sânscritos de todas as posturas.

Aqui, trarei apenas dois para você praticar e incluir no seu repertório: Natarajasana e Kapotasana.

Kapotasana



O nome vem do sânscrito kapota e asana, que significa "pombo" e "postura" respectivamente, logo: a "postura do pombo". Kapotasana é um asana que ajuda a abrir o peito, fortalece as costas e virilha, aumenta a flexibilidade dos quadris e alonga os músculos das coxas.

Natarajasana


O nome vem do sânscritos "nata", "raja" e "asana", que significa "dançarina", "rei" e "postura" respectivamente, logo: postura da dançarina. Nataraja é um dos nomes dados ao deus hindu Shiva em sua manifestação enquanto dançarina cósmica. Este é um asana de equilíbrio que fortalece a musculatura das pernas, quadris e coluna vertebral e exige bastante concentração.

Assim como todas as poses de Yoga, não existe pressa para a execução. A prática engloba todo o processo de preparação, tempo de permanência da pose e o modo como você sai dela também. Você tem que respeitar os limites do seu corpo. Existem uma série de variações das posturas que você pode praticar, de acordo com seu nível de instrução, até conseguir alcançar um asana.


Algumas performances para se inspirar:

Glide Trio



Rachel Brice



Moria Chapell








Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...