[Organizando a Tribo] Release Artístico

por Melissa Souza

“A dança não fala sobre nada, ela se refere a alguma coisa.” 
Marcela Benvegnu

Muitas empreendedoras na dança iniciam sua carreira sem ter conhecimento do conceito de release e, ao se deparar com uma ocasião que o solicite, se veem um tanto desorientadas. No caso das bailarinas, professoras e coreógrafas, essa ocasião pode ocorrer no processo de inscrição num concurso ou mostra de dança. E quando se trata de organizadoras de eventos, o release é de suma importância para um crítico ou jornalista escrever uma resenha e para disparar aos veículos de mídia que tem interesse em divulgar a peça. Mas o que é, afinal, um release e como escrevê-lo?

O release nada mais é que uma apresentação da sua obra que introduza o público interessado a respeito da peça exibida. Pode ser redigido antes, durante ou depois da produção e deve conter informações detalhadas sobre a mesma, justificando seu propósito. Fazemos essa listagem inconscientemente durante um processo de criação, só que nem sempre colocamos em palavras. Todavia, escrever um bom release é uma das coisas que diferencia um profissional de um amador.

Lidamos com este tipo de texto todos os dias, apenas não o notamos. Ele está presente na apresentação de um álbum musical com detalhes sobre o cantor, compositor e ano da produção; no anúncio de um filme com a citação do diretor, atores e sinopse da obra; no lançamento de um livro; numa peça de teatro, ao recebermos aquele folhetinho; naquela pequena legenda abaixo da obra de arte, com título e descrição da técnica utilizada, entre inúmeros outros exemplos. Muitas vezes, ao prestigiarmos um espetáculo de dança, o locutor se dá ao trabalho de lê-lo para situar o público do que será apresentado, mas não é obrigatório que essas informações sejam expostas.

O Release Coreográfico

Afinal, qual o tabu do release e porque a escrita do mesmo muitas vezes assombra a (o) coreógrafa (o)? No processo de escrita, muitos se perguntam: A quem nos referimos? Escrever sobre o que? Como traduzir a intenção nas palavras?
O segredo está em organizar as suas ideias. Todo processo de criação tem um propósito. Ainda que você não perceba, isso acontece quando seu corpo responde à música, quando você pensa no figurino... Por que essa música? Por que esse figurino? Por que essa escolha de movimentos? Qual o tom que você busca para essa performance? O papel do release é contar o que é a sua dança.
Cada coreógrafa (o) tem a sua própria maneira de trabalhar, de organizar seus pensamentos, e é sobre este pensamento que deve ser o release.  A dica é escrever tudo o que vier em sua cabeça durante o processo de composição e depois estruturar o texto, tornando-o claro e coeso, sem se esquecer de informações básicas como título, gênero, tempo de duração, composição do figurino, créditos pela música, entre outros.


Legenda:

“A dança está sendo mostrada para você. Feche os olhos e veja. Confie no que você vê e muito mais será revelado.” (tradução livre). Publicação de April Rose em sua página do Facebook. No status: “Não faça dança, descubra-a.”.


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...