por Melissa Souza
“A dança não fala
sobre nada, ela se refere a alguma coisa.”
Marcela Benvegnu
Muitas empreendedoras
na dança iniciam sua carreira sem ter conhecimento do conceito de release e, ao
se deparar com uma ocasião que o solicite, se veem um tanto desorientadas. No
caso das bailarinas, professoras e coreógrafas, essa ocasião pode ocorrer no
processo de inscrição num concurso ou mostra de dança. E quando se trata de
organizadoras de eventos, o release é de suma importância para um crítico ou
jornalista escrever uma resenha e para disparar aos veículos de mídia que tem
interesse em divulgar a peça. Mas o que é, afinal, um release e como
escrevê-lo?
O release nada mais é
que uma apresentação da sua obra que introduza o público interessado a respeito
da peça exibida. Pode ser redigido antes, durante ou depois da produção e deve
conter informações detalhadas sobre a mesma, justificando seu propósito. Fazemos
essa listagem inconscientemente durante um processo de criação, só que nem
sempre colocamos em palavras. Todavia, escrever um bom release é uma das coisas
que diferencia um profissional de um amador.
Lidamos com este tipo
de texto todos os dias, apenas não o notamos. Ele está presente na apresentação
de um álbum musical com detalhes sobre o cantor, compositor e ano da produção;
no anúncio de um filme com a citação do diretor, atores e sinopse da obra; no
lançamento de um livro; numa peça de teatro, ao recebermos aquele folhetinho;
naquela pequena legenda abaixo da obra de arte, com título e descrição da
técnica utilizada, entre inúmeros outros exemplos. Muitas vezes, ao
prestigiarmos um espetáculo de dança, o locutor se dá ao trabalho de lê-lo para
situar o público do que será apresentado, mas não é obrigatório que essas informações
sejam expostas.
O Release Coreográfico
Afinal, qual o tabu do
release e porque a escrita do mesmo muitas vezes assombra a (o) coreógrafa (o)?
No processo de escrita, muitos se perguntam: A quem nos referimos? Escrever
sobre o que? Como traduzir a intenção nas palavras?
O segredo está em
organizar as suas ideias. Todo processo de criação tem um propósito. Ainda que
você não perceba, isso acontece quando seu corpo responde à música, quando você
pensa no figurino... Por que essa música? Por que esse figurino? Por que essa
escolha de movimentos? Qual o tom que você busca para essa performance? O papel
do release é contar o que é a sua dança.
Cada coreógrafa (o)
tem a sua própria maneira de trabalhar, de organizar seus pensamentos, e é
sobre este pensamento que deve ser o release. A dica é escrever tudo o que vier em sua
cabeça durante o processo de composição e depois estruturar o texto, tornando-o
claro e coeso, sem se esquecer de informações básicas como título, gênero,
tempo de duração, composição do figurino, créditos pela música, entre outros.
Legenda:
“A dança está sendo
mostrada para você. Feche os olhos e veja. Confie no que você vê e muito mais
será revelado.” (tradução livre). Publicação de April Rose em sua página do
Facebook. No status: “Não faça dança, descubra-a.”.