[Resenhando-SC] Espetáculo Fiar Caminhos Tecer Dança - ­ Hajallah, Dança Tribal Beduína

por Aline Pires



No feriado do dia de Tiradentes, dia 21/04, aconteceu o espetáculo Fiar Caminhos Tecer Dança, realizado pela Escola de Danças do Oriente Yasmin Meera. O espetáculo foi o trabalho de conclusão de curso da primeira turma de formação profissional em danças orientais da escola, e contou a historia da dança do ventre desde as danças folclóricas até o estilo Raqs Sharki. A abertura do espetáculo se deu com uma apresentação da dança Hagallah, (também escrito como Hajallah ou Hajjalah), dança folclórica que possui vestimentas pesadas, que lembram um pouco as roupas das danças do Afeganistão. Então escolhi esta parte para resenhar, pois dela vem todo um contexto cultural que foi traduzido para os palcos.



Hajallah deriva da palavra "pular", e é uma dança tribal beduína que normalmente acontecia em casamentos e celebrações de família. Os beduínos são divididos em clãs ou tribos, e são um povo semi-­nômade que vive no deserto, apesar de muitos terem abandonado suas tradições hoje em dia. A Hajallah é dançada por homens e mulheres, e é composta de um coro (ou uma meia lua, ou simplesmente dois grupos divididos), algumas pessoas no centro, e a bailarina também chamada de hajallah, a qual lidera a dança com movimentos mais repetitivos afim de facilitar para que suas seguidoras a acompanhem. Ela improvisa e tira alguém para dançar, pede palmas e as vezes provoca as mulheres que estão esperando sua vez para entrar na brincadeira, ou provoca os homens que estão no outro lado da roda. A posição de hajallah é normalmente revezada, e outras formações diferentes podem ocorrer. Enquanto as formações mudam, é comum as mulheres chamarem os homens para dançar e logo depois colocá-­los para fora, demonstrando que nessa dança o poder é sempre delas. Os principais ritmos usados são falahi, saidi, baladi e maqsoum acelerados; e a dança é caracterizada por movimentos bem marcados de quadril, grandes e soltos, pouca movimentação de braços e pé no chão sempre. Movimentos como básico egípcio, soldadinhos, shimmie “hagallah”, outros shimmies simples, soltos e grandes, redondinhos com mudança de nível, redondinhos com deslocamento e todo um jeitinho “roots” de se dançar.



Monique ao centro liderando neste momento. Vestes pesadas e com cores fortes, nos remetem aos precursores do tribal e suas inspirações folclóricas, como as trupes Bal Anat e Hahbi ­Ru, além da trupe Reda que fazia uma releitura da hajallah para o palco. O sistema de improviso com liderança nos faz lembrar o ATS. Uma curiosidade sobre as roupas das Hajjallas é que elas variavam de acordo com o poder aquisitivo de cada uma, as que tinham mais babados e enfeites demonstravam mais riqueza.

No momento de liderança, a hajallah precisa mostrar carisma e charme, pois no final da noite a mais bela hajallah é eleita pelo publico. As brincadeiras que ocorrem nesta dança foram muito bem traduzidas pelas bailarinas, que de tempos em tempos se olhavam antes de iniciarem juntas algum movimento, ou faziam os famosos gritinhos “iiiieppp” para chamar alguma que estava mais atrasada ou perdida, em uma forma de dizer “vamos todas juntas”.
  

A Hajallah é originalmente dançada sem coreografia, porém para palco acontece de ter momentos de improviso e momentos coreografados. Foi o que aconteceu no espetáculo, onde pude observar que um dos momentos de improviso se assemelhou a um transe encenado pelas bailarinas (foto acima), enquanto isso a música se tornava repetitiva, quase que hipnótica.

Como bons exemplos da dança Hajallah temos a trupe Reda, e também a bailarina Serena Ramzy, com movimentos de quadril grandes e uma personalidade de “líder da tribo”.


 Apesar do espetáculo ter sido voltado para a dança do ventre, acredito que cabe aqui falar sobre uma das danças que faziam homenagem ao sagrado feminino, por ser um assunto de interesse pela comunidade tribal, e por ter ganhado um espaço especial neste espetáculo. A coreografia "Dança do Invisivel I" mostrava as faces da deusa tríplice, representando a donzela, a mãe e a anciã.


Donzela (representada por Julia, à esquerda), mãe (Jaqueline, à direita) e anciã (Valtiara ao centro), juntas empunharam cajados, fizeram alquimia e mexeram poções em um caldeirão ­invisível, claro, ­ mas os movimentos faziam a leitura de um conto bruxólico, enquanto a música era semelhante a um cântico ritmado por um tambor forte que acordava a ancestralidade dentro de nós. Era uma dança com bastante interpretação e teatralidade, com momentos inesperados pelo público, e, por trás de cada movimento, havia um significado profundo.

E com isso encerro a resenha de Abril. :) Abraços!


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...